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Como aplicar o Marketing Emocional? Veja cases de sucesso

O Marketing Emocional pode ser o que falta em seu negócio para que ele alcance o sucesso. Afinal, a emoção tem uma forte influência tanto nas relações humanas, quanto na decisão de compra. Por isso, veja as suas vantagens e casos reais bem-sucedidos.

Entenda o conceito de Marketing Emocional

Nesta estratégia, o objetivo é criar uma conexão emocional com o consumidor. Portanto, diferente dos demais tipos de marketing, vai além de apenas despertar sentimentos nos consumidores.

O intuito é estabelecer um elo, a fim de convencer o indivíduo a finalizar uma ação. Seja ela de compra ou se inscrever em uma lista de e-mail. Dessa forma, a missão aqui é explorar uma determinada emoção, por exemplo:

Um sentimento que é forte o bastante para afetar a decisão de compra de um consumidor, sem dúvida, foi uma emoção usada como peça chave para uma estratégia de Marketing Emocional de um negócio.

Saiba porque esse marketing pode ser uma estratégia eficaz para a sua marca

Nada é mais poderoso do que a emoção. Isso porque, elas duram por um longo tempo depois de serem sentidas. Então, veja os benefícios do Marketing Emocional para a sua empresa.

1 – Ajuda os clientes a lembrarem de você

Note que a emoção tem uma forte ligação com a memória. Assim, elas podem ser tanto lembranças felizes, quanto aquelas que o deixam triste ou irritado.

É impossível não associar um sentimento a um momento da vida, evento ou até mesmo uma propaganda. Ao fazer o seu público sentir algo, é possível que aquela emoção fique com ele, bem como a chance de que ele se lembre do seu produto ou serviço.

2 – Marketing Emocional impulsiona as vendas

Segundo o livro Brand Immortality de Pringle and Field, anúncios que envolvem a emoção são 31% mais eficazes do que aqueles que seguem um padrão mais tradicional.

3 – Aumenta as chances de fidelização

Quando um cliente sente uma conexão com a sua marca, tenha a certeza de que ele vai se manter fiel ao seu negócio. Além disso, consumidores fidelizados tendem a indicar a sua empresa para outras pessoas de seu convívio. 

Essa propaganda “boca a boca” é o melhor tipo de publicidade e há mais chances de alcançá-la por meio do Marketing Emocional

Diversas pessoas segurando emoticons felizes. Aplicação de marketing emocional bem trabalhada.

Veja como aplicar o Marketing Emocional

O início do seu sucesso por meio dessa estratégia de marketing certa requer entender como ela funciona e de que forma pode te beneficiar. Assim, com as dicas a seguir, será possível saber como criar uma campanha com a dose adequada de emoção.

1- Crie uma boa narrativa

Não há quem não goste de uma boa história. No marketing, então, ela é a base para uma campanha eficiente, pois ajuda a:

Com a narrativa perfeita, o empresário é capaz de gerar emoção até mesmo para o serviço ou produto mais improvável. Mais do que um storytelling eficaz em seu conteúdo, é essencial buscar outras estratégias de marketing de sucesso e impacto.

Usar depoimentos de outros clientes agrega muito a sua publicidade, por exemplo. Além disso, não deixe de contar a sua própria história em seu site, em especial, sobre o começo da sua carreira.

2 – Identifique e conheça o seu público

Saiba que não é possível fidelizar um cliente se a sua ideia é atingir tudo e todos. Por isso, uma boa estratégia de Marketing Emocional ou de qualquer outro tipo, busca, acima de tudo, a segmentação do público.

Um anúncio divulgado para o maior número de pessoas faz pouco sentido em comparação a uma mensagem que tem o objetivo de atingir um alvo em específico.  

Nesta primeira situação, inclusive, essa ação faz a sua marca parecer menos autêntica, quando o objetivo aqui é demonstrar valor. Portanto, conheça o seu público e crie a mensagem certa para ele.

Surpreenda-os

Causar surpresa no consumidor é uma das formas de fazer com que ele se lembre do seu produto ou serviço. Assim, crie novas ideias ou use aquelas já conhecidas, mas com uma abordagem renovada.

Adicionar uma dose de provocação também não é ruim. Isso porque, pode fazer com ele pesquise mais sobre o seu negócio. Sem dúvida, despertar o interesse é o primeiro passo para converter alguém em um cliente.

3 – Seja autêntico em sua estratégia de Marketing Emocional

O público não gosta de se sentir pressionado a comprar algo. Assim, quando uma pessoa se depara com um anúncio, espera autenticidade, ou seja, criar uma conexão. Em outras palavras, ele não quer se sentir como apenas mais uma venda.

Dito isso, mostrar que o consumidor pode confiar na sua empresa é essencial. Mas, isso só é possível quando se demonstra ser alguém autêntico. Aliás, aprenda a não subestimar o seu público, pois ele percebe quando algo não é real. 

Seja sincero em seu branding, bem como reflita sobre os seus valores e os de seu negócio. A fim de entender como eles se cruzam com os dos seus clientes.

Diversas pessoas felizes segurando emoticons felizes. Marketing emocional bem aplicado temos pessoas felizes.

Veja cases de sucesso para você se inspirar

Antes de criar o seu Marketing Emocional, confira alguns exemplos reais de grandes empresas que investem nesta estratégia e fazem sucesso ao despertar a emoção do seu público.

Coca Cola

A marca é muito popular no quesito conexão humana com o objetivo de criar lembranças positivas. Assim, em uma de suas campanhas, a Coca permitiu que os seus consumidores pedissem latas do produto personalizadas.

O público podia mandar mensagens escritas nelas e enviar para os seus familiares e amigos, por exemplo. Aliás, algumas até chegaram a tapar o logotipo da empresa, o que mostra que a mesma coloca as relações humanas à frente da própria identidade.

Cadbury’s e o Marketing Emocional

Na Páscoa de 2021, a marca criou para os seus consumidores irlandeses e britânicos uma campanha de caça aos ovos online. Por meio dela, era possível conectar familiares distantes em plena pandemia.

O participante escondia um ovo virtual em qualquer parte do mundo, graças a um app de Realidade Aumentada. Dessa forma, ao encontrar, o familiar ganhava um ovo de verdade.

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Saber despertar a emoção do público hoje é essencial. Afinal, cada vez mais empresas têm investido nesta ideia. Dessa forma, entender como funciona o Marketing Emocional é o primeiro passo.

Crie uma história e seja fiel aos seus valores, a fim de que se identifiquem com você. Para ajudá-lo, conte com a GRUP, a maior agência de Marketing Digital, que oferece os mais diversos serviços, visando o seu sucesso e uma maior atração de clientes.

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