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05 canais digitais para alavancar os negócios da sua empresa

É necessário que cada canal utilizado dialogue com o perfil do cliente e apresente informações claras a respeito dos valores da sua empresa.

Toda empresa trabalha para satisfazer determinadas necessidades dos seus clientes. Isso quer dizer que o produto ou serviço oferecido deve abranger uma série de vantagens e ter a capacidade de criar soluções para os problemas do dia a dia.

Até aí tudo bem, não é? Nada de novo para quem é gestor de um negócio. Agora, você já parou pra pensar que, assim como você, existem outras pessoas que trabalham para oferecer ao consumidor exatamente a mesma coisa que você está oferecendo?

Nessa situação, a pergunta é: Como fazer com que o meu negócio se destaque no meio de tanta competitividade? A resposta é simples: investindo em canais de divulgação.

Conheça quais são os principais e saiba como usá-los para alavancar a visibilidade da sua empresa.

Imagem mostra pessoa usando celular com ícones das redes sociais

O que são canais de divulgação

O termo diz respeito às plataformas online que são utilizadas para fazer com que o público-alvo tenha acesso à sua empresa e se familiarize com o produto ou serviço que você está oferecendo.

Os canais de divulgação devem ser usados para impulsionar a imagem positiva do seu negócio e garantir que o maior número de pessoas possível conheça os valores que você tem para compartilhar. 

Nesse cenário, é imprescindível que você ofereça mais do que uma opção de plataformas pelas quais estabelecerá relações de troca de conhecimentos, comunicação e afeto com seu cliente.

Como utilizar cada canal de forma correta

A democratização da internet e a evolução das empresas que se dedicam a criar canais de comunicação fazem com que o número de plataformas por onde as pessoas circulam aumente cada vez mais.

Diante de tantas opções, o grande desafio é saber em quais mídias apostar. O ideal é conhecer bem cada uma delas, entender qual tipo de linguagem verbal e visual predomina e quais são os horários em que sua persona estará circulando por lá.

Dessa forma, sua divulgação deve se adaptar a cada um desses canais e estar coerente com o fluxo de informações que são levadas, levando em consideração o momento perfeito e o contexto adequados.

Isso garantirá a atração de leads (potenciais clientes) e os transformará em consumidores fieis de seu produto e de seus valores. Dito isso, vamos para a lista dos 5 canais de divulgação que são essenciais para sua empresa. 

  1. Site

Sim, o site deve ser o primeiro da lista! Estamos falando do seu cartão de visita, da porta de entrada de sua empresa no mundo online e da janela que você vai oferecer para que seu cliente veja sua marca no horizonte.

Essa poética na linguagem é necessária para você entender que é ele quem fornecerá as principais informações sobre sua empresa para o público. Por esse motivo, é preciso investir em uma página que reúne informações claras, de fácil visualização e atrativas.

Imagem de pessoa usando computador com ícones das redes sociais

Os dados referentes ao contato, como e-mail, telefone e endereço devem estar destacados. Afinal de contas, são esses links que garantirão o estreitamento de laços com seu cliente. 

Enquanto o usuário estiver transitando por sua página, sua experiência deve ser agradável. Portanto, os elementos de design devem estar em consonância com os valores e o conceito de sua empresa, que, consequentemente, foi criada a partir de um valor do cliente. 

Outro fator de extrema importância é oferecer caminhos para que os usuários tenham acesso a outras páginas da sua empresa, como blogs e redes sociais.

Só mais uma coisa: não se esqueça de que sua persona passeia por multicanais. Por isso, adapte seu site para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

  1. Blog

Blogueiro não é só quem tem uma carinha bonitinha e começa o texto com o icônico “oi meninas, turubom?”. Quando os blogs surgiram, eles serviam basicamente para abrigar relatos pessoais e sua utilidade se assemelhava a um diário.

Atualmente, eles possuem uma visibilidade mais ampla e as empresas viram nele um grande aliado. E aí vem a pergunta: como utilizar esse tipo de canal?

