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Marketing Empresarial: O que é e qual sua Importância?

Hoje, vivemos em um mundo em que a forma de consumo de produtos e serviços mudam freneticamente. Empresas buscam formas inovadoras de interagir com os consumidores e venderem seus produtos. Porém, algumas cometem o pecado de deixarem de lado o marketing empresarial. E isso pode colocar tudo a perder.

Neste post, você vai aprender o que é o marketing empresarial, como aplicá-lo e quais as estratégias mais assertivas, além claro, de entender como é possível conciliá-lo com estratégias digitais. Quer fazer a sua empresa destacar-se? Continue com a leitura.

O que é o marketing empresarial

Com o crescimento do marketing digital e do inbound marketing, as empresas até se aproximaram mais dos clientes, passaram a oferecer experiências enriquecedoras por meio das jornadas de compra. Porém, essa entrega de valores ao cliente só é possível se a empresa estiver bem estruturada.

Antes de falarmos da importância do marketing empresarial, é importante que você saiba o seu conceito e entenda uma diferença crucial entre ele e o marketing digital. Enquanto o último é uma estratégia de médio e longo prazo, o empresarial é um conjunto de estratégias de curto e médio prazo.

O marketing de empresa engloba toda estratégia desenvolvida para o marketing digital e offline, o que envolve toda a equipe de colaboradores, para que as metas organizacionais sejam cumpridas. Com o alinhamento interno bem feito, as estratégias para encarar o mercado ficam mais assertivas.

O objetivo desse marketing é aumentar a visibilidade da empresa. Através de ações diárias, o marketing empresarial proporciona a captação de novos clientes, além de atender as demandas dos atuais consumidores, dos seus colaboradores e da sociedade que faz parte do seu nicho de atuação.

Outra diferença entre o marketing empresarial e o digital é que, como o próprio nome sugere, ele possui ações bem pontuais para a própria empresa. É feito um estudo para que se entenda a real necessidade da empresa, bem como as metas e o nível de satisfação dos colaboradores.

O comprometimento da sua equipe é essencial para que qualquer estratégia de marketing funcione. Por mais que pensamos nos clientes, e por isso elaboramos inúmeras estratégias de conteúdo, nenhuma ação funciona sem o empenho e compreensão da equipe pelo trabalho a ser executado.

Qual a importância do marketing empresarial?

O que é marketing empresarial?

Em um cenário econômico competitivo, o mercado não permite falhas e o consumidor exige um nível de entrega das empresas beirando a perfeição, porque ele já compreende que a sua experiência é que tem guiado as ações de marketing.

O marketing empresarial é essencial para que a sua empresa tenha essa compreensão dos anseios do consumidor e possa oferecer soluções assertivas. E, além de ajudar na percepção do mercado, é o marketing de empresa que irá propagar as ideias inovadoras do seu negócio.

Após a execução da estratégia planejada, a sua empresa ou negócio será vista pelo mercado como uma referência do seu nicho de atuação. Conquistará a confiança dos consumidores necessária para fidelizá-los, além de despertar um interesse de possíveis clientes.

Como criar uma estratégia assertiva de marketing empresarial

Agora que você já sabe da relevância do marketing empresarial, deve estar se perguntando como colocar em prática, não é mesmo? Para que a sua estratégia funcione, é de suma importância que você conheça os 4 Ps do marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça.

Vamos aprender sobre eles:

Produto

O Produto é aquilo que a sua empresa irá vender. E, não se engane pelo nome, um “produto” pode tanto ser um objeto como um serviço prestado. É importante que o seu produto vá além de uma oferta material.

Demonstre ao cliente que a sua empresa vai não só solucionar o problema dele, mas entregará um produto disruptivo, que irá agregar valor à experiência. E, deixe transparecer que a solução foi pensada exclusivamente nele.

Preço

O Preço é o valor monetário pelo qual os consumidores irão pagar para adquirir o seu produto ou usufruir do seu serviço. É importante, também, pensar que o Preço é o valor que você assume que vale o seu trabalho.

