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Veja quais as principais métricas de sucesso para o marketing digital da sua empresa

As métricas têm o papel de dar um direcionamento para as próximas ações da sua empresa

No mundo do marketing digital é muito comum ouvir a palavra métrica, mas, quem vai abrir uma empresa agora ou quem ainda está entrando no assunto pode ficar um pouco confuso. O que é isso? Por que é importante? Eu preciso usar? 

Todas essas perguntas serão respondidas neste artigo. Saiba o que são métricas de sucesso, para que servem e quais são as principais. Veja tudo sobre o assunto a seguir!

O que são métricas de marketing

As métricas de sucesso são valores que medem as tendências de uma determinada ação de marketing da empresa. Elas são importantes porque explicam e diagnosticam causas de problemas. 

Esses valores são usados para entender quais são as ações que não estão funcionando. Isso ajuda a redirecionar as estratégias de marketing e torná-las mais assertivas. 

Com as métricas de sucesso a equipe de marketing da empresa consegue estudar as ações que dão certo sem achismos. A empresa usa isso para tomar decisões importantes com base em dados e pesquisas reais e comprováveis.

Métricas mais importantes 

As métricas que vamos falar a seguir devem ser usadas juntas para ajudar a criar e medir uma mesma estratégia de marketing. Veja a seguir quais são as mais importantes e as principais características:

Retorno sobre investimento 

A métrica de Retorno sobre Investimento, ou ROI, avalia diretamente o lucro que você teve com determinada ação. Ela é uma das mais importantes da sua empresa e, por isso, nunca deve ser deixada de lado. 

Todas as empresas precisam saber qual é o lucro que receberam diante de uma ação. Isso ajuda a determinar se esse investimento está valendo a pena e, caso os números sejam positivos, quando aumentar o valor aplicado. 

O Retorno sobre Investimento tem uma fórmula que ajuda a sua equipe a descobrir o valor dessa métrica: ROI = (Receita obtida – valor investido) / valor investido. 

Custo por Lead (CPL)

Quando é criada uma estratégia de marketing, o orçamento que será usado para atrair leads já está definido e informado para toda a equipe. As ações serão pautadas com base nesse valor. 

Vamos assumir que a empresa X investiu 20.000 em uma campanha e atraiu 8.000 leads. Dentro dessa hipótese, o CLP é 2,5. Esse valor é obtido a partir da divisão entre o que foi aplicado e o número de pessoas que foram convertidas. 

Essa métrica ajuda a controlar o financeiro da empresa, além de indicar quais são as estratégias e os portais que mais atraem leads. 

Custo por Mil (CPM)

O Custo por Mil é a métrica que informa quanto a empresa teve que gastar para que um anúncio fosse visto por 1.000 pessoas. Ela ajuda a controlar o dinheiro que foi investido em cada divulgação. 

O CPM é usado quando a estratégia da empresa envolve publicidades pagas e em campanhas de branding. Uma dica é usar o custo por mil apenas quando souber exatamente qual é o seu público-alvo, assim você evita perda de capital. 

Métrica de conversão

A taxa de conversão mede quantos indivíduos se tornaram leads. Ou seja, é quando uma pessoa dá um passo importante no funil de vendas e se torna um cliente da empresa.

Sem a conversão de leads, a empresa não vende, isso faz com que a marca perca visibilidade e dinheiro. Essa métrica ajuda a entender se as estratégias para captação estão funcionando ou não.  

Visitas no site

Essa métrica é muito importante, já que ela torna possível saber quantas pessoas se interessam pelo seu site e visualizam ele. É legal se, aliada a esse tópico, estivesse a taxa de visitas únicas na sua página online. 

Assim, vai ser mais fácil saber quantas pessoas estão voltando para a sua página e quais são os artigos ou informações que tem mais procura. Essas duas métricas são essenciais, principalmente se a sua empresa trabalha com Inbound Marketing

Mystery Shopping (cliente oculto)

O Mystery Shopping, ou cliente oculto, é uma métrica usada pelas empresas que querem entender mais a fundo como é a experiência do cliente em todos os processos da marca.  

Essa métrica consiste em avaliações feitas por pessoas comuns contratadas para observar e relatar os serviços da empresa por meio de experiências pessoais. 

Quando eu preciso usar as métricas

As métricas devem ser usadas sempre, isso inclui a etapa de planejamento também. Se a sua empresa contratou uma agência de marketing digital, como a GRUP, peça relatórios frequentemente. 

As métricas devem ser feitas no planejamento, na execução da estratégia e ao atingir o objetivo da ação. Mas, também é recomendado usá-las depois de atingir o alvo para saber se vale investir mais nessa mesma operação. 

A agência de marketing digital GRUP trabalha com marketing digital e dados importantes para dar ao seu negócio um retorno sobre todas as ações feitas. Nossa empresa tem o dom de usar as métricas de sucesso para elevar a sua empresa. 

Conte com os trabalhos de marketing digital de resultados da GRUP! Acesse o nosso site e saiba tudo sobre os benefícios que a sua empresa vai conquistar conosco. 

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