Blog de
Marketing Digital

Inbound marketing para agências de turismo: reduza o ciclo de vendas

Inbound marketing para agências de turismo é uma das estratégias que tem sido muito utilizada nos tempos atuais e na qual os resultados tendem a ser bastante positivos.  O termo “inbound marketing” pode ser traduzido como marketing de atração.

Você atrai um cliente em potencial por meio de um diferencial que só a sua agência tem,  seja um conteúdo relevante, algum tipo de solução, ou a resposta a uma dúvida. Essa estratégia representa um canal a mais para se comunicar com seus visitantes, podendo convertê-los em leads (clientes potenciais).

Antes, a comunicação se intitulava realmente como uma propaganda bem mais agressiva e com pouco direcionamento. Uma chuva de propagandas, muitas vezes em momentos inoportunos, o que incomodava quem não estava procurando pelo produto ou serviço oferecido.

Essa forma invasiva de venda, em muitos casos, criava na visão do público, uma imagem negativa a respeito da empresa em questão. O que poderia causar desengajamento e o retorno não esperado.

 

Em que se fundamenta a estratégia do inbound marketing?

O inbound baseia-se na premissa de que compartilhar ou publicar conteúdos relevantes para um público-alvo específico (persona). Ele tem o intuito de adquirir permissão para poder comunicar-se diretamente com um potencial cliente. Criar vínculos, relacionamentos saudáveis e duradouros entre empresa e cliente é o objetivo principal.

Isso quer dizer que, se uma agência de turismo publica conteúdos relevantes e informações diferenciadas, seja a respeito de destinos variados ou qualquer outro tipo de informação relacionada a viagens e turismo, essa agência demonstra autoridade no assunto.

Assim sendo, quando um potencial cliente faz uma busca e encontra respostas para as suas dúvidas, ele naturalmente tende a se sentir seguro e cria uma visão positiva a respeito da agência em questão. Essa segurança faz com que ele permita uma comunicação mais direta.

 

Os pilares do inbound marketing aplicado às agências de turismo

 

O inbound conta com quatro pilares que são essenciais na hora de captar um novo cliente: atrair, converter, fechar e encantar. Entenda mais a fundo como funciona e utilize essas ferramentas a favor do seu negócio.

Atrair

Atrair tem a ver com ser interessante e com gerar uma sensação de segurança em quem está fazendo uma busca. O site de uma agência de turismo precisa oferecer mais que serviços e preços. Muitas empresas hoje fazem o uso de blogs como estratégia de atração.

Nos blogs, por meio do marketing de conteúdo, ferramenta do marketing digital que visa a criação de publicações atrativas e úteis, uma agência pode escrever sobre vários assuntos relacionados a viagens sem invadir a vida de potenciais clientes, criando uma afinidade significativa.

É uma oportunidade inteligente de ser singular e de ganhar a atenção de um usuário por meio de uma busca que ele mesmo iniciou. Faz toda a diferença ser a solução ou a resposta, de forma natural, para um visitante do site.

 

Leia também: ” As 6 armas da persuasão para aplicar no marketing da sua empresa”

Converter

Este pilar tem como foco tornar um visitante em lead.  Nesse ponto, já houve a atração e agora é possível a troca de informações. O usuário está interessado, então é hora de conhecer a fundo seu potencial consumidor.

É preciso saber o que ele busca e, após isso, educá-lo. Em outras palavras, você deve mostrar para o lead as possíveis soluções para a sua busca inicial e, com isso, levá-lo a ver a importância do serviço que a sua agência de turismo oferece.

Se uma empresa sabe o que o cliente procura, fica fácil abordá-lo com conteúdos que sejam relevantes para ele em particular. Aqui vale utilizar de várias ferramentas, como e-mails marketing, calls-to-action (CTA), landing pages etc.

Fechar ou vender

Fechar ou vender é a fase do inbound marketing para agências de turismo em que a equipe de vendas pode agir. Nesse momento, sua agência já sabe o que o cliente quer. Essa é a hora de mostrar que ele terá a melhor experiência se fechar negócio com sua empresa.

Uma vez que seu lead já está engajado, passa a confia na empresa e possui uma imagem positiva. A partir desse momento é importante investir em melhores condições para o fechamento do negócio, como:

  – Descontos;

  – Promoções;

  – Brindes ou algum tipo de vantagem especial.

Encantar

 

Muitas empresas ainda pecam nesta etapa, pois,  após fechar uma venda, se esquecem de realizar um pós atendimento ao cliente ou não oferecem um suporte adequado. O pós-venda é tão importante quanto o momento em que o negócio foi fechado.

