Blog de
Marketing Digital

Co-marketing: uma parceria de sucesso para a sua empresa

O seu objetivo é alcançar o topo do sucesso, mesmo sabendo que isso não é algo muito simples. Vemos as grandes empresas lá no alto, isoladas, e pensamos: “como será que elas fizeram tudo sozinhas”? Hoje, o ditado “a união faz a força” é muito bem representado pelo co-marketing!

O mercado já é bastante complicado por si só. Existem tantos empecilhos para conquistarmos alguma referência que a preocupação com o outro pode ser irrelevante, mas isso pode mudar. Aquela pessoa que, supostamente, disputa com você o mercado pode ser a parceria ideal para o seu crescimento. Confira, agora:

O que é esse tal co-marketing?

Com certeza, pelo nome Co-Marketing você deduziu o que seja e estranhou. É isso mesmo? Um Marketing compartilhado? E, pelo que foi dito na introdução, a parceria seria feita por empresas que disputam o mesmo espaço? Sim! É isso mesmo!

A disputa por audiência e destaque está cada vez mais acirrada. Tornar-se o “top of mind” está tornando-se uma tarefa quase impossível de se conseguir sozinho. Por isso, unir forças tem sido a solução encontrada, inclusive no marketing digital.

O Co-Marketing é realmente o que você concluiu acima. Uma estratégia de parceria entre duas ou mais empresas, com um público-alvo semelhante, para alavancar um produto ou criar um impacto que sozinhas não teriam. Importante que nessa ação, todas as empresas envolvidas desempenham ações.

Você já deve ter visto alguma ação de co-marketing por aí, e só não sabia o que era. Sabe quando você compra algo na internet e, ao concluir, aparece um anúncio de uma outra loja oferecendo algum produto ou serviço complementar? Pois é, ele estava aí, o tempo todo.

E se você tem estratégias de marketing digital, saiba que essas parcerias são ainda mais comuns. Na verdade, é raro encontrar quem ainda não tenha esboçado um co-marketing estratégico. Existem vários guest-posts, webinars, e-books publicados, tudo com empresas parceiras, em busca de um crescimento conjunto.

Por que eu devo trabalhar com parceria?

Quando você entende o conceito de Co-Marketing, fica fácil perceber as vantagens que as parcerias trazem para o seu negócio e para a sua marca. O fortalecimento das relações é essencial para quem está se aventurando no mundos dos negócios, principalmente se você estiver começando. Confira algumas vantagens:

Maior impacto nas promoções

Imagine que você divulgue uma promoção. O impacto será o mesmo de sempre, podendo oscilar por fatores externos. Quando você anuncia uma campanha em parceria com uma outra empresa, o impacto aumenta, pois, automaticamente, ela chegará a uma audiência que não era a sua de costume.

Por isso é fundamental que esta parceria escolhida para o co-marketing seja de um serviço ou produto complementar ao que você oferece. É muito mais interessante, para ambas as empresas, que vocês unam audiências que possuam relações de interesses semelhantes.

Nova audiência

Um dos principais motivos para a estratégia de Co-Marketing é aumentar o alcance de suas campanhas e a visibilidade da marca. Se você já trabalha com o Marketing Digital, sabe que o crescimento é previsível e uma parceria dessas proporciona um ganho exponencial.

Cada empresa tem a sua audiência, e, com a ação conjunta, os envolvidos ganham acesso a uma base potencial de novos clientes. Com isso, basta estruturar uma ação focada na nova audiência para capitalizar novas oportunidades de negócio.

Autoridade

Existe um ditado popular que diz que as pessoas sabem muito sobre nós devido as nossas companhias. Se está certo ou errado, melhor não pagar para ver. Sempre que desejar uma campanha de co-marketing, procure fazer parcerias com empresas que sejam referências.

Quem não gostaria de ser visto andando lado a lado com a empresa número 1 do Marketing? Ou fazer uma ação com a empresa referência em vendas? É bem mais legal do que ter seu nome exposto ao lado de uma marca envolvida em escândalos, não é?

Então, se deseja ser visto como autoridade no assunto, selecione as melhores empresas. Uma das principais funções do Co-Marketing é aumentar a sua reputação, colocando-o no grupo seleto das empresas referências no seu nicho do mercado.

Redução de custos e tempos

Umas das coisas mais legais dessa estratégia de parceria é você poder fazer mais, com menos. A gente explica: imagine o trabalho para criar toda uma estratégia de marketing, executá-la e, finalmente, mensurar os resultados.

Com o Co-Marketing, você e as empresas parceiras podem dividir as tarefas e execuções, reduzindo o tempo de trabalho de cada uma e, olha que maravilha!, os gastos individuais nas criações. Você investe menos e sobra mais tempo para estruturar as ações e otimizar os resultados.

Como fazer o Co-Marketing

Se você leu até aqui, com certeza percebeu as vantagens de se trabalhar com parcerias: redução de gastos, otimização do tempo, conquista de novas audiências, fortalecimento de marca e autoridade. Muito bom, não é mesmo? Mas, agora falta apenas saber como fazer. Confira:

Encontre uma boa parceria

É óbvio que o Co-Marketing só funciona se as empresas envolvidas entenderem o propósito da parceria. Afinal, um trabalho compartilhado só gera o resultado esperado se todas as partes desenvolverem aquilo que foi acordado. Algumas dicas para a escolha das parcerias:

Planejamento

Você sabe o quão difícil é estruturar qualquer ação dentro da sua própria empresa. Agora, imagine expandir o processo de criação para outras empresas, o quão trabalhoso seria controlar tudo isso. Por isso, como em qualquer área, planejamento é tudo!

Faça um check-list das coisas que precisam ser planejadas: expectativas e metas, definir o tipo de conteúdo a ser produzido e como produzi-lo, elaborar meios de promovê-lo e estabelecer prazos.

Agilize o trabalho para a sua parceria

Se o convite para o Co-Marketing partiu de você, esteja preparado para convencer o parceiro a participar da ação. Provavelmente, ele não estava planejando algo do tipo e tem as suas prioridades internas. Torne o seu convite irrecusável!

Tenha em mente que, às vezes, a maior parte da produção deverá ser de sua parte, deixando para o convidado atividades menores e a publicação do resultado da parceria. Aproveite para entregar ao parceiro algum conteúdo que irá gerar mais audiência para você, como um post blog, por exemplo.

O Co-Marketing é uma excelente ferramenta para alavancar o seu negócio, não só pela economia nos gastos com ação e a otimização do seu tempo de execução, mas também gera uma empatia com o mercado e com os consumidores de diversas empresas. Afinal, quem não gosta de um bom parceiro?

E, se você quer saber quem realiza tal estratégia, nós da GRUP temos o projeto AGRUP-SE, inspirado nos melhores modelos de parcerias. Nós atuamos como facilitador, criando e executando uma estratégia de co-marketing entre empresas que desejam fortalecer o branding. Saiba mais, assinando a nossa newsletter!

________________________________________________________

Latest Posts
13 de fevereiro de 2019

Toda estratégia de marketing digital está voltada para gerar tráfego uma vez que é a partir desse fluxo de visitantes […]

5 de fevereiro de 2019

Competir dentro do ambiente digital tornou-se uma realidade para a grande maioria das empresas, especialmente para aquelas que nasceram nesse […]

Fique por dentro de
todas as novidades!