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Agência de marketing digital: saiba como contratar

Você já tem a convicção da importância do marketing digital e não vê a hora de elaborar a sua estratégia, até que se dá conta que não tem forças internas, na empresa, para tal ação. E agora? Contratar uma agência de marketing digital? Como escolher a ideal?

Na hora da implementação ou ampliação das estratégias digitais, é de suma importância que você coloque na balança aquilo que você conseguirá executar e o que será terceirizado. Por isso, preparamos algumas dicas para a melhor escolha de uma agência. Confira!

Agência de marketing digital: afinal, o que é isso?

O conceito de uma agência de marketing digital não foge do que você, com certeza deduziu: uma empresa responsável por gerenciar e executar as estratégias digitais de marketing do seu negócio. Mas, é importante saber: nem todas são iguais.

Antes que você estranhe, afirmamos que é sim possível que agências de marketing executem tarefas diferentes. Isso porque a metodologia do marketing digital possui ramificações que permitem que os profissionais se especializem em determinada área do marketing.

Quando você tiver a certeza que precisará de uma agência de marketing digital, perceberá que há no mercado aquelas que vão atuar desde a concepção da estratégia e outras que atuam em determinada área, como mídias pagas, conteúdos etc.

Eu preciso, realmente, de uma agência?

No início do texto, a gente pontuou a ausência de força interna para a execução de sua estratégia digital como um dos principais fatores para a contratação de uma agência de marketing digital. Quando falamos de força interna, não nos referimos somente à quantidade de colaboradores.

Você pode ter uma empresa com milhares de funcionários, mas o que adiantaria se nenhum deles fosse capaz de produzir conteúdos para o blog da empresa? Ou então, a empresa é você e mais um sócio e vocês conseguem criar anúncios e fazer campanha de e-mail marketing.

De nada adianta você constituir um time de marketing, se a estratégia demandar um tempo enorme de execução ou habilidades restritas a poucos profissionais. A contratação de uma agência de marketing digital é uma válvula de escape para a empresa, que ganhará tempo para planejar outras ações.

Como escolher a sua agência de marketing digital

A agência de marketing digital será como um novo colaborador da sua equipe. Seria aquele profissional especialista em estratégia e execução, a função dele é otimizar a estratégia e executar de forma assertiva todo o planejamento de marketing. Então, a contratação da agência é tão importante quanto a de colaboradores.

Defina os serviços necessários

Você não irá contratar uma empresa sem saber o que exigir dela, não é mesmo? Antes de sair em busca de uma agência de marketing digital, que tal dar uma olhada para dentro de sua empresa e levantar as áreas que precisam de tal investimento?

Tenha em mãos o seu plano de negócio e veja quais são as metas do marketing empresarial. Até onde vocês querem levar a marca da empresa? Reúna seu time e tracem planos de ação como atingir o objetivo final.

Com a meta definida, invista nas áreas onde a sua empresa não possua especialistas. Lembre-se que é importante ganhar tempo, então não quebre a cabeça com mídias pagas e Google Ads, deixe nas mãos de quem sabe.

Ao traçar seus planos, metas e expectativas, você poderá mensurar o tamanho do trabalho do marketing. E, aí sim, você terá a real noção do quanto e onde investir, qual modelo de agência contratar e, até mesmo, o tempo de prestação de serviço.

Reputação e histórico

Novamente, assim como você pesquisa o histórico de um candidato a colaborador, você não irá contratar qualquer agência de marketing que aparecer, não é mesmo? Você deve perguntar o que ela já fez e quem ela é que a credencie para ser a sua parceira de marketing digital.

Uma dica super importante é não se prender à idade da empresa. O fato da agência ter 30 anos de mercado só nos indica que ela possui uma forte consolidação de mercado e a possibilidade de um extenso portfólio.

Agências mais novas, além de concorrer com nomes já conhecidos,possuem portfólios menores e menos experiências mercadológicas. Porém, elas têm a vantagem de nascerem inseridas em um contexto digital, junto às novidades do marketing digital.

Você já percebeu que o tempo de estrada não deve ser fator determinante para a escolha de uma agência de marketing digital. Existem fatores mais relevantes que serão fundamentais para agregar valor a sua estratégia de marketing digital, Observe pontos como, por exemplo:

Cases de sucesso

Ainda falando sobre reconhecimento, os cases de sucesso demonstram o quanto a agência de marketing domina na sua área de atuação. Os cases são excelentes para avaliar a metodologia de trabalho e os valores agregados, pela agência, aos clientes.

Informe-se com outros clientes

Até agora, sugerimos que você avalie alguns pontos das agências através de dados que são fornecidos pelas próprias. E aí, a gente cai naquele dilema de termos de acreditar em tudo que elas dizem, não é mesmo? Mas, você pode tirar a prova conversando com outros clientes das agências.

Tire um tempo para fazer uma pesquisa sobre o trabalho das agências, descubra como é o atendimento, as entregas, níveis de satisfação e resultados obtidos. Agende encontros, bate papos informais com antigos e atuais clientes. É sempre bom ouvir os dois lados de uma história.

Avalie o marketing da agência de marketing

Se uma agência me oferece as melhores soluções em marketing digital, o mínimo que vou esperar é que ela tenha um bom blog e canais de atendimento eficazes. Se ela não executa o mínimo de SEO e Marketing de Conteúdo, com certeza não é uma agência de marketing digital.

Convenhamos que é estranho uma empresa ofertar soluções as quais ela mesma não usufrui. Como é o marketing dessa agência? Seu site é atualizado? As redes sociais são interativas? A agência possui um blog com conteúdos relevantes? Se ela não executa para si mesma, quem garantirá uma entrega?

Esses pontos citados são cruciais para a execução de uma estratégia de marketing digital, não podem ser ignorados ao escolher uma agência. Fatores como preço, por exemplo, irá variar conforme a sua necessidade e mensuração do custo/benefício de cada investimento.

Escolher uma agência de marketing digital não é algo tão simples. Além dessas avaliações, você tem que ter o mínimo de conhecimento para poder cobrar um trabalho impactante. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das boas práticas do marketing digital.

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