Muitos empreendedores veem o Preço como a melhor forma de lucrar, mas também pode servir como fator atrativo para os consumidores. Estabeleça uma política de preços coerente com o seu mercado de atuação, nada de valores exorbitantes, nem preços muito baixos.

Praça

A Praça é o ponto comercial da empresa, onde seus serviços são executados e onde seus produtos são expostos e adquiridos. Mais do que os lugares físicos, a Praça também é o ambiente digital, seja um e-commerce ou só um site.

Promoção

A Promoção, apesar de vir após o Preço, não está relacionado a descontos no produtos, mas sim as campanhas de divulgação do seu produto ou serviço. A Promoção deve envolver todos os canais comunicacionais da sua empresa, sejam digitais ou não.

Como aumentar suas vendas

Agora que já falamos o básico do marketing empresarial, sua importância e como elaborar uma estratégia, que tal utilizá-lo como uma ferramenta de crescimento? Junto ao Marketing Digital e suas boas práticas, eles irão proporcionar um crescimento exponencial ao seu negócio. Veja essas dicas!

Aumentando vendas com marketing empresarial

Conheça o seu público

Nada adianta você gastar seu tempo e investimento em uma estratégia de marketing se você nem conhece quem irá consumir seus conteúdos, comprar seus produtos ou requisitar seus serviços. Essa é uma etapa vital para a construção de qualquer estratégia.

A gente consegue produzir e entregar algo de valor quando a gente sabe com quem estamos conversando. Por isso, uma dica é criar, logo cedo, a sua persona. Um personagem semi-ficcional que representa o seu consumidor ideal.

Com a persona criada, você consegue elaborar uma estratégia argumentativa de venda mais assertiva. E, após criar essa primeira persona, você consegue vislumbrar o seu público-alvo, criar mensagens mais empáticas e uma interação natural com seus consumidores e futuros clientes.

Esteja nas redes sociais

Depois que você conheceu, de verdade, o seu público-alvo e entendeu quais seus anseios, é hora de conversar com ele. Com a inovação constante dos meios de comunicação, está mais fácil interagir com sua persona. Hoje, é possível encontrar quase todo mundo em um único lugar: redes sociais.

O fenômeno dessas plataformas de interação, junto à popularização dos smartphones, praticamente nos conectou ao restante do mundo, 24 horas por dia. São diversas as redes sociais e propósitos diferentes. Mas com certeza a sua persona está em uma delas.

Se todos estão lá, por que você não estaria? Crie um perfil em cada rede social, desde que seja relevante para seu negócio e que sua persona esteja lá. Mas, não basta criar o perfil, é preciso criar interação. Nessas horas, o trabalho de um bom social media é fundamental.

A presença nas redes sociais é fundamental para a sua estratégia de marketing empresarial pois, além do canal de interação com o público, permite que você explore outras formas de comunicação, mais informal e interativa, além de reforçar a sua marca.

Para que você não faça feio nas redes, é importante que você entregue conteúdos condizentes com a plataforma. Por exemplo, estude os algoritmos do Instagram, para que os likes não sejam em vão. É importante ter em mente que, por mais informal que seja a

interação, há interesses profissionais.

Invista no marketing de conteúdo

Já que falamos tanto em reforçar a marca, criar uma interação espontânea com seu público, nada mais justo que usar e abusar das estratégias de marketing de conteúdo. Porque todo mundo quer ser visto como referência de mercado e especialista na área de atuação.

O marketing de conteúdo ajuda a atrair a atenção de possíveis novos clientes, de forma espontânea, através de materiais produzidos pela sua empresa e que, além do objetivo final de venda, são conteúdos que educam e agregam valor à experiência do cliente na interação com sua marca.

Para alinhar a estratégia de conteúdo com o marketing empresarial, elabore conteúdos nos mais diversos formatos, que seja consumido pelos mais diferentes tipos de consumidores e que possa ser veiculado em diversos canais. Engana-se que conteúdo resume-se aos textos em blog. Produza vídeos, proponha seminários via web, disponibilize e-books, guias.