Imagem de pessoa usando celular visualizando blog

A resposta não é tão complexa. Você deve se apropriar do blog para fornecer conteúdos de qualidade para seu público. A forma mais assertiva é criar contextos de aprendizado em que sua empresa intermediará a resolução dos problemas dos usuários. 

Claro que os conteúdos devem dialogar com os produtos e serviços oferecidos por seu negócio.

  1. Redes sociais

Um mar de possibilidades se abre quando a gente coloca as redes sociais na roda. Tem rede social pra tudo nessa vida! Não é a toa que estamos falando dos canais mais importantes da atualidade.

O entretenimento é um dos principais agentes motivadores que levam os internautas a criarem perfis em mais de uma rede. As formas de relação costumam ser mais intimistas e a descontração deve ser o carro chefe das postagens. 

Por esses e outros motivos, as redes sociais são muito úteis para a aproximação afetiva entre empresas e público. Por meio de relações mais próximas e descompromissadas, você vai conquistando seus clientes de forma gradual. 

O ideal é optar por publicações que objetivam o engajamento e que estejam de acordo com perfil dos seus seguidores. Vale lembrar que estamos vivenciando a era da imagem, então o conteúdo deve englobar memes, fotos, infográficos e outros recursos visuais que garantem uma interação mais leve.

  1. E-mail

Se você acha que esse canal é intrusivo ou ultrapassado, está na hora de deixar essa ideia de lado e olhar para ele com mais carinho e amor no coração.

Até hoje, o e-mail é uma eficiente ferramenta e, se usada da forma adequada, fará com que seu cliente se lembre sempre da sua empresa.

Para atrair leads, o melhor caminho é desviar da compra de listas prontas pela internet. Invista em formas transparentes para ter acesso aos endereços de e-mails do seu público.

Por exemplo, uma alternativa eficaz é colocar formulários em seu blog ou site e oferecer algo em troca para quem preencher com os dados solicitados.

Conteúdos dispostos em vídeos, podcast e e-books são exemplos de artifícios de troca que funcionam muito bem.

Imagem com tela do notebook mostrando caixa de email

Não caia no erro de, assim que o usuário se cadastrar, oferecer o produto ou serviço logo de cara. Comece pelo envio de textos e informações úteis e dicas valiosas.

De acordo com o engajamento, você pode, sutilmente, ir oferecendo aquilo que mais se adequa às necessidades particulares do seu lead.

  1. Marketplace

Os portais de compra, canais de divulgação ou marketplaces são canais de divulgação que servem para expor o produto ou serviço de forma direta.

Até aqui você já conheceu os canais de divulgação que irão dar visibilidade a sua marca e te aproximar do seu público-alvo.

Nesse caso, o objetivo é fechar vendas ou negócios. Ao final da jornada de compra, seu cliente já conhece as vantagens da sua empresa e tomou a decisão de comprar o que você oferece.

Sua loja virtual deve ser vista como um verdadeiro shopping. Não se esqueça de colocar um produto em evidência, apresentar novidades e fazer um cronograma de promoções e descontos.

Qual é a melhor forma de gerir tantos canais?

Quando você decidiu criar seu próprio negócio, com certeza passou por um processo de muita pesquisa, estudos e práticas que te conduziram ao profissionalismo, não é?

A grande sacada é manter esse mesmo padrão para gerenciar todos os seus canais. Nesse contexto, é de extrema importância que você contrate uma boa agência de marketing digital.

Na GRUP, você vai encontrar profissionais com ampla experiência em SEO (otimização para mecanismos de busca), social media, criação de sites e outros recursos que objetivam fazer com que sua empresa esteja no topo.

Todas as ações são direcionadas para que você conquiste mais vendas e aumente seu faturamento, sem deixar de lado o respeito com seus clientes reais e potenciais.

E aí? Pronto para se apropriar dos canais de divulgação e desfrutar do potencial de cada um?

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