Blog de
Marketing Digital

Inbound, a estratégia de marketing que vai fazer muito bem ao seu negócio

Todo relacionamento começa pela atração. É o primeiro contato que desperta o interesse e abre caminho para algo mais duradouro no futuro. Nos negócios, não é diferente. Por isso, a principal estratégia de marketing que uma empresa pode adotar atualmente passa exatamente pela forma de como atrai seus clientes.

Em tempos de marketing digital, ferramentas online para captação, retenção e fidelização de clientes, atraí-los é algo que nada nem ninguém faz tão bem quanto o Inbound Marketing, ou em tradução livre, exatamente, marketing de atração.
A adoção de estratégias dessa natureza vale para empresas de qualquer ramo e, claro, também para sua agência de turismo.

Inbound? Que estratégia de marketing é essa?

Até bem pouco tempo atrás, estávamos acostumados a receber e perceber anúncios de empresas de uma forma bem mais, digamos, agressiva. Ou vai dizer que a propaganda que interrompe a melhor parte do filme, ou aquelas janelinhas que pipocam na tela do computador não te incomodam?

Esse modelo de anúncio tradicional é conhecido como Outbound Marketing, que hoje ainda tem seu espaço, mas por ser muitas vezes percebido de forma negativa pelo consumidor, vem sendo gradativamente substituído por uma abordagem menos invasiva por parte das empresas.

É aí que entra o Inbound Marketing!

Inbound Marketing preza pela aproximação entre marcas e clientes, prega que isso aconteça de forma natural e que a relação entre as partes vá além da comercial.
Mas como isso pode ser feito?

Que bom que perguntou, pois, falaremos disso a seguir:
A ideia é fazer com que a empresa esteja presente na vida, no cotidiano do seu consumidor (público-alvo). Nessa estratégia de marketing, isso é feito por meio do compartilhamento de conteúdo relevante para a vida dessas pessoas.

Esses conteúdos têm como objetivo não só sanar dúvidas a respeito de determinado tema de interesse do cliente e que faça parte do universo na qual a marca está inserida, como também e, sobretudo, conquistar a permissão para se comunicar com esse consumidor de forma direta.

Uma agência de turismo, por exemplo, que publica conteúdos relevantes para seu consumidor, seja a respeito de melhores destinos para viagens em determinadas épocas do ano, ou promoções de companhias aéreas e hotéis, demonstra que domina esse assunto e pode ser uma fonte de informação relevante.

Isso gera nas pessoas as quais esses conteúdos impactam maior confiança em relação à empresa e aproxima as partes de forma a criar um relacionamento saudável que pode, futuramente, resultar em vendas.

Os quatro pilares do inbound marketing para agências de turismo

São quatro os pilares essenciais que norteiam qualquer estratégia de Inbound Marketing que almeje ser bem sucedida. São eles:

Atração

O primeiro passo é chamar a atenção do cliente para o que você tem a dizer, ou seja, atraí-lo para que receba a mensagem que sua empresa deseja passar e transforma-lo em um visitante regular do seu site, por exemplo, tornando-se assim, audiência para sua marca.

Atração no Inbound Marketing

No caso de uma agência de viagem, uma estratégia de marketing interessante é cativar o cliente através de postagens em um blog interno do próprio site, por exemplo.

Importante salientar que esses materiais não podem ser construídos de qualquer maneira, mas devem levar em conta estratégias que não só tornem a leitura mais fácil e interessante, como também contribua para o melhor posicionamento da página nos buscadores da internet.

Aspectos como a escolha das melhores palavras e das imagens que ilustrarão o conteúdo, escaneabilidade e até o tamanho do texto podem interferir positiva ou negativamente para seu posicionamento.

Essas são algumas das estratégias de SEO, (Search Engine Optimization), ou em bom Português, Otimização dos Mecanismos de Busca, que o blog da sua empresa deve considerar para ter sucesso na captação de clientes.

No Inbound Marketing a propaganda ainda é a alma do negócio

Contudo, por mais eficiente que a adoção dessas estratégias possam ser, em um mercado tão povoado de concorrentes, às vezes elas podem não ser suficientes para dar o destaque que sua marca merece.

Por isso, outra estratégia de marketing também muito utilizada é o Ads do Google. Tratam-se de anúncios pagos, que contribuem para  o aumento de visitas pagas dentro de um site e sua prática ajuda também na indexação de conteúdos.

Novidade: Recentemente o Google anunciou uma atualização dessa ferramenta: São as Campanhas inteligentes, ou Smart Campaigns, desenvolvidas especialmente para atender a pequenas empresas.

Disponibilizar nesses blogs materiais que sanem dúvidas sobre determinados assuntos é uma boa oportunidade de chamar a atenção do consumidor através de uma busca que ele mesmo iniciou. Isso com certeza gera afinidade entre marca e consumidor.