Por fim, o mais interessante de uma estratégia de marketing de conteúdo é a naturalidade com que a interação passa a acontecer e o posicionamento que a sua empresa alcança sempre que mantém ativa essa boa prática de entrega de conteúdos relevantes. Assim, você passa a ser referência no mercado.

Faça uso do e-mail marketing

Muitos podem torcer o nariz para o e-mail, afinal, somos bombardeados com dezenas de spams e outras dezenas de mensagens que a gente nem faz ideia de como fomos encontrados. Mas para quem tem uma estratégia de marketing empresarial bem estruturada, o e-mail é essencial para o relacionamento com cliente.

Por que o e-mail é tão importante para a sua estratégia? Pense com a gente: nas redes sociais, estamos expostos para todos os demais usuários, então somos encontrados por qualquer um que esteja na plataforma. Qualquer um pode nos abordar, mesmo contra a nossa vontade.

Por isso alguns alegam a falta de privacidade das redes sociais como algo ruim. Mas o e-mail ainda é algo mais reservado. Primeiro, porque não é todo mundo que tem o hábito de usá-lo frequentemente, como utiliza o Facebook, por exemplo.

Ninguém troca e-mail numa conversa informal, como adiciona o perfil de alguém que acabou de conhecer numa roda de conversa. Então, o nosso e-mail pessoal acaba quase que esquecido, usado em sua maioria das vezes, para formalidades.

Então, se algum possível cliente o entrega o seu endereço de e-mail, com certeza ela deseja saber mais sobre você e as soluções que você tem a propor. Aproveite a dica sobre as redes sociais e entregue, via e-mail, conteúdos relevantes e que atenda às expectativas da persona.

Hoje, existem plataformas que auxiliam a sua empresa a gerenciar toda a sua base de contato, além de criar uma um fluxo de nutrição para os clientes que procuram a sua empresa. Crie uma estratégia com divulgação de conteúdos relevantes para cada perfil e momento do cliente.

Fique atento a tudo que é dito sobre você

A sua estratégia de marketing empresarial tem relação direta com o branding e a percepção da sua marca pelos consumidores. Por isso, é importante que a sua presença nas redes sociais, por exemplo, seja ativa. Acompanhe o que é dito sobre você, em suas publicações ou nas interações dos clientes.

É importante que você tenha a percepção da imagem que a sua empresa está passando. O que as pessoas admiram na sua marca, o que elas dizem sobre seus produtos e, principalmente, quais são as queixas. Ter essa percepção apurada evita crises e permite que você crie campanhas mais assertivas.

Seja alguém que resolva problemas

A sua estratégia de marketing empresarial não pode ser focada apenas em resultados internos, como aumento no número de vendas, meta batida etc. O objetivo é entregar as melhores soluções para os seus clientes e se posicionar como uma empresa referência, que resolve de verdade os problemas.

A sua postura deve ser de alguém decidido, referência no assunto e que está disposto a resolver as dores do cliente. Produtos e serviços todas empresas oferecem, por isso a sua postura no mercado será decisiva para que as pessoas comprem a sua marca.

Endomarketing

Falamos bastante da importância de criar uma estratégia para relacionarmos com os clientes que, por pouco, não esquecemos de citar os responsáveis por fazer a estratégia de marketing empresarial dar certo. Para que a sua empresa mantenha-se saudável, é importante investir na sua equipe.

O Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para a organização ou empresa. Chamado, por vezes, de Marketing Interno ele é um conjunto de ações internas para nutrir o relacionamento entre empresa e colaboradores, a fim de motivar e engajar seus funcionários, além de reduzir o turnover.

Últimas dicas

Antes de terminarmos a nossa conversa, é importante falarmos sobre alguns erros que as pessoas cometem ao estruturar o seu marketing empresarial. Então, para que você não desperdice tempo e investimento com uma estratégia errônea, fique atento a essas dicas finais:

Com certeza, você já compreendeu a importância do marketing empresarial e não irá deixá-lo de lado. Para tornar ainda mais assertiva suas campanhas, não esqueça de conciliá-lo as estratégias digitais. Conheça nosso serviço de social media e otimize seus investimentos.

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