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Qual a ESTRATÉGIA de marketing CERTA para sua agência de turismo?

É fato que a crise econômica da qual o Brasil começa a se recuperar afetou muitos setores da nossa economia. No entanto, uma área que parece não ter sentido os efeitos dessa crise é a do turismo.

Prova disso é que as atividades relacionadas a esse campo econômico no país cresceram 6,6% em 2017 em relação a 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Se em tempos tenebrosos de crise, verificou-se crescimento, a tendência é que isso se mantenha para os próximos anos e as agências de viagem precisam estar preparadas para se destacar e suprir essa demanda por esses serviços.

Pensando nisso, preparamos este material que falará sobre importantes estratégias de marketing que sua agência deve ficar de olho, se não quiser ficar para trás no mercado.  Vamos a elas!

 

Faça um plano de marketing de resultado

Em primeiro lugar e antes de pensar em qualquer plano de marketing, a empresa precisa conhecer seu nicho de mercado, para que as ações pensadas cumpram seus objetivos. Dessa forma, busque conhecer ações de sucesso na área, já experimentadas e que contem com boa aceitação do público. Mas não se limite a elas.

Um bom plano de marketing busca sempre por novidades e tendências do setor, isso exige esforço, mas certamente implica em ganhos futuros. E não se esqueça de acompanhar o que seus concorrentes andam fazendo. Essa estratégia pode ser valorosa do ponto de vista do que fazer e do que não fazer, visando a atrair e fidelizar clientes.

 

Esteja presente na internet

Isso já nem pode ser mais considerado um conselho, mas sim, uma obrigação. Qualquer empresa que pretenda ter algum sucesso precisa estar no ambiente virtual, pois é lá que seus clientes estão!

Nesse sentido, a primeira etapa de um plano de marketing a ser pensado é ter um site que apresente sua empresa e seus serviços. Mas não faça um apenas para ter um espaço na web, pois no momento de uma busca, o consumidor acabará por permanecer no site que o proporcionar uma experiência mais agradável.

A página precisa ter informações claras, um design atrativo, mas que, sobretudo, seja de fácil navegação e, claro, mobile friendly, ou seja, que possa ser facilmente acessado de qualquer dispositivo móvel, como celulares e tablets.

Não se esqueça também que seu site é, talvez, seu principal meio de comunicação com seus clientes. Assim sendo, disponibilize o maior número possível de formas de contato, como telefones e um chat online, por exemplo.

 

Jogue sua rede, e faça sua agência de turismo ser social

Se a internet é terreno fértil para a realização de negócios, são as redes sociais o centro catalisador de todo esse processo. Elas são o contato mais próximo entre marca e cliente. É por meio delas que as empresas hoje se fazem notar.

Esteja nesse ambiente, utilize-se dele para atrair a atenção para sua marca por meio do compartilhamento de conteúdos que gerem valor para o cliente. E o mais importante: nunca se esqueça de que as redes sociais são o termômetro da percepção do consumidor quanto sua marca. É por lá que ele tentará ser ouvido. Certifique-se de que ele de fato será e utilize-se das mensagens boas e das nem tão boas assim para crescer.

Ser relevante é a melhor estratégia de marketing

Lembre-se que, para que sua empresa consiga uma imagem positiva nas redes, é importante suas publicações irem além da divulgação de ofertas. Esteja nesse ambiente e utilize-se dele para atrair a atenção para sua marca por meio do compartilhamento de conteúdos que gerem valor para o cliente.

Esses conteúdos podem estar em uma sessão, um blog dentro de seu site, o que significará maior número de visitas em sua página e, muito provavelmente, mais vendas!

No caso de uma agência de viagem, por exemplo, por que não criar conteúdos que falem sobre roteiros turísticos, ou sobre as diferentes maneiras em se fazer turismo hoje em dia. Muitos dos que tiverem acesso a esses conteúdos e que se familiarizarem com ele, com certeza formarão uma boa percepção de sua empresa e poderão vir a procurá-la no futuro.

 

Invista em estratégias de marketing online

Ter um site atrativo, de experiência agradável ao cliente, ou ainda utilizar das redes sociais como canal de contato com as pessoas é sim muito importante. Contudo, em um mercado tão competitivo como o atual, talvez isso não seja mais o suficiente para que sua empresa seja vista e garanta sucesso em suas vendas.

E se os clientes estão na internet, é natural que se pense em estratégias de marketing que facilitem que sua empresa seja encontrada por eles.

 

SEO (Search Engine Optimization)

Uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), ou em bom português, Otimização dos mecanismos de busca, por meio da qual é possível que tanto as informações contidas em seu site, como também todos os demais conteúdos da página (os textos do blog acima citado, por exemplo), sejam pensados e construídos visando a contribuir para seu melhor rankeamento nos mecanismos de busca da internet.

Lembre-se que para maior destaque de sua empresa nos buscadores, é muito importante escrever de maneira inteligente, com as palavras-chave corretas para seu negócio!

Investir dinheiro em estratégias de marketing também é uma boa maneira de conseguir ganhos futuros. E num futuro bem próximo! E como diz o ditado, “propaganda é a alma do negócio”:

 

Google Ads

O Gloogle AdWords, por exemplo, é a plataforma de anúncios do Google, onde as empresas podem pagar para, digamos, ter destaque na internet. A vantagem desse tipo de publicidade é que ela pode ser feita para públicos segmentados, ou seja, focar em quem tem mais chances de fazer negócios com sua agência de viagem futuramente.

 

Email Marketing

E por falar em público segmentado, o email marketing é outra ferramenta que também pode ajudar a sua empresa a acertar no alvo quando o assunto for prospectar e fidelizar clientes. E o melhor: a um custo relativamente baixo.

Por meio dele, as empresas podem disparar mensagens com conteúdos, produtos e promoções que realizam, contribuindo para que as vendas aumentem e para que o público esteja mais próximo delas.

O melhor é que, ao contrário do Spam, por exemplo, o e mail marketing tem por objetivo atingir aqueles que podem ter algum interesse em sua mensagem que, se está sendo enviada para alguém, é porque aquela pessoa confiou a você seu email de contato.

Estratégias são muitas e independente do tamanho de sua agência de viagem, algumas delas certamente cabem no seu bolso. O importante é nunca parar de pesquisar e estudar sobre as ferramentas e estratégias de marketing certas para seu negócio.

 

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