Conversão

Agora que sua empresa já tem para si a atenção do comprador, é hora de ser efetivo na abordagem para torná-lo um lead, ou seja, um comprador em potencial. É a hora de trocar informações e saber detalhadamente o que ele procura.

Conhecer a fundo as necessidades de um consumidor facilita a abordagem e propicia que o direcionamento de conteúdos específicos seja facilitado. Isso faz com que as chances de venda aumentem e muito.

Nesse momento, ferramentas como e-mails marketing, landing pages (aquelas páginas que disponibilizam conteúdos interessantes e em troca o cliente deixa seus dados para continuar a recebê-los), e Calls to Action (CTA) que é a chamada para a ação, podem contribuir para o convencimento do cliente de que seu produto é o que ele procura.

Venda

Agora você já sabe exatamente o que seu lead deseja. É hora de usar isso a seu favor para fechar o negócio!

Se o consumidor chegou até aqui é porque confia na imagem que sua empresa passou e acredita que o negócio será satisfatório.

No entanto, isso não é suficiente. E para garantir não só a venda, como também a satisfação do cliente, é importante oferecer algo mais, como um desconto, um brinde ou ainda outro tipo de vantagem.

Encantamento

Venda fechada, é hora do algo mais. É o momento de se diferenciar de seus concorrentes e ir além, estando próximo ao cliente inclusive após a conclusão do negócio.

Encantamento do cliente

Nesse momento, sua empresa deve prestar toda assistência de pós-venda. Tirar todas as dúvidas que ele possa vir a ter, ser solícita sempre que ele precisar de seu suporte ou, em outras palavras, contribuir com o que puder para que a experiência do comprador seja positiva.

Isso contribui não só para a fidelização, como também cria uma imagem positiva de sua empresa no mercado. O que gerará mais vendas e fará com que o processo de captação de novos clientes seja mais fácil.

Tendências do Inbound Marketing para os próximos anos

Falamos até aqui sobre o Inboud, estratégia de marketing que cada vez mais se mostra essencial para o sucesso das empresas.

Mas por mais ganhos que ele possa trazer, aqui vai um conselho de amigo: se destacar no competitivo mercado atual demanda um pouquinho mais de trabalho.

É preciso conhecer a fundo o consumidor, seus concorrentes, seu produto e dentro de todo conhecimento acumulado, estruturar aquele que será seu modelo de ação.

E como acontece com tudo na era digital na qual estamos inseridos, essa estratégia também está em constante mutação e adaptação para, cada vez mais, atender aos gostos dos consumidores.

Assim sendo, separamos algumas estratégias de marketing que são apontadas como tendências para os próximos anos, para que você e sua empresa já se preparem para o que vem por aí e saiam na frente na hora de buscar novos negócios.

Seu vídeo é um show!

A popularização do Instagram mostra a força e o impacto que o uso de imagens tem para passar uma mensagem.

Isso comprova o que alguns estudos apontam em relação à percepção de que os usuários estão muito mais afeitos a consumir conteúdos por meio de vídeos devido a maior facilidade na assimilação da mensagem em relação a um conteúdo escrito.

E onde está o maior número de cliques, é para onde o mercado também caminhará cada vez mais.

Lives no Instagram

E por falar em transmissões de vídeo, as Lives, ou transmissões ao vivo realizadas em redes sociais também apresentam tendência de crescimento quando associadas a negócios.

Um estudo realizado pela Livestream mostrou que quase 80% dos negócios B2B que se valeram dessa ferramenta apresentaram um satisfatório retorno do investimento, além do aumento do interesse por esses produtos.

Chatbots

Chatbots são, em suma, programas de computador que simulam serem humanos no atendimento a consumidores. Esses programas começam a se popularizar em sites e até páginas do Facebook e são capazes de, entre outras funcionalidades, vender produtos, sanar dúvidas e até mesmo fazer orçamentos solicitados por clientes.

Assim, tanto do ponto de vista do dinamismo nos processos de venda, quanto na economia proporcionada por esse sistema informatizado, essa é, sem dúvida, uma forte tendência a ser assumida pelas empresas daqui para frente.

E aí, esse material foi relevante para que você entenda um pouco mais sobre essa estratégia de marketing fundamental nos dias atuais? Esperamos que sim.

Mas não pare por aqui, ainda há muito a se aprender!

A boa notícia é que nós da Grup estamos constantemente aprendendo com esse mercado em mutação e produzindo conteúdos para que você continue se aprimorando e tendo cada vez mais sucesso em suas empreitadas. E para ficar por dentro de tudo o que produzimos, assine nossa newsletter.

Ainda temos muito o que falar quando o assunto é boas práticas em marketing digital.

Latest Posts
13 de fevereiro de 2019

Toda estratégia de marketing digital está voltada para gerar tráfego uma vez que é a partir desse fluxo de visitantes […]

5 de fevereiro de 2019

Competir dentro do ambiente digital tornou-se uma realidade para a grande maioria das empresas, especialmente para aquelas que nasceram nesse […]

Fique por dentro de
todas as novidades!