Blog de
Marketing Digital

Likes no Instagram: Conheça as regras do novo algoritmo!

O Instagram é uma rede social cada vez mais utilizada para marketing digital, por oferecer vários recursos favoráveis a este uso. Entretanto, não basta criar uma conta para sua marca: para ter uma boa visualização, é necessário saber como usufruir dos segredos do algoritmo do aplicativo!

O algoritmo do sistema foi alterado no início deste ano. A especulação sobre as novas regras levou à criação de boatos, de modo que a rede social precisou divulgar alguns insights sobre as alterações. Confira as novidades e o que fazer para garantir sua presença no feed dos clientes!

A ordem do feed do Instagram

Até 2016, o Instagram organizava as postagens de acordo com uma única variável: o tempo. Depois desse ano, ele pôs fim à ordem cronológica, o que deixou várias pessoas curiosas sobre os critérios da rede social para definir a ordem dos posts.

Vários usuários ficaram insatisfeitos com a mudança, e desde então os desenvolvedores do app têm lutado para agradá-los. Por isso, no início do ano, a cronologia das fotos voltou a ser considerada. Além dela, são avaliados o interesse pelo conteúdo e o relacionamento entre as contas.

Desse modo, o feed não ficará desatualizado, mas também não ficará cheio de conteúdos irrelevantes. Por isso, é importante que seu material seja de alta qualidade, para atrair potenciais clientes por meio do interesse no conteúdo.

No Instagram, likes realmente importam?

Se você quer vender uma marca pelo Instagram, os likes são muito necessários! Eles sinalizam interesse dos clientes pelo seu conteúdo, fazendo com que ele apareça mais vezes em seus feeds, e também mostram um bom relacionamento, o que é benéfico pelo mesmo motivo.

Outra dica para conseguir um bom índice de interesse é investir em conteúdo que leva tempo para ser visualizado, como vídeos ou “carrossel”, aquela sequência de imagens. A permanência do usuário na postagem é outro ponto considerado neste critério.

O fator relacionamento é afetado por várias coisas: basicamente todo tipo de interação (curtidas, comentários, stories assistidos) é levado em conta. Além disso, o novo algoritmo considera a reciprocidade como um diferencial. Responder os comentários, por exemplo, é tão importante quanto recebê-los!

A polêmica dos 7%

Quem está acompanhando as novas regras deste algoritmo provavelmente já ouviu falar que o Instagram está permitindo que apenas 7% dos seguidores vejam seus posts. Isso seria um grave problema, se não fosse fake news. Porém, muitas páginas fizeram uso disso para ganhar curtidas.

Os responsáveis pelas alterações no algoritmo já declararam para a mídia que não há nenhum valor fixo que dite o quanto os posts serão visualizados: isso depende puramente da administração de marketing da sua página.

Instagram Patrocinado: o que é e como usar!

É provável que você já tenha visto alguma postagem patrocinada ao rolar seu Instagram. Elas são muito eficientes para atingir os clientes, isso porque são automatizadas e direcionadas para públicos escolhidos por você, além de terem seu impacto analisado pelo próprio aplicativo.

Essa ferramenta permite todas as interações possíveis pelos posts normais (curtidas, compartilhamento, comentários, seguir o perfil), além da possibilidade de CTAs, que podem redirecionar o usuário para outras páginas da web, como blogs e lojas virtuais.

Ao todo, são 13 opções de gerenciamento das postagens. É claro que tamanha otimização não seria gratuita: a rede social exige que pelo menos R$ 1,00 seja gasto diariamente para manter uma campanha no ar.

Saber sobre as mudanças no algoritmo é importante para que você possa planejar uma divulgação eficaz e utilizar as novas regras para impulsionar a sua marca ao invés de escondê-la. Para ficar sempre atualizado e receber outros artigos sobre marketing digital, assine nossa newsletter!

 

Latest Posts
28 de maio de 2020

Não espere o período de isolamento social terminar para otimizar os processos de marketing digital de sua empresa Desde que […]

2 de outubro de 2019

Saiba como se apropriar do mundo digital para alavancar o alcance da sua empresa. Se você se dedicar a fazer […]

Fique por dentro de
todas as novidades!