Se um cliente fechou negócio com a sua agência, esteja disponível sempre que ele solicitar suporte. Tire dúvidas, responda e-mails, solucione cada questão levantada por ele. Seja relevante na prática! Um cliente se encanta quando precisa de uma empresa no pós-venda e esta se mostra tão interessada quanto no momento inicial.

Zelar pelos seus clientes possibilita vendas futuras e ainda faz com que o nome e imagem da empresa fiquem positivos no mercado.  Um cliente satisfeito divulga sua agência, tornando mais eficaz o processo de novas captações e reduzindo o ciclo de vendas.

 

B2B e B2C e suas principais diferenças

Business to Business (B2B) são transações de negócios de uma empresa para outra empresa. Já o Business to Consumer (B2C) são negociações entre uma empresa e uma pessoa física. Saber a diferença entre um e outro, muda tudo, na hora de decidir a melhor estratégia de marketing.

Enquanto o marketing para B2C deve ser voltado para atingir a emoção do cliente, o B2B precisa ser voltado para atingir a razão. Ou seja, uma empresa que vai fechar negócio com a sua agência precisa ver um ganho real e em longo prazo.

O que será avaliado por um cliente B2C são as experiências proporcionadas ao ter negociado com a sua empresa. Já um cliente B2B, avaliará o quanto lucrou, quais portas se abriram e quais soluções foram criadas por ter fechado negócio com a sua agência.

 

Estratégia de marketing para clientes B2C

Se a sua agência vende para pessoa física, as estratégias de marketing certeiras deverão ser voltadas para a qualidade de relacionamento, indicação e imediatismo. Em matéria de relacionamento, aposte na conquista do cliente, invista em promoções e marque presença nas redes sociais.

Quando se fala em indicação, seja uma empresa de turismo que atenda de forma eficiente a necessidade do seu cliente a ponto dele indicar sua agência para amigos, conhecidos e familiares.  E se tratando de imediatismo, pessoas físicas, geralmente, buscam satisfação imediata. Ofereça sempre benefícios imediatos, como forma de atração.

 

Estratégia de marketing para clientes B2B

Quando se fala em B2B, o processo e ciclo de vendas tende a ser mais demorado, já que não se trata apenas de atrair uma única pessoa. Empresas têm diversas pessoas envolvidas em um só processo de negociação.

Portanto, se sua agência de turismo negocia com empresas, vale investir em fatos comprovados, definição da persona e continuidade. Fatos comprovados são dados que devem ser destacados em relação ao retorno que o cliente em potencial – neste caso, a pessoa jurídica –  teria se fechasse negócio com a sua agência.

Definir a persona e ter informações relevantes possibilitará a criação de conteúdos e materiais que visam atender as necessidades específicas dessa persona. E, em relação à continuidade, as empresas buscam por parcerias que tragam resultados de longo prazo. Se sua agência oferecer soluções duradouras, é mais certo que fechará negócio.

 

Redução do ciclo de vendas

Quando se trata da redução do ciclo de vendas, o inbound marketing para agências de turismo  é eficaz porque atua diretamente em pontos-chave. Ou seja, sua agência atrai, converte, vende e encanta o cliente de forma certeira.

Tudo precisa ser bem definido. É muito importante quando se fala em redução do ciclo, levar em consideração o funil de vendas. Cada estágio do funil precisa ser respeitado e os conteúdos postados, devem estar de acordo com o nível de interesse da persona.

Se tudo estiver em seu devido lugar, o interesse da persona aumentará rápido e gradativamente, levando-a a fechar negócio em menos tempo.

Observar cada etapa do inbound é igualmente importante. Se o seu cliente está encantado com a sua agência, ele indicará os seus serviços a outros. O novo lead já procura pela sua empresa com uma imagem positiva e com grandes chances de fechar negócio. Isso também reduz o ciclo de vendas.

 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais a respeito do assunto para utilizar de todas as estratégias para sua agência de turismo aumentar lucros de forma eficaz? Você pode obter consultoria gratuita para a sua empresa.

Cadastre-se em nosso site. A Agência GRUP tem prazer em ver sua empresa crescer.

 

Latest Posts
4 de dezembro de 2018

O seu objetivo é alcançar o topo do sucesso, mesmo sabendo que isso não é algo muito simples. Vemos as […]

29 de novembro de 2018

Criar conteúdo para a internet não é nenhuma missão impossível, mas se você não seguir algumas orientações próprias do universo […]

Fique por dentro de
todas as novidades!