Blog de
Marketing Digital

09 principais problemas da indústria 4.0. Por que sua empresa deve estar atenta?

Entenda por que investir em inovação deve contar um bom planejamento e qual é a importância de prever os desafios antes de eles se instaurarem

A tecnologia aplicada à indústria ainda não evoluiu ao nível máximo. Essa afirmação é utilizada por especialistas de áreas multidisciplinares para justificar que sempre é possível ir além quando o assunto é a modernização de processos. 

É nesse contexto que surge a denominada indústria 4.0. Basicamente, o termo se refere às ações promovidas pelo big data, internet das coisas, inteligência artificial entre outros elementos.

Se você ainda não fez uma análise detalhada desse conceito, confira as informações que compartilharemos a seguir e descubra por que sua empresa deve atentar-se aos contextos relacionados a ele. 

Imagem mostra tecnologia na indústria 4.0

O que é indústria 4.0

O amplo conceito de indústria 4.0 engloba os processos de automoção relacionados à tecnologia da informação. Ele também diz respeito às principais inovações tecnológicas que fazem parte desses dois campos. 

Tudo isso reflete na transformação de matérias-primas em produtos de valor agregado. Nesse cenário, os algoritmos, responsáveis por fazer as máquinas analisarem dados em uma velocidade que supera a capacidade é uma das principais premissas de indústria 4.0

Em outras palavras, pode-se afirmar que ela diz respeito a uma realidade que interfere diretamente na eficiência tecnológica. Isso implica em operações mais inteligentes, rápidas e precisas. 

É importante mencionar que, como acontece em todos os conceitos de inovação, os problemas decorrentes da indústria 4.0 também surgem. É preciso conhecê-los e entender como eles se instalam para que se criem estratégias de prevenção.

  1. Má assimilação de conceitos

Não é incomum as empresas restringirem o conceito de indústria 4.0 ao universo da ciência da computação. Apesar dessa área fazer parte do termo, ela não é a única. Limitar a percepção pode impedir que as organizações acompanhem os fluxos de mercado.

  1. Associação da indústria 4.0 a grandes investimentos

O termo indústria 4.0 vem acompanhado do conceito de inovação tecnológica, que implica em fazer diferente. Isso quer dizer que é preciso contar com recursos criativos para inserir no mercado produtos e serviços ligados ao ineditismo.

Inovar não requer, necessariamente, grandes investimentos. O que deve estar em evidência é a capacidade de análise e estratégica do gestor ou colaborador diante de um orçamento pré-estabelecido. 

  1. Restrição de áreas de atuação

Engana-se quem pensa que a indústria 4.0 é de organizações que contam com linhas de produção. Esse imaginário, que é uma herança trazida da Primeira Revolução Industrial, deve ser desconstruído.

Na verdade, os algoritmos estão inseridos na maioria dos processos atuais e eles não se restringem ao contexto de fábricas de produtos, peças e matéria prima. Isso nos leva a uma segunda afirmação errônea: a de que a indústria 4.0 é uma realidade de grandes organizações.

  1. Valorização da robótica em detrimento de outros elementos

A indústria 4.0 surge de uma realidade, conforme já exposto, multidisciplinar. Ela, portanto, promove a união do que é físico, digital e biológico e explora em nível global os recursos que estão ao seu alcance.

Por isso, ela não se apropria apenas da robótica, mas do Big Data, inteligência artificial e diversas áreas relacionadas à tecnologia de produção. 

Imagem remete à indústria 4.0

  1. Exposição a ataques cibernéticos

A indústria 4.0 abrange sistemas que são responsáveis pela comunicação e armazenamento de dados em ambiente virtual. Todo esse volume de informações está vulnerável a cair na mão de cibercriminosos.

Diante dessa realidade, é preciso investir em políticas rígidas de segurança, garantindo a proteção dos dados. 

  1. Circulação de fake news

A ética é um dos princípios que sempre perduraram no contexto corporativo. No entanto, a transparência das informações, que circulam em alta velocidade, pode ficar comprometida se os recursos da indústria 4.0 forem utilizados de forma indevida. 

A utilização da inteligência artificial para fins escusos pode gerar problemas graves, como golpes e até mesmo guerras. Não é a toa que estão sendo criadas agências de checagem de informações que objetivam identificar a veracidade dos dados.

  1. Retenção de poder

Outro grande problema que pode ser ocasionado pela indústria 4.0 é a centralização do poder aos profissionais que detém o conhecimento técnico das novas tecnologias. Para impedir que isso aconteça, é necessário investir em estratégias que criam condições para que os colaboradores obtenham conhecimento desse modelo de funcionamento empresarial. 

  1. Limitação de estratégias de marketing

Investir em inteligência artificial significa, também, mudar a forma pela qual a empresa se relaciona com seu consumidor. Nesse contexto, o marketing digital, por meio da automoção de processos e das tecnologias voltadas para esse setor, reúne diversas etapas para aumentar o engajamento e fortalecer o branding. 

Prepare-se para superar os desafios

Para impedir ou superar os problemas apresentados nesse artigo, é preciso que sua empresa passe, primeiramente, por um minucioso processo de revisão do plano de negócios. 

Não adianta seguir a linha de “novos gêneros e velhas bases”. É preciso rever as políticas, reformular os valores e criar novos caminhos de atuação. E nisso está incluso a forma pela qual as políticas de inovação chegarão até seus leads.

Sobre esse último, é preciso confiar a relação de sua empresa com seu público-alvo a uma agência de marketing digital com larga experiência no mercado. A Agência GRUP conta com profissionais qualificados que estreitam a relação entre seu negócio e os atuais e futuros clientes por meio da oferta de conteúdos de qualidade.

Latest Posts
27 de fevereiro de 2020

Entenda por que investir em inovação deve contar um bom planejamento e qual é a importância de prever os desafios […]

23 de dezembro de 2019

O marketing digital é um dos itens que devem ser aplicados com excelência se você deseja fazer com que sua […]

Fique por dentro de
todas as novidades!