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Da vila para o mundo: Dicas de marketing empresarial com Neymar

Seja qual for o segmento da sua empresa, uma das dicas mais valiosas que o mercado nos dá constantemente é: “Invista em marketing empresarial, para ser visto e quisto pelo seu público”.

São vários exemplos que podemos absorver, pois tanto empresas como pessoas públicas, conseguem praticar um marketing de excelência, que é capaz de atingir e converter públicos desejados.

É claro que os investimentos também podem variar, mas o que realmente deve-se considerar, são os caminhos utilizados e as estratégias aplicadas para chegar ao resultado esperado.

Usando como modelo de estudo, chamei para nosso papo um dos ícones mais importantes do mundo, o cara que faz marketing como ninguém, para dar algumas dicas para sua empresa. Ele, o muso,  jogador número 1 de vários corações espalhados pelo mundo, menino da vila Neymar!

Posso até está sendo um pouco exagerada, mas nosso “Neymor”, é uma das personalidades que mais faz marketing de qualidade e eu vou te explicar o porquê. Aposto que depois dessas dicas, você irá começar a repensar em algumas ações de marketing empresarial dentro do seu negócio.

 

#1 Parcerias de Sucesso – Co-marketing que deu certo!

Não é de hoje que Neymar é considerado por especialistas um jogador que atua além dos gramados, e isso está cada vez mais claro nas inúmeras ações e passos dado por ele. Umas das estratégias, que fazem com que ele esteja sempre no nosso feed de notícias, são as inúmeras parcerias que o jogador faz.

Quem não se lembra das várias participações do nosso ídolo com cantores como Wesley Safadão e Thiaguinho, fora as outras músicas homenageando o jogador. Além dos vocais, Neymar também já fez participações nas telonas, como na novela Amor à Vida, atuando com Tatá Werneck e no filme “Os parças” em parceria com Whindersson Nunes, Tirullipa, entre outros.

Essas inúmeras parcerias, fazem com que ele esteja constantemente nos holofotes, uma estratégia que dá muito resultado e agrada seus seguidores. Essa é uma das dicas mais valiosas que você deve absorver para sua empresa.

Uma das estratégias no marketing empresarial que geram muito resultado e grande visibilidade é o co-marketing. Ele se baseia na construção de estratégias entre duas empresas, que procuram criar conteúdos relevantes para seu público e trocá-los entre si.

Essa estratégia ajuda às duas empresas a aumentarem o alcance da sua marca, e compartilhar o público entre si, gerando novos leads para ambas.

DICA EXTRA: Ao fazer uma parceria de co-marketing, procure por empresas que podem gerar valor e agregar públicos relevantes. E principalmente, crie trocas de conteúdos relevantes como guest post, e-mail marketing, webinar, entre outros.

Marketing empresarial

#2 Redes Sociais –  Se o menino Ney tá lá porque você ainda não?

Quem nunca viu uma postagem do nosso camisa 10 em alguma rede social? Se não viu é porque você não vive nesse século!

Uma das ferramentas de marketing preferidas de Neymar são as redes sociais, o garoto é muito ativo. Ele faz publicações, desde merchandising até coisas do seu cotidiano com seu filho, família e namorada, nosso casalzão #Brumar.

Essa é uma das formas que ele utiliza para está próximo dos seguidores e torná-lo, apesar de tudo, acessível aos olhos do mundo. O marketing e vida social acabam se unindo, fazendo com que os seguidores comprem muito mais a ideia que ele passa.

Há algum tempo o mercado vê uma constante migração, de empresas para as redes sociais. Só no primeiro semestre de 2018, 94,4% das empresas brasileiras já possuem perfis em alguma rede social, de acordo com Social Media Trends.

Essa é a grande oportunidade de fazer com que sua empresa aplique um marketing empresarial de qualidade através das redes sociais. Porém, o fato de criar um perfil não é o suficiente, sua empresa tem que estar ativa.

neymar-redes-sociais

DICA DO CAMISA 10: Não use seu instagram apenas para vender, utilize-o para se aproximar dos seus seguidores. Mostre os rostos dos seus colaboradores e faça com que sua empresa seja idealizada por seus seguidores, como a empresa ideal para trabalhar!

Contratar um social media ou uma empresa para gerenciar suas redes sociais é uma ótima pedida. Isso porque, gerenciá-las não é uma tarefa fácil, é necessário muito mais que uma simples postagem.

Por trás das redes sociais mais bem sucedidas, existe um profissional que analisa e realiza estratégias para que tudo se converta em vendas e engajamento para sua empresa.

#3 Marketing Social – Fazer o bem é sempre bem-vindo!

Umas dos posicionamentos mais interessantes de Neymar, estão ligados às ações sociais, acredito que o mais famoso seja o Instituto Neymar Jr., que apoia e cria oportunidades para crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Esse projeto é muito bem quisto por seguidores do jogador, por outras empresas e personalidades públicas. Isso gera um grande marketing social ao jogador, que cada vez ganha mais adeptos a sua causa.

