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Marketing Multinível – Você sabe como ele funciona realmente?

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede ou marketing de relacionamento, surgiu a mais de 50 anos no mundo. É um modelo de negócio já consolidado em alguns países de economia desenvolvida e que vem se fortalecendo cada dia mais no Brasil.

Seu principal conceito é criar uma rede de consumidores fiéis através da indicação e da venda direta, permitindo que as pessoas recebam uma comissão por isso.

A tendência é que o tradicional modelo de distribuição de produtos que sai da fábrica, passa pelo distribuidor, atacadista, varejista e chega ao consumidor final, seja substituído pelo marketing multinível, permitindo que o produto saia da fábrica e vá direto paras as mãos do consumidor sem passar pelos “atravessadores”.

Isso significa que as empresas que adotam esse modelo de negócio, pagam menos impostos e têm mais lucro, pois a quantidade de intermediários no processo é menor e, ao economizar nos impostos, sobra mais lucro para ser dividido com seus empreendedores independentes.

A história do Marketing Multinível e da Venda Direta

Os primeiros negócios de MMN nos Estados Unidos foram a Califórnia Vitamin Company, fundada em 1920 e depois renomeada Nutrilite em 1939, e a California Perfume Company, incorporada em 1909 e renomeada Avon Products em 1932.

Em 1959, a Amway, empresa de origem americana, líder mundial no mercado de vendas diretas, lançou um modelo de negócio baseado no relacionamento onde, através da recomendação e indicação, pessoas poderiam vender,consumir produtos e ter a oportunidade de ganhar dinheiro com isso.

A venda direta movimenta anualmente mais de 14 bilhões de dólares e o Brasil é o 4º maior país do mundo nesse mercado. No entanto, o mercado de MMN sofre alguns preconceitos por ser, muitas vezes, confundido com pirâmide financeira, que é um esquema totalmente ilegal.

Descrição de marketing Multinível

Como saber diferenciar Marketing Multinível de Pirâmides Financeiras?

Existem grandes diferenças entre pirâmides financeiras e empresas que praticam o marketing multinível de maneira idônea e legal. Veja as principais:

#1 – O primeiro ponto é verificar se a empresa é associada à ABEVD – Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas. Uma entidade fundada em 1980, para promover e desenvolver a venda direta e o MMN no Brasil e apoiar as empresas que vendem produtos e serviços diretamente ao consumidor final.

A ABEVD estuda sobre a reputação da empresa, verifica se ela paga impostos corretamente, se seus produtos possuem valor comercial real, entre outros. Ou seja, é ela quem vai nos dar garantia da confiabilidade e idoneidade da empresa.

#2 – Verifique se a empresa à qual você pretende se associar possui uma sede física registrada e onde está localizada.

#3- Preste atenção ao plano de pagamento da empresa. Ele é baseado exclusivamente ou majoritariamente em recrutamento de pessoas?

#4- Existem produtos físicos a serem comercializados? E esses produtos possuem um valor justo ou são superfaturados? São produtos que você compraria e usaria independente de ser um empreendedor dessa marca?

#5- Procure saber se a empresa recolhe impostos corretamente, quem são seus fundadores e há quanto tempo ela está no mercado.

Além disso, no Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidos da CVM/Senacom, é possível encontrar informações detalhadas sobre a diferença entre pirâmide financeira e MMN.

Afinal, o Marketing Multinível é um bom negócio?

Ao contrário do que muitas pensam, o marketing multinível não é uma forma de ganhar dinheiro fácil. Para ter sucesso nesse mercado é preciso trabalhar, mas trabalhar muito!Porém, é um trabalho meritocrático, que depende única e exclusivamente do seu esforço. Seus ganhos serão proporcionais ao seu empenho!

O multinível é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender, mas nunca teve condições de fazer grandes investimentos para iniciar seu próprio negócio. Afinal, sabemos que abrir o próprio negócio requer investimento não só financeiro, mas também de tempo.

MMN = Empreender sem risco

Com o marketing multinível, você tem a oportunidade de ter seu negócio próprio a um investimento irrisório, pois a maioria das empresas exige apenas que você adquira um kit de produtos inicial para se tornar um parceiro da marca e ter acesso a todos os benefícios que o plano de bonificação oferece.

Isso significa que não existe risco de “quebrar”, caso o negócio não dê certo para você. E o melhor: o empreendedor pode trabalhar em tempo parcial. Isso mesmo! Para se tornar um empreendedor de MMN não é preciso deixar a sua atividade principal.

Na verdade, a maioria das pessoas começa a desenvolver o trabalho em busca de uma renda extra, um plano B. Porém, com o passar do tempo, seus ganhos com o MMN podem igualar à sua renda principal e até ultrapassá-la!

Quando chega nesse ponto, muitas pessoas optam por se desligar de seus empregos tradicionais e dedicar exclusivamente ao multinível, uma vez que já construíram uma rede sólida, uma renda crescente e podem trabalhar sendo donas do seu próprio tempo, ou seja, sem chefe.

 

Principais empresas de Marketing Multinível no Brasil e do mundo

Como já citamos, o modelo de negócio multinível já existe há muitos anos no mundo e de um tempo pra cá, vem ganhando força no Brasil. Principalmente em tempos de crise, quando as pessoas buscam por maneiras de diversificar seus ganhos.

Abaixo listamos algumas empresas de MMN mais conhecidas no Brasil e no mundo e seu segmento de atuação:

Amway:

Como já falamos anteriormente, foi uma das empresas pioneiras de MMN no mundo. Com um grande leque de produtos vendidos por preços baixos e alta qualidade, a Amway se tornou uma gigante mundial, com empreendedores em mais de 100 países.

Herbalife:

Uma das maiores empresas de nutrição do mundo, fundada nos Estados Unidos, tem seus produtos comercializados em mais de 90 países, sendo o Brasil seu maior mercado na América do Sul.

Polishop:

Empresa 100% brasileira, fundada em 1999, mas apenas em 2011 abriu seu canal de vendas diretas e MMN. Marca fortemente reconhecida por suas propagandas na TV e lojas em shoppings, comercializa mais de 1200 produtos inovadores e exclusivos, oferecendo um plano de bonificação atrativo e justo aos seus empreendedores.

Mary Kay:

Empresa norte-americana, atua no ramo de cosméticos há mais de 40 anos. Oferece às suas consultoras de beleza uma oportunidade de serem donas do seu próprio negócio e alcançar sua independência financeira. O carro rosa é um dos principais reconhecimentos oferecidos pela empresa.

Se você ainda tem dúvidas se o marketing multinível é ou não um bom mercado para se trabalhar, clique aqui e assine a nossa newsletter para saber mais sobre o tema!

 

 

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