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Como colocar resposta automática no WhatsApp e melhorar a comunicação da sua empresa

Disponível para versão WhatsApp Business, o recurso de resposta automática faz com que as empresas fiquem cada vez mais próximas dos seus clientes


Em 2020, o WhatsApp ultrapassou 2 bilhões de usuários. A empresa de Mark Zuckerberg, mais do que uma rede social, é uma valiosa ferramenta de trabalho. A versão Business, lançada em 2019, alcançou 5 milhões de usuários em apenas um ano.

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de adeptos aos recursos exclusivos da rede para negócios, perdendo apenas para a Índia. Sua importância é tão grande que, de acordo com o SEBRAE, WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores.

Isso significa que, para se destacar no mercado, sua empresa precisa conhecer os recursos dessa valiosa ferramenta de comunicação. Você sabe como colocar resposta automática no WhatsApp? Continue a leitura para descobrir.


Como mandar mensagem automática no WhatsApp

Como falamos anteriormente, as mensagens automáticas podem ser enviadas por pessoas que aderem à versão Business, que foi criada especialmente para oferecer soluções para empresas.

O objetivo é garantir uma melhor comunicação com clientes.

Para usar esse recurso, o primeiro passo é baixar o aplicativo WhatsApp Business, disponível para Android e iOS. Depois, é só criar o perfil comercial, fornecendo dados sobre a categoria do seu negócio.

O próximo passo é ativar o recurso de mensagem automática da rede social, considerando os seguintes passos:

Por fim, basta inserir o texto ou anexar a mídia relacionada à resposta rápida. Você pode definir um atalho no teclado para a resposta rápida de acordo com as palavras-chave relacionadas ao assunto da mensagem.

Vale dizer que o WhatsApp Business permite a adição de até palavras-chave. Por isso, é importante escolher as que mais estejam de acordo com os objetivos da comunicação. Toque em salvar depois de escolher as keywords.

Para enviar as respostas rápidas cadastradas, abra uma conversa no aplicativo e considere os passos a seguir:

Atenção! Esse recurso só funciona se você responder à mensagem usando um dos atalhos cadastrados. Vale mencionar que o atalho deve ter até 25 caracteres e o número máximo de respostas rápidas automáticas é de 50.

Tipos de mensagens automáticas

Agora que você já sabe como colocar resposta automática no WhatsApp, podemos avançar um pouco mais no assunto e partir para os tipos de mensagens que podem ser enviadas. Entre diversas possibilidades é interessante focar nas seguintes:

Boas-vindas: É uma ótima maneira de acolher clientes que estão fazendo contato via WhatsApp pela primeira vez. Crie uma frase que esteja de acordo com as características da persona da marca. Use o tom de voz e os gatilhos mentais adequados.

Horários programados: Esse tipo de mensagem automática é ideal para responder clientes que entram em contato fora do horário comercial. Ele também serve para sinalizar que você está indisponível, em reunião ou no horário de almoço, por exemplo.

Informações gerais: A ideia é criar uma lista com serviços ou produtos que sua empresa oferece. Você pode incluir na mensagem informações sobre pagamentos, períodos promocionais. É uma ótima maneira de manter o cliente perto da sua marca.

Apresentação: A mensagem dessa categoria pode ser usada em contextos de conversão de leads. O foco é nas informações mais detalhadas sobre a empresa, produtos, serviços, horários de atendimento, entre outros assuntos.

Impulsionar as vendas: Use a mensagem automática para enviar um link de promoção ou de produtos que acabaram de chegar. Outra opção é enviar o link de cupons de desconto. Gatilhos mentais fazem toda diferença nesse processo.

Agradecimentos: Focar na empatia faz toda diferença na hora de usar o recurso de mensagem automática. Agradeça ao cliente no final da conversa e dê abertura para outros momentos de comunicação.

Benefícios das respostas automáticas para a empresa

As vantagens em aprender como colocar resposta automática no WhatsApp são muitas. Entre as principais, podemos mencionar o aumento da produtividade, já que a economia de tempo de comunicação é muito significativa.

O recurso facilita o entendimento de algum assunto específico, uma vez que as mensagens são objetivas. Isso sem contar que tudo ficará registrado no histórico e, caso o cliente tenha dúvida, pode pesquisar no aplicativo para a informação de que necessita.

Por fim, as respostas automáticas são grandes aliadas do engajamento. Se você quer que seu público esteja sempre por dentro das ações da sua empresa, estimule-o a interagir pelo WhatsApp.

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