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Comunicação bidirecional: conheça os prós e contras de aplicar esse tipo de diálogo

Na comunicação bidirecional, é possível tirar proveito ao máximo da relação entre a sua marca e o seu público. No entanto, essa troca tem os seus pontos positivos e negativos que vale a pena conhecer com atenção antes de aplicá-la em seu negócio.

O que é comunicação bidirecional?

É a troca de mensagens, informações, bem como demais formas de diálogo entre diversas fontes. Assim, essa conversa acontece na medida em que ambas as partes invertem os papéis entre si.

Quando se alinha ao marketing digital, esse contexto inclui uma marca e seus clientes. Portanto, agregar esse tipo de troca em suas estratégias pode trazer várias vantagens ao seu negócio.

Marketing tradicional x digital

Neste primeiro, toda a conversa acontece em uma via de mão única. Isto é, a empresa manda o seu recado por meio de um anúncio sem esperar por uma resposta direta do público.
Perceba que neste cenário, de fato, é mais difícil para uma marca obter um feedback claro, o que leva a falta de informação. Por outro lado, no marketing digital, há vários canais de comunicação disponíveis, o que facilita o diálogo.

Um exemplo prático

A rede social é o exemplo perfeito disso. Pois há troca de informações e mensagens, o que leva a uma conversa mais aberta. Mas, existem pontos negativos e positivos em adotar essa interação.

Benefícios de aplicar a comunicação bidirecional

Você vai ver a seguir, que esse tipo de diálogo entre uma marca e o seu público oferece diversas vantagens ao seu negócio. Então, confira as principais delas nos tópicos abaixo.

Criar uma relação com os clientes

Quando uma empresa inicia uma conversa com os seus clientes, é possível descobrir mais sobre eles, por exemplo:

Esse feedback direto pode te ajudar bem mais do que imagina. Inclusive, em sua abordagem de marketing.

Aumentar as vendas

Um negócio que aceita a resposta do cliente de modo sábio, usa isso para realizar melhorias. Dessa forma, uma mudança de sucesso pode gerar mais vendas e lucros. 

Tornar a sua marca mais humana

A comunicação bidirecional dá um tom mais humano à sua marca. Afinal, mostra que há pessoas atuando em sua empresa, o que gera mais confiança.

Gerar confiança e transparência

Um diálogo sincero entre marca e cliente é importante, pois demonstra que a empresa tem interesse no feedback do consumidor. Isso, por sua vez, dá margem para criar um forte senso de confiança em um negócio.

Grupo de jovens adultos, realizando comunicação bidirecional, conheça a vantagens e desvantagens desse tipo de diálogo.

As desvantagens da comunicação bidirecional

Há muitos aspectos positivos em agregar essa troca em sua empresa. No entanto, também existem alguns pontos de atenção que você precisa estar ciente antes de aplicar esse tipo de diálogo.

Chances de ter um feedback ruim

Nesta comunicação, não há apenas trocas positivas. Dessa forma, é essencial se preparar, já que nem toda mensagem vai conter elogios. Portanto, fique pronto para ler críticas e aprender a lidar bem com elas.

Riscos de afetar a sua imagem

Ao aplicar a comunicação bidirecional, é crucial conseguir gerenciar o volume de conversas. Ou seja, é importante responder a todos de modo cordial. Do contrário, corre-se o risco de ter a sua imagem prejudicada.

É mais difícil encontrar um equilíbrio na voz da marca

Responder aos clientes com certa frequência exige que se adote um tom de voz profissional, mas humano. A fim de que transmita a missão da sua marca. Por isso, fica mais difícil terceirizar esse tipo de conversa.

Saiba como funciona a comunicação bidirecional no marketing de conteúdo

Note que os pontos positivos desse tipo de troca superam os aspectos negativos. Por isso, as marcas devem investir e planejar esse diálogo. 

Só que não precisa criar nada elaborado demais. Já que, com etapas simples é possível criar um canal de comunicação, a fim de começar a adquirir feedbacks.
Uma forma de iniciar esse processo é por meio do marketing de conteúdo. Isso porque, essa conversa exige que ambas as partes se esforcem. Então, veja como é isso na prática logo a seguir.

1 – Comentários no blog

Os posts em blogs são uma das fontes de trocas mais comuns de uma marca para o seu público. Assim, quando um cliente comenta dúvidas ou opiniões em sua página sobre a sua área de atuação, é possível criar uma comunicação bidirecional.

2 – Avaliação online

Essa é uma maneira de ter uma opinião sincera do seu cliente sobre o seu negócio. Mas, além disso, é uma forma de influenciar outras pessoas. Por exemplo, por meio disso, é possível atrair novos consumidores para a sua marca.

Avaliações ruins, de fato, podem afetar a sua imagem e reduzir bastante as suas chances de conquistar novos públicos. No entanto, é essencial não deletar esse tipo de feedback. Use a seu favor para criar uma interação, ou seja:

Mesmo com uma avaliação ruim, vai ficar claro para o público que você é um empreendedor que trabalha de forma ativa para buscar melhorias. Bem como, oferecer opções para deixar o cliente satisfeito.

3 – Redes sociais

As mídias sociais são os melhores espaços, a fim de criar uma comunicação bidirecional. Portanto, mesmo que exija uma demanda de tempo maior, as empresas que investem nessa ideia, atingem o sucesso também em outros setores do negócio. 

Dito isso, uma forma de incluir esse tipo de comunicação é responder o mais rápido possível, bem como manter mensagens abertas e diretas. Com isso, pode-se gerar diálogos sem esperar que o cliente venha até você.

Contrate uma agência de marketing para melhorar a sua comunicação com o seu público

Essa troca ajuda a construir uma relação mais forte com o seu público. Além disso, oferece feedbacks valiosos que podem ajudá-lo a aprimorar as suas próprias estratégias de marketing digital. 

Há várias maneiras de iniciar a comunicação bidirecional. No entanto, é o marketing de conteúdo que se destaca. Isso porque, é o caminho ideal para entender melhor como o seu cliente se comporta.
Dito isso, conte com o apoio de quem mais entende do assunto. Portanto, conheça a agência de marketing digital GRUP. Ela está pronta para auxiliá-lo a converter leads e tornar a sua presença no mercado mais forte.

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