Blog de
Marketing Digital

Mobile First – Sua empresa pode não aparecer mais no Google!

Você está lendo esse post por mobile?

Pare por alguns instantes e pense: quais atividades do dia a dia você realiza pelo celular? Redes sociais, compras, movimentações bancárias, trabalho, entre tantos outros Por um acaso está lendo esse texto pelo celular? Há uma grande chance da sua resposta ser postiva e, por isso, trouxemos algumas informações que você precisa saber sobre mobile first.

Tem se tornado cada vez mais comum utilizar dispositivos móveis para realizar afazeres do cotidiano. A praticidade do acesso à internet pelo celular ou tablet em qualquer lugar que tenha wifi, ou cobertura de dados móveis, fez com que as pessoas usem cada vez menos o computador, até mesmo dentro de casa.

Pesquisas apontam que, no Brasil, o número de smartphones corresponde a quantidade de habitantes do país. Por essa razão, a venda e o consumo de dispositivos móveis ultrapassou os computadores e notebooks e cresce a cada dia.

Os acessos aos sites e envio de e-mails via dispositivos móveis também aumentaram significativamente, fazendo com o que os desenvolvedores de sites repensarem os formatos das páginas da web, surgindo então o mobile first. Para que você entenda a importância do mobile first, começaremos pelo conceito:

O que é mobile first?

O método foi criado em 2010 por Luke Wroblewski e publicado em seu livro intitulado Mobile First, no ano de 2010.

Como o próprio nome já diz, traduzindo para o português literal: primeiro o celular.  A ideia principal do mobile first é que os projetos sejam criados colocando os dispositivos móveis como prioridade e, posteriormente, seja ajustado para o desktop.

Nesse sentido, todo o processo desde a arquitetura do projeto ao seu desenvolvimento é feito pensando na melhor experiência do usuário, para que ela seja completa e satisfatória. Tecnologia e marketing precisam trabalhar juntos para produzir design e conteúdo de acordo com a necessidade de cada site e o seu respectivo público alvo.

As capacidades técnicas de um site para dispositivos móveis precisam ser pensadas para atender as demandas do usuário com um design organizado para uma tela menor (comparando com o desktop), textos diretos e práticos, além da programação de fácil carregamento e navegação.

Veja o exemplo do site da Agência Grup na tela de dispositivo móvel com a técnica do mobile first:

Mobile First GRUP

Mobile First agência GRUP

 

Mobile First x Design Responsivo

São dois conceitos muito parecidos, mas se diferem na concepção. Veja só:
 – Design Responsivo : São os sites que se “adaptam” aos tipos de tela a qual é acessado. Nesse caso, o site foi desenvolvido inicialmente para desktop, porém, ele se modifica em questões de dimensões, imagens flexíveis e outras configurações fluidas.

Mobile First: Como vimos logo acima, esse método é inverso ao design responsivo. O desenvolvimento do site é elaborado para dispositivos móveis e, posteriormente, adaptado com derivações do projeto inicial para os computadores.

Quando se tem um site desenvolvido para desktop e é necessário adaptá-lo para a versão mobile, são feitas uma série de adequações para caber tudo em um espaço reduzido. Na maioria das vezes, alguns componentes e informações precisam ser removidos para comportar o principal. Sem dúvidas, é muito mais fácil criar um layout bem elaborado para uma tela maior (no caso dos computadores), mas, ajustá-lo para os dispositivos móveis dão um tremendo trabalho.

Por isso o mobile first tem crescido tanto, quando o design do site é direcionado para as telas menores, os ajustes para o desktop são mais fáceis e bem mais adaptáveis.

Existem 03 pontos imprescindíveis que mostram a importância do mobile first e suas técnicas, na prática. São elas: usabilidade, acessibilidade e arquitetura da informação.

– Arquitetura da informação: A tela é reduzida e é movimentada através do touch.

– Usabilidade e acessibilidade: O comportamento do usuário e a conexão móvel limitada.
É preciso, então, definir o que é fundamental para a experiência do usuário, otimizar o site e priorizar conteúdos para que tudo saia conforme o planejado quando os clientes acessarem sua página pelo smartphone.

A importância do Mobile First para o Google

Os últimos levantamentos e pesquisas apontam que a maioria das buscas no Google são feitas pelo celular. Mais de 50% do tráfego em diversos sites também vem dos dispositivos móveis.

Recentemente, o Google acrescentou novos algoritmos ao processo de indexação de buscas, e o mobile passou a ser um importante fator de rankeamento.
Os mecanismos do Google estão utilizando primeiramente o conteúdo da versão mobile para rankear as páginas do site.

Se o site da sua empresa não possui a versão mobile, não precisa se desesperar tanto. O Google não descartou a indexação pelos formatos de site para desktop, eles ainda são utilizados. Porém, se a concorrência já utilizar as técnicas de mobile first, bem provavelmente ela estará na sua frente na busca.

Além de se destacar no Google, o que é muito importante, a importância do mobile first pode ser vista a médio e longo prazo. Uma navegação agradável e satisfatória pelo site, futuramente pode se reverter em vendas e posicionamento positivo dentro do segmento da empresa.

Como falamos no início desse texto, os acessos pelos dispositivos móveis tem crescido constantemente e a tendência é só aumentar. Por isso, abordamos importância do mobile first.

Aplicar o conceito de mobile first é um trabalho que deve ser feito em conjunto com o design, programação e conteúdo. Todos os detalhes precisam estar alinhados para que o site funcione perfeitamente e cumpra a sua função de apresentar a empresa, expor seus serviços e produtos, vender e interagir com o cliente!

Através dele é possível aprimorar ainda mais a experiência do usuário e se destacar nas pesquisas do Google. Otimize o seu site para os dispositivos móveis e veja como a sua performance digital terá mais impacto e gerar mais resultados positivos.

E aí, agora que já sabe tudo sobre o mobile first, se interessou por essa e outras ferramentas de marketing? Assine nossa newsletter e acompanhe todas as tendências do mercado. Conte com a Agência Grup para ter resultados reais com marketing digital!

Latest Posts
21 de janeiro de 2019

Você está lendo esse post por mobile? Pare por alguns instantes e pense: quais atividades do dia a dia você […]

20 de novembro de 2018

O design, segundo palavras de Steve Jobs, está em como as coisas funcionam, não somente em o que vemos ou […]

Fique por dentro de
todas as novidades!