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Inbound marketing: um guia completo para você conferir e aplicar em seu negócio

O inbound marketing tem como foco atrair, converter e encantar clientes por meio de diversas estratégias. Mas, ao contrário do marketing convencional, ele faz uso de ferramentas como técnicas de SEO, redes sociais e criação de conteúdos relevantes.

Você já ouviu falar em inbound marketing?

Essa ideia se baseia em criar e compartilhar conteúdo para um determinado público-alvo. Assim, o objetivo é simples, conquistar o lead, convertê-lo em cliente e a partir daí, estabelecer uma relação com ele a longo prazo.

Um conceito essencial hoje em dia

Em resumo, essa estratégia visa atrair usuários para o seu negócio e isso acontece devido à mensagem que sua empresa passa. Por isso, ele é chamado de Marketing de Atração e é um conceito essencial para quem quer expandir a cartela de clientes e de lucros.

As vantagens de se investir em estratégias de inbound marketing

Ter a chance de atrair novos leads por meio de um conteúdo de qualidade e relevante oferece vários benefícios para empresas de qualquer porte ou área de atuação.

O marketing tradicional tem alguns aspectos falhos que são compensados no inbound. Dessa forma, veja quais resultados são possíveis gerar com essa estratégia.

1 – Atinja o seu público-alvo

Um dos prós do inbound marketing é o alcance maior de público. De fato, segundo um estudo de 2017 da Content Trends, negócios que adotam a criação de conteúdo conseguem o dobro de visitas a mais do que as empresas que não investem nisso.

Mais do que quantidade, o diferencial dessa estratégia é a qualidade. Já que, faz a atração de uma audiência mais segmentada, com potencial de compra bem maior.

2 – Mensure seus resultados em tempo real

Acompanhar em tempo real sobre a aplicação do seu marketing é essencial, a fim de saber com maior precisão se as estratégias estão dando certo ou se requer mudanças. 

Fique de olho em tudo, mas também se atente para elementos como SEO, marketing de conteúdo, bem como, redes sociais. 

3 – Otimize o ciclo de vendas com o inbound marketing

Ele mostra o tempo gasto desde o primeiro contato com o lead até o momento da conclusão do negócio. Aliás, sem deixar de levar em conta todas as etapas desse processo. 

Dito isso, quanto maior o período despendido para converter o usuário, maior será o ciclo. Portanto, isso representa um custo mais alto para a empresa. A vantagem do inbound marketing é que ele reduz o tempo gasto para que um lead se transforme em um cliente.

O funil de vendas

Para fazer com que o cliente alcance a etapa final o quanto antes, é essencial entender como é essa jornada de compra. Isto é, conhecer bem cada fase desse modelo.

No topo está a grande maioria do seu público, então, cerca de 80% do seu conteúdo deve corresponder a essa primeira etapa. O restante deve se dividir entre o meio e o fundo, fases finais do funil.

Aprenda as diferenças entre inbound e outbound marketing

O outbound envolve estratégias mais comuns como contato por telefone, e-mail e diversos tipos de anúncios. Portanto, o investimento em ações é mais alto e é mais difícil medir a precisão dos resultados. 

Já o inbound marketing, por outro lado, envolve um custo menor e é possível estimar os resultados de modo mais preciso. Além disso, faz uso de conteúdos de qualidade para atrair a atenção de uma audiência específica. 

Conceitos com características marcantes

No inbound, é mais fácil ter uma relação mais próxima com o público. Dessa forma, tem-se como características principais:

Agora no outbound, que utiliza estratégias de marketing mais tradicionais, ele se destaca por:

Etapas do inbound marketing

O inbound possui quatro etapas e cada uma delas tem como objetivo final atrair clientes e fazer com que eles tenham uma relação duradoura com a sua marca.

Um processo bem completo

Por possuir várias etapas é que essa estratégia se torna tão útil e eficaz. No entanto, é bem simples de entender e se divide da seguinte forma:

  1. Atrair;
  2. Converter;
  3. Vender;
  4. Encantar.

1 – Atração

O inbound marketing não busca atrair o máximo de visitantes para uma página, mas sim os leads certos. Portanto, a ideia é chamar a atenção daqueles que têm maiores chances de se converterem em clientes no futuro. 

Isso acontece em canais digitais como sites, blogs e redes sociais, assim, a atração se faz por meio de conteúdos relevantes e interessantes.

2 – Conversão é uma das etapas do inbound marketing

Ao atrair novos usuários e fazer com que se tornem leitores do seu blog, por exemplo, vem a etapa de convertê-los em leads. Ou seja, clientes em potencial. 

Graças a geração de conteúdo, é possível estreitar a relação com o público. Para isso, é preciso investir em ferramentas como:

Inbound Marketing, Convertendo Leads em Vendas ou Clientes. Ilustração 3D de funil de compra sobre fundo preto. Conceito de marketing de entrada. Conversão de leads em vendas.

3 – Venda

A terceira etapa do inbound marketing é a parte mais importante, já que consiste em transformar os leads em clientes. Isso, de fato, vai exigir da empresa um conhecimento maior sobre quem é a sua persona.

Como funciona?

Para ser bem-sucedido nessa etapa, é preciso fazer uso de certas ferramentas de marketing e vendas, como:

4 – Encantamento

Após concluir um negócio, surge o momento de transformar o mais novo cliente em um fã da sua marca. Isto é, um defensor dos seus produtos ou serviços. Isso é possível por meio de um atendimento pós-venda de qualidade.

Com isso, o consumidor vai voltar a comprar com você. Além disso, vai indicar a sua empresa para terceiros e ficará menos suscetível às investidas da concorrência. 

Métricas do inbound marketing

Ficar de olho nos resultados é essencial para saber se a estratégia está dando certo. No entanto, é preciso ter atenção para não avaliar métricas em excesso ou analisar os indicadores errados.

Há muitos parâmetros para se medir o sucesso do inbound. Portanto, é fundamental que a sua empresa opte pelo melhor de acordo com a sua realidade.

Escolha as melhores para seu negócio

Dentre as principais opções de métricas para inbound marketing, as que tem ganho destaque são as seguintes:

Aplique esse conceito na sua empresa

Essa estratégia é incrível, no entanto, pode ser que você esteja na dúvida se ela, de fato, é a ideal para o seu negócio. Mas, não se preocupe, pois é possível usar o inbound marketing nos mais diversos setores.

O processo de atração é bem adaptável e é eficaz para empresas de diferentes tamanhos e mercados. Além disso, com a assessoria da Agência GRUP é possível aplicá-la em seu empreendimento de forma bem-sucedida.

Entre em contato o quanto antes com essa equipe especialista em marketing e comece a sua jornada rumo a novos clientes, bem como, maiores lucros.

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