Já o maketing social atrelado a sua empresa pode render vários benefícios a sua empesa. Além dessa estratégia de marketing empresarial estar ligada ao ato de criar afeição do seu público, pode ajudar a criar oportunidades e parcerias para divulgação do seu negócio.

 

#4 ELE viralizou mais rápido que os memes da Gretchen

“É toiss!” – Neymar Jr.

Viralizar conteúdo é uma arte, que ao contrário do que muitos pensam, não existe receita pronta. Quando uma empresa consegue alcançar isso, através de um texto, vídeo ou imagem, os resultados são gigantescos.

Um mestre em viralizar conteúdos é o nosso camisa 10 da seleção. É só ele dizer uma frase e compartilhar com alguns amigos, que logo você receberá no seu whatsapp. É claro que a sua posição atual e o tamanho das suas redes sociais, (maior perfil de instagram do Brasil, com mais de 99,4 milhões de seguidores) colaboram e muito.

Mas o que queremos te dizer mostrando essas ações, é que no marketing empresarial é sempre válido apostar em tentativas que já deram certo com outras empresas. Por isso, tentar viralizar algum conteúdo de potencial da sua empresa, pode refletir em um aumento no alcance de novos públicos.

Uma dica para viralizar conteúdos é usar tendências que estão sendo muito comentadas!

Case de viral:

Neste exemplo de postagem viral, foi utilizado um tema simples e nada muito arrojado, porém, o tema mexe com o emocional do público por isso foi impulsionado de forma orgânica rapidamente.

 

Para vocês entenderem melhor, essa postagem chegou de forma deliberada no whatsapp de um dos nossos clientes, olha que legal!

Por isso, não pense que para que você consiga viralizar um conteúdo, sua rede precisa ser tão grande como a do Neymar e utilizar grandes produções. Ela apenas precisar tocar no ponto em que seus seguidores se identifiquem.

 

#5 Não é só o Neymar que é influencer, a sua empresa também pode ser

Para uns “Neymor” e para outros o melhor jogador dos últimos tempos, enfim seja qual for o “apelido carinhoso”, que você se direcione a ele, o fato é que Neymar tem uma legião de fãs que os seguem e acreditam no seu estilo de vida.

Ele cria tendência, lança jargões, e é muito fácil sermos impactados direta ou indiretamente por ele. Se você ainda não sofreu essa influência, com certeza seus filhos, irmãos e sua amiga vão ou já estão sendo impactados por ele.

O mais interessante disso, é que Neymar sabe como poucos usar sua influência para se posicionar e atingir a massa. Seja com ações sociais, brincadeiras, sentimentos, enfim, ele usa esse poder para impactar todos ao seu redor.

A sua empresa também pode e deve ser uma influenciadora no meio em que está inserida. A tarefa não é fácil, mas quem disse que alguma é fácil nessa vida! Algumas empresas como o Brownie do Luiz, conseguem exercer esse papel dentro do ambiente em que estão inseridas.

Pelas constantes vezes que vejo empresas e pessoas se tornarem influenciadores, todas se esbarram em um ponto comum, eles compartilham conhecimento adquirido e mostram transparência nas suas ações.

Eu acredito que essa é uma das grandes sacadas para se tornar um influenciador, vocês concordam?

#6 A consagração não vem na hora, mas saiba gerir os conflitos e aprenda com os erros

A copa de 2018 foi uma das poucas vezes onde o nosso garoto não conseguiu levar o título para casa, por isso enormes críticas foram depositadas aos jogadores. O fato de não acertar sempre é muito mais comum do que estamos acostumados, porém, o que nos difere é como assimilamos todas as informações.

Gerir conflitos instagram neymar

Após os jogos, o jogador foi bombardeado em suas redes sociais com inúmeras críticas. Mas ele não perdeu a cabeça, esperou o momento certo e com muita humildade respondeu o seu público.

Acredito que essa é uma das dicas mais importantes que o Neymar tem a passar para sua empresa. Pois, não é sempre que você jogará no time que está ganhando e você tem que está preparado para isso. Entender e aplicar a gestão de conflitos é uma estratégia valiosa.

Para realizar uma gestão de conflitos é necessário:

Entendendo esses tópicos e seguindo o passo a passo na tomada de decisão, sua empresa conseguirá tirar de letra todos os conflitos gerados pelo insucesso e não errar novamente. Aposto que muito antes da próxima copa, o título será seu!

Conclusão

É fato que existem inúmeras possibilidades para realizar marketing empresarial de qualidade, porém é importante estar ciente que para cada empresa é necessário um tipo de estratégia. O que queremos te passar neste conteúdo é que essas possibilidades estão aí, e sua empresa pode se inspirar em cases de sucesso como a do Neymar para potencializar o seu marketing.

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