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CRO Transformando seu site em um potencializador de conversão

Criar conteúdo para a internet não é nenhuma missão impossível, mas se você não seguir algumas orientações próprias do universo web, dificilmente vai conquistar os resultados que espera.  Quando a gente fala de resultados, falamos de otimização de conversão.

É exatamente isso o que a gente vai te apresentar agora: algumas regras básicas que podem te ajudar (e muito) a melhorar o desempenho de suas publicações e – aquilo que mais desejamos – refletir no maior e melhor retorno do cliente também.

Se você já tem noção do que é CRO e de sua potência como ferramenta para melhorar seus resultados, venha se aprofundar no assunto aqui. Mas se você ainda está dando os primeiros passos nessa área, continue com a gente!

NA INTERNET, CADA AÇÃO PODE SER RASTREADA

Quando estamos navegando, não nos damos conta de que deixamos rastros por onde passamos. Muito diferente dos meios de comunicação tradicionais, cada ação na Internet deixa suas marcas: assim, é possível medir diversos tipos de estatísticas; o que funciona e o que não funciona.

Por exemplo, um link que é mais ou menos acessado pode estar posicionado no lugar errado e, para observar isso, é possível encontrar dados como em que local da tela o usuário mais passa seu tempo enquanto navega.

QUE AÇÃO DE CONVERSÃO VOCÊ ESPERA DOS SEUS CLIENTES?

Essas informações contribuem para o planejamento de como levar o usuário a efetuar a ação desejada pelo site (o famoso call to action), seja ela a compra de um produto ou serviço, a assinatura de uma newsletter, entrar em contato ou qualquer outra ação que esteja sendo proposta.

Quando o usuário realiza a ação proposta, chamamos isso de conversão – e é isso que realmente desejamos quando criamos um site, afinal o que todos querem é RESULTADO. Portanto, o que estamos querendo te ajudar a fazer é otimizar as conversões do seu site.

Você vai ver a seguir que, em muitos casos, a esperada melhora nos resultados não se trata necessariamente de aumentar o número de visitantes, mas da busca pelo engajamento de quem já frequenta a página.

O QUE É TAXA DE CONVERSÃO

O primeiro passo é entender o que é CRO, qual sua importância para o sucesso de suas publicações e como mensurar esse índice. Então, vamos lá!

CRO é uma sigla para a expressão inglesa Conversion Rate Optimization, que em bom português significa Otimização de Conversão. Medido a partir do desempenho das interações entre os usuários com o site, o CRO fornece dados que podem ajudar a melhorar sua performance.

Isso é de extrema importância porque ninguém constrói um site para oferecer dificuldades de acesso e o usuário ter uma experiência negativa, não é mesmo?

Nesse parâmetro, os testes de uso do site devem indicar se há algum tipo de barreira para a navegação ou para acessar seu conteúdo. Especialmente se isso dificulta a realização do call to action proposto, que pode ser desde compras até o contato com a empresa ou instituição.

Se você chegou até aqui entendendo bem do que estamos falando, já sacou que o CRO não pretende aumentar número de visitantes, mas sim fazer com que aqueles que já frequentam o site se engajem na sua proposta final de conversão.

Compreendeu que isso sim vai levar sua empresa ao aumento do faturamento e não o simples aumento do número de visitantes na sua página?

Podemos concluir, então, que o CRO ajuda a obter melhores resultados elevando o engajamento e transformando visitantes em clientes sem necessitar de maiores investimentos em mídia para atrair novos clientes. E num futuro próximo, isso vai se refletir em maior relevância para a sua marca.

MATEMÁTICA DA SEXTA SÉRIE PARA AJUDAR

É muito fácil fazer o cálculo percentual da taxa de conversão e, depois que você passar a usar o cálculo em seus planejamentos, vai ver que não tem segredo.

Se você pesquisar, vai encontrar diversas fontes explicando o passo a passo de como fazer isso. O próprio Google nos ajuda: basta dividir o número de conversões pelo número total de cliques no anúncio que podem ser acompanhados até a última conversão durante o mesmo período.

Primeiramente, veja em seu Google Analytics (já instalou no seu site, blog ou loja virtual? Se a resposta for não, veja aqui como fazer). Então, confira a quantidade de visitas que seu site recebeu durante um período específico. Exemplo: últimos 30 dias.

Faça as contas de quantas conversões (vendas, assinaturas de newsletters, contatos interessados, etc.) seu site gerou durante esse mesmo período. E, aí, faça o seguinte cálculo para chegar ao percentual:

Olha esse exemplo para entender melhor: se você tivesse 50 conversões geradas a partir de mil cliques, sua taxa de conversão seria:

Importante: os números podem parecer pequenos a princípio. Quando você começar a se aprofundar no assunto, verá que taxas de conversão de dois dígitos são muito desejadas, mas dificilmente alcançadas. Para se ter uma ideia, a média brasileira gira em torno de 1%, e a mundial em 2%.

Você não deve se prender a números absolutos, que apenas indicam resultados estáticos. Você deve traçar uma estratégia de longo prazo, refazer periodicamente os cálculos e observar o comportamento da sua taxa de conversão para entender o que deu certo e o que não deu.

Uma das técnicas que pode te ajudar muito nesse sentido é o teste A/B – não é nada demais, é apenas a prática de sempre oferecer aos usuários versões diferentes de interface, que podem ser duas ou mais versões.

Coletando os resultados e medindo a taxa de conversão de cada versão, você poderá comparar qual teve resultados melhores, quais técnicas (como layout, design, cores, textos e imagens) você poderá continuar utilizando e quais você precisa aposentar.

VEM COM A GENTE!

Agora que você já sabe o que é conversão e o que é taxa de conversão, podemos te ajudar a melhorar esses índices. Você pode caminhar sozinho e obter bons resultados, mas com a ajuda de especialistas, poderá conseguir resultados ainda melhores.

A GRUP é uma agência digital especializada na aplicação de CRO e tem uma completa consultoria para te ajudar a colocar tudo isso em prática. Já ajudamos diversas empresas a conquistar os melhores resultados em seus sites e podemos te ajudar também.

Junto ao serviço de Otimização de Conversão, oferecemos também tudo que você precisa para turbinar sua presença online. Então, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a melhorar o desempenho do seu site com a nossa ajuda.

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