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Você já ouviu falar em SEO Off Page? Entenda o motivo desse conceito ser tão importante

Muitas empresas ainda não entenderam a importância do SEO Off Page para o seu negócio online. No entanto, a cada dia que passa esse conceito tem ganhado mais espaço. Então, confira um guia completo sobre o assunto e tire as suas dúvidas.

Você sabe o que é SEO Off Page?

Define-se esse conceito como um compilado de estratégias do que se chama de Searh Engine Optimization. Mas, a grande questão é que elas são aplicadas no espaço fora do site.

Com isso, o objetivo de aplicar essa técnica é conquistar autoridade em um nicho de mercado. Além disso, sem dúvidas esse tipo de SEO melhora a posição de uma empresa perante os mecanismos de busca.

Como funciona?

É comum que algumas pessoas acreditem que esse conceito se limita apenas ao uso de links externos. No entanto, ele vai muito além disso, visto que inclui outras medidas que acontecem fora do site. 

Inclusive, uma menção de outro site sobre sua empresa já faz uma grande diferença. Agora, se você deseja aprender mais sobre a importância do SEO Off Page e como colocar em prática não se preocupe, basta continuar a leitura.

Qual a importância desse conceito?

Ao falar sobre otimização de sites, esse conjunto de estratégias é crucial. Afinal, a cada dia que passa o Google fica mais criterioso e busca por elementos externos que provem que certa página é de relevância.

Essencial para ganhar destaque online

Hoje, é muito difícil encontrar um site grande que não invista em estratégias Off Page. Portanto, esse é um aspecto que não deve ser negligenciado de maneira alguma.

Vários cubos estão espalhados pela imagem, em cada um deles temos o ícone de uma rede social da atualidade. Confira as técnicas de SEO Off Page pode ajudar aumentar sua popularidade.

A diferença entre SEO Off Page e SEO On Page

Dois conceitos essenciais, mas cada um tem seu papel na hora de dar destaque a uma página online. Por isso, antes de qualquer coisa vale deixar claro que nenhum tipo de SEO é melhor do que outro. Assim, aplica-se eles em conjunto.

O que diferencia de forma prática esses termos é que um consiste em estratégias aplicadas dentro do site. Já o Off Page, como o nome já indica, acontece fora desse último.

Ambos conceitos são importantes

Uma maneira de ter noção completa do quão potente é o SEO Off Page é analisando o estudo divulgado pela Moz. Assim, segundo essa instituição, esse conceito impacta em cerca de 50% quando se fala em rankeamento do Google.

Os fatores de ranqueamento para SEO Off Page

Para colocar em prática esse conjunto de estratégias Off Page é necessário entender sobre esses fatores de ranqueamento. Então, perceba como cada um deles contribui para o sucesso e relevância de um site.

  1. Contexto;
  2. Popularidade;
  3. Diversidade;
  4. Texto-âncora;
  5. Confiabilidade.

O ideal é que ao montar uma estratégia para seu negócio, você avalie cada tópico desse. Dessa forma, fica mais fácil até mesmo mensurar a eficácia de cada ação aplicada.

1- Contexto

Uma das coisas que mais impacta na eficiência dos links externos é o contexto. Então, imagine que você tem uma página de receitas. Dessa forma, não faz sentido colocar uma referência a uma página de automóveis.

Por isso, sempre avalie muito bem que tipo de backlink será feito no seu site. Caso contrário, é provável que os resultados da estratégia de SEO Off Page não sejam nada positivos.

2- SEO Off Page e Popularidade

Além do contexto, a relevância é um fator essencial quando se fala em estratégias Off Page. Portanto, na hora de buscar menções para seu site, busque páginas que já têm um certo renome dentro do seu nicho de mercado.

As menções também importam

Lembre-se de que ter sua página mencionada em um site grande já contribui muito para o sucesso da sua estratégia externa. Além disso, quando se tem links que vão para páginas falsas comete-se um erro chamado Black Hat e isso afeta de forma negativa seu negócio.

3- Diversidade

A diversidade de domínios ainda é um dos fatores pouco falados hoje em dia, ainda que seja bem importante. Assim, o mecanismo do Google calcula o quão popular é um site com base nos links que vêm de outras páginas.

Imagine que você montou sua estratégia de backlink apenas em um único domínio parceiro. Nesse caso, o resultado obtido será bem limitado, visto que o ideal é que haja diversidade. Então, esse é um aspecto de SEO Off Page que não deve ser ignorado.

4- SEO Off Page e o Texto-âncora

Esse último termo se refere ao texto em que é criado um link. Dessa forma, faz toda diferença quando ele possui a palavra-chave da página para que está sendo enviada para o leitor.

5- Confiabilidade

O Google tem um sistema chamado ranqueamento com base na confiança. Portanto, ele define os sites mais confiáveis ao levar em conta diversos fatores importantes, como por exemplo:

Esses três tópicos podem ser vistos como pilares também dentro da sua estratégia Off Page. Agora, vale lembrar que tudo citado até aqui se constrói com o tempo e não de maneira instantânea.

Ferramentas de SEO Off Page que você precisa conhecer

No intuito de aplicar, de modo eficaz o SEO Off Page, vale a pena ficar por dentro de algumas opções de ferramentas. Assim, veja como cada uma pode contribuir para sua estratégia.

Majestic

O objetivo do Majestic é a análise dos backlinks. Além disso, essa é uma opção paga, mas ela também conta com a versão gratuita que por si só já oferece dados bem interessantes.

Ahrefs

Com o Ahrefs você consegue até mesmo estudar seus sites concorrentes. Inclusive, ele tem um recurso que te permite encontrar parceiros relevantes para fazer bons backlinks. Portanto, vale muito a pena conhecer.

Google Search Console

Sem dúvidas a ferramenta mais clássica das três citadas. Assim, com ela você fica sabendo se seu site foi penalizado devido a alguma prática como black hat. Além disso, o Google Search Console serve para estratégias On Page também.

Use esse conceito de maneira estratégica

Pronto, agora você compreende o quão importante é esse conceito se quiser ter um site relevante. Caso queira montar um planejamento eficaz de SEO Off Page conte com a ajuda da Agência GRUP. São anos no mercado obtendo os melhores resultados possíveis.

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