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Como Vender mais com SEO: Dicas e Estratégias

O trabalho de SEO deve ser utilizado constantemente em seu site para conquistar mais tráfego e gerar mais conversões.

Saber como vender mais com SEO é, ao mesmo tempo, lucrativo e econômico para os seus negócios. Com o uso adequado, é possível conquistar cada vez mais clientes em médio prazo sem investir grandes cifras no Google Ads

Essas três letrinhas que revolucionaram os esforços de vendas dos e-commerces querem dizer Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Buscas. E quando falamos em buscas, estamos falando majoritariamente do Google, onde 97% dos brasileiros realizam suas buscas. 

É fundamental ter presença no Google, pois é na plataforma que a jornada de compra do consumidor começa. 

Até mesmo entre quem deseja comprar um carro, uma venda que é concretizada presencialmente, 91% iniciam a jornada por meio digital. 41% chega à concessionária já decidido, apenas para confirmar a escolha feita pela internet, de acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil.

Além disso, com a pandemia, a jornada de compra totalmente digital não para de crescer. Segundo a Mastercard, o e-commerce cresceu 75% no último ano em comparação com 2019, com destaque para o desempenho dos setores de hobby & livrarias e drogarias.

Com a adoção do Google por tantos consumidores, descubra como vender mais com SEO e tenha uma ferramenta extra para aprimorar o seu negócio – seja ele qual for. 

Tenha um site

Se você ainda não tem um site, já passou da hora de fazê-lo. 

Possuir um site bem posicionado no ranqueamento orgânico do Google – ou seja, quando as pessoas realizam pesquisas, é a sua marca que elas encontram primeiro – é a melhor forma de como vender mais com SEO

Porém, é claro que não basta construir um site qualquer. Ele deve ser otimizado de acordo com as boas práticas do buscador para que seja indexado. 

Se o seu negócio tiver alguma restrição quanto ao uso de um site, experimente ferramentas como Google My Business e redes sociais para ser encontrado no buscador.

Seja mobile friendly

Um site mobile friendly é aquele adaptado para os smartphones. Ou seja, ele oferece uma disposição de conteúdo que facilita a navegação, leitura e acesso dos usuários que estão usando dispositivos móveis. 

Com mais de 230 milhões de celulares em uso no Brasil – versus 180 milhões de desktops, notebooks e tablets -, contar com um site responsivo vai proporcionar uma melhor experiência ao consumidor. 

Outro bom motivo para apostar no mobile friendly é que, desde 2015, o Google privilegia o ranqueamento desse tipo de site, o que ajuda a aumentar o tráfego de um site. 

Atualize o seu site

A frequência das atualizações é muito importante para o SEO. 

O Google entende que sites que possuem novos conteúdos, atualizações e alterações nos que já existem, passam por uma varredura e recebem uma maior atenção do buscador, fazendo o posicionamento nas páginas de resposta e relevância aumentar. 

Portanto, criar uma rotina de atualização para o seu site é uma estratégia a ser adotada. 

Há muitas soluções para estimular a varredura em seu site. Por exemplo: se você tem um catálogo de produtos, é possível atualizá-lo. Se o seu site conta com um blog, que tal fazer novos posts? Quando houver um período sazonal de seu interesse, faça uma landing page.

Diminua o tempo de carregamento

Você sabe quanto tempo demora para o seu site carregar completamente? Existem ferramentas gratuitas com as quais é possível cronometrar esse tempo. 

Faça o teste. 

Se o seu site levar mais do que três segundos para carregar, é preciso investir na diminuição desse tempo de carregamento, pois o Google gosta de sites ágeis!

Além disso, uma baixa velocidade de carregamento de página pode levar a rejeição por parte do usuário, e um alto bounce rate pode prejudicar ainda mais as classificações no buscador.

Local de trabalho do conceito. Abra o laptop com uma xícara de café e papéis na mesa. Confira como vender mais com SEO.

Escolha e trabalhe bem as palavras-chaves

As pesquisas realizadas no Google usam termos de busca. Para cada termo, o buscador mostra diferentes resultados em sua página, e, ao pesquisar por termos relacionados à sua marca, você quer que o Google mostre primeiro o seu site, certo?!

Para ranquear o seu site para determinada palavra-chave, você deve escolher muito bem com qual (ou quais) irá trabalhar. 

Descubra quais são as palavras mais buscadas no Google dentro do seu nicho de atuação com as ferramentas Google Adwords e Google Keyword Planner e crie uma lista de termos. 

Dê preferência às chamadas keywords de cauda longa, que são mais específicas e, embora gerem menor tráfego, têm maior potencial de conversão. 

Quer um exemplo na prática? Se você tem um e-commerce de produtos esportivos e a boa parte do seu público é composta de homens que lutam muay thai, você pode trabalhar com termos como “qual é a melhor luva de muay thai masculina” ou “comprar luvas para muay thai iniciante”. 

Lembre-se que as palavras-chaves devem aparecer nas páginas do seu site em: 

Continue monitorando e otimizando 

O trabalho de como vender mais com SEO nunca para. 

É preciso monitorar o avanço de suas posições nas páginas do Google, identificando aquelas que estão respondendo positivamente às estratégias adotadas e quais ainda necessitam de reforços na otimização.

Embora o SEO dê retorno mesmo após o trabalho ser pausado, ao contrário das campanhas pagas, se você parar de otimizar o site, seus concorrentes podem ultrapassar a sua marca na corrida pelo topo do ranking. 

Uma agência especializada, como a GRUP, pode desenvolver as estratégias e fazer este acompanhamento mais “pesado” de perto, pois trata-se de uma atividade que demanda tempo, proximidade e experiência. 

Não deixe de investir nas dicas e estratégias de SEO. Essas foram apenas algumas delas, mas temos muito mais para compartilhar com você e auxiliar em seus negócios. 

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