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Melhores estratégias de marketing para aplicar na sua empresa em 2021

Conheça quais são as principais tendências de estratégias de marketing de sucesso para 2021 e entenda por que é importante manter sua empresa sempre atualizada

O ano de 2020, apesar de trazer uma série de desafios, ressignificou positivamente o marketing digital.  A intermediação virtual, que já vinha impulsionado a relação entre empresas e seus públicos, ganhou ainda mais força.

Diante desse cenário, é comum que surjam questionamentos a respeito das estratégias de marketing de sucesso. Quais serão as tendências para 2021? Leia as informações a seguir e descubra por que sua empresa precisa aderir à transformação digital.

Conteúdo de qualidade e bem elaborado

Uma das principais tendências de estratégias de marketing de sucesso é a criação de sites responsivos e funcionais. Em 2021, o foco será na oferta da melhor UX possível. A interatividade será a palavra de ordem para agregar valor aos usuários.

Avaliações, jogos, questionários, enquetes e jogos estarão cada vez mais presentes no universo de marketing de conteúdo. Além disso, os seguintes elementos se fortalecerão nos próximos anos.

Micro influência: Os influenciadores menores têm um nicho de mercado específico, o que facilita que as marcas encontrem públicos realmente interessados em seus produtos ou serviços. Com isso, as chances de conversão aumentam consideravelmente.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC): Com a expansão dos recursos disponibilizados pelas redes sociais, a representação autêntica de pessoas comuns, bem como suas experiências e estilos de vida comuns deverão fazer parte de estratégias de marketing.

Comércio social: Além dos canais tradicionais de vendas online, as empresas deverão considerar as redes sociais para tornar seus produtos ou serviços disponíveis para compra. O foco será na experiência de compra simplificada e gatilhos emocionais.

Eventos online: As lives salvaram muitas empresas em 2020.  Com elas, eventos, que antes eram tipicamente físicos, foram ressignificados. Em 2021, festivais, desfiles, exposições, webinars serão ainda mais significativos.

Conteúdo efêmero: A disponibilização de vídeos e imagens por um período de 24h nas redes sociais obtém resposta imediata do usuário. Isso faz com que as marcas construam confiança e reforcem o relacionamento com seu público.

Marketing de nostalgia: O resgate de cases, histórias, linguagens e design do passado é uma das estratégias de marketing de sucesso de 2021. Isso gera empatia e sensação de pertencimento, principalmente no público mais velho.

Veja também: Como trabalhar com o Share Of Search

Tendências de tráfego, segmentação e mensuração de resultados

Os budgets enxutos serão uma das principais estratégias de marketing de sucesso para 2021. Dessa forma, será fundamental focar em ações que otimizem investimentos e aprimorem processos.  Além deles, os seguintes elementos estarão em evidência:

Google Ads: Ajustar campanhas, lances e palavras-chave continuará sendo de extrema importância em 2021. As melhorias contínuas na plataforma oferecerão resultados ainda melhores, além de disponibilizar ótimo custo-benefício.

Pesquisa Semântica: As estratégias de SEO estão cada vez mais moldadas pela forma como os usuários realizam suas pesquisas na internet. Por essa razão, a semântica garantirá a aprimoração do contexto e das intenções de busca.

Assistentes de voz: Essa tendência complementa a anterior. Os mecanismos de pesquisa estão interpretando jargões e linguagem fragmentada e é natural que haja o crescimento do Google Assistant, Amazon Alexa, Siri, entre outros assistentes.

Automação de marketing: O surgimento de novas ferramentas de marketing será o grande destaque do próximo ano. É preciso acompanhar as novidades para ter acesso a estratégias personalizadas e customizadas.

Chatbots: Os chatbots são úteis para oferecer experiências personalizadas ao cliente e trazer benefícios para as empresas. Eles são grandes aliados na geração de leads e na conversão de clientes, além de manter a marca em contato com o público 24h por dia.

Integração online-offline: Marcas que atuam nesses dois cenários deverão ajustar suas estratégias de marketing de sucesso nos próximos anos. A tendência é que a integração de lojas físicas e virtuais melhore ainda mais a experiência de compra online.

Aumento das buscas no Google sem clique direto no site para obtenção de informação: O buscador pretende entregar ao usuário respostas prontas em sua página. Por isso, é importante trabalhar conteúdos para que eles virem features snippets.

Como você notou, as tendências de estratégias de marketing de sucesso manterão o foco na otimização da presença de marcas nos principais ambientes digitais da atualidade.

Vale mencionar que, mesmo em um cenário de incertezas gerado pela pandemia, as apostas em performances nas redes sociais, blogs e sites se mostraram promissoras em 2020. Tudo indica que elas se fortalecerão ainda mais nos próximos anos.

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