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Inbound Marketing é a alternativa para aumentar suas vendas

Entenda como essa estratégia pode fazer com que sua empresa seja referência no segmento em que atua

O ano de 2020 tem mudado consideravelmente nosso comportamento, relação com o trabalho, convívio familiar, entre uma série elementos. Nesse contexto de ressignificações, é inegável considerar os avanços da tecnologia digital.

Não é à toa que o Inbound Marketing tem sido uma das estratégias mais usadas por empresas que estão correndo atrás do prejuízo. Se você está buscando por soluções para fazer com que seu negócio sobreviva no mercado, é importante saber o que ele significa e de que forma pode te ajudar a aumentar as vendas.

O que é Inbound Marketing

Quando temos dúvida a respeito de algum assunto, é natural que façamos uma pesquisa no Google a partir de palavras-chave relacionadas à nossa dúvida. Diariamente, bilhões de pessoas vão até o buscador para obter informações sobre diferentes temas.

Os resultados que aparecem nas primeiras páginas no Google não estão ali por acaso. O buscador estabelece uma série de critérios para estabelecer o que é ou não relevante para os usuários.

É aí que entra o Inbound Marketing, estratégia de comunicação que consiste na criação e no compartilhamento de conteúdos de valor para determinado público. Um de seus objetivos é atrair clientes para sites, redes sociais, blogs, entre outros canais.

O que caracteriza uma boa estratégia de Inbound Marketing?

Chegar nas primeiras páginas do Google demanda paciência, persistência e domínio técnico. Isso quer dizer que não basta apenas criar um site, postar nas redes sociais ou alimentar o blog com artigos sem considerar os itens a seguir.

Relevância: Os canais de comunicação de sua empresa devem contar com apresentação consistente, tags de valor e uma série de informações que realmente sejam relevantes para o público.

Técnicas de SEO: Estão relacionadas aos recursos usados para posicionar a empresa de forma correta no Google. Elas consideram, entre outras coisas, a frequência de publicações, palavras-chave relevantes e linguagem coerente com o perfil do público-alvo.

Utilidade: Para saber se o conteúdo é ou não útil, é necessário pesquisar o que exatamente as pessoas estão procurando. Quais são as dores e expectativas do seu público em relação ao produto ou serviço que você oferece?

Variedade: A entrega de conteúdos deve ser diversificada. Isso quer dizer que, além de estar presente em diferentes canais, sua empresa precisa compartilhar artigo, vídeo, webinar, e-book, newsletter, entre outros formatos.

Integração: O Inbound Marketing não é uma estratégia isolada. Ele deve ser encarado como elemento que integra o setor de vendas, relacionamento, além de traduzir a missão, visão e valores do seu negócio.

Persona: Uma boa estratégia de Inbound Marketing deve considerar cada detalhe do perfil do público-alvo. Faixa etária, estilo de vida, profissão, preferência de compras, gênero são algumas das inúmeras informações que devem compor a persona.

Personalização: Quanto mais detalhada a persona for, maiores serão as possibilidades de criação de campanhas personalizadas, de modo a alcançar um público específico por meio do conteúdo certo.

Monitoramento de resultados: O Inbound Marketing não termina com a postagem de conteúdos verbais, imagéticos ou audiovisuais na internet. É fundamental fazer uma análise quantitativa e qualitativa do alcance do público.

Engajamento: Grande parte dos usuários da internet busca informação antes de averiguar o produto ou serviço em si. É importante compartilhar conteúdos que incentivem o público a interagir com sua empresa.

Com essas informações, você percebeu que o Inbound Marketing trabalha para conquistar clientes de forma orgânica. Ele abrange ótimas estratégias para você conquistar seu espaço, ser autoridade no mercado e expandir os negócios.

Como aplicar Inbound Marketing em minha empresa?

Uma pesquisa realizada pelo Demand Metric revelou que o Inbound Marketing, se bem aplicado, é capaz de atrair até 3 vezes mais leads com um custo até 62% menor. Esses dados revelam que ele apresenta um ótimo custo-benefício.

Como já dissemos, ele não deve ser usado como uma ferramenta isolada. Além disso, é importante contar com profissionais especialistas nesse tipo de estratégia para que seja possível atrair e fidelizar de forma assertiva.

Uma agência especializada em Inbound Marketing, como a GRUP, saberá identificar exatamente quais são os objetivos do seu negócio, de modo a alinhá-los às necessidades do seu público.

Por meio de uma análise minuciosa desses dois elementos, será possível criar conteúdos adequados e bem posicionados no Google. As taxas de conversão do seu negócio aumentam proporcionalmente ao ranqueamento do buscador.

Pronto para encontrar as melhores soluções para sua empresa e se apropriar dos benefícios do Inbound Marketing nesse novo normal? Conte com a agência de marketing digital GRUP para dar esse passo importante e ser referência no nicho em que você atua. 

 

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