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Marketing Digital

O que é CRO e como a sua empresa deve se beneficiar desta estratégia

Entenda tudo sobre o que é CRO e descubra seus benefícios, formas de uso e tudo o que precisa entender para fazer a sua empresa crescer cada vez mais

O marketing digital é cheio de siglas e nomenclaturas. Uma das que mais causam questionamentos é CRO. Você sabe o que ela significa e qual é sua importância para as estratégias de marketing digital?

Ao longo deste artigo, iremos explicar exatamente o que é CRO e como fazer o uso dessa estratégia. Iremos também apresentar dicas valiosas que, de fato, irão aumentar as conversões para seu site. Confira. 

O que é CRO?

CRO é uma sigla que significa Conversion Rate Optimization, o que pode ser traduzido como Otimização de Conversão. Essa estratégia é usada para melhorar o desempenho de sites e ajudar o usuário a concluir uma ação dentro da plataforma.

Além do foco na conversão, ela pode ajudar a otimizar landing pages. A CRO também é capaz de melhorar as solicitações de demonstrações e calls to action que são disponibilizados no site. 

Estamos diante de uma série de recursos que, como já dissemos, aumentam a média de conversão dentro do seu site. Isso é extremamente importante no universo digital, constantemente, é movimentado pela geração de tráfego.

Benefícios do CRO 

Depois de entender exatamente o que é CRO, devemos falar sobre os benefícios dessa estratégia. Com a Otimização de Conversão, é possível alcançar conquistas bem importantes, como as seguir:

Maior autoridade: Ao utilizar CRO em suas páginas, o acesso dos usuários aos seus conteúdos melhora. Esse é um trabalho que mostra o poder de influência que a sua empresa possui e aumenta o reconhecimento e a autoridade da marca.

Aumento de vendas e conversões: Aumentar a taxa de conversão gera um maior número de vendas como consequência. Ou seja, seu retorno sobre o investimento  (ROI) se torna bem mais atrativo.

Aumento do ticket médio: Vender para quem já está comprando um produto é muito mais fácil do que para quem ainda não é seu cliente. Por isso, você deve investir naquele que já é fiel à sua marca e buscar estratégias para elevar o valor gasto em uma compra.

Resolução de problemas: Os visitantes que acabam desistindo de realizar uma ação no seu site por causa de uma má experiência oferecida pela plataforma, já não terão mais esse problema. Isso porque, com a otimização da sua página, a conversão pode acontecer em ações diferentes.

Menos custo de aquisição de clientes (CAC): Esse tipo de otimização melhora a conversão e não aumenta o investimento em canais de aquisição. Além disso, é uma ótima forma de reduzir o CAC, ou seja, você gasta menos para adquirir clientes e fechar negócios.

Pilares do CRO

Entender o que é CRO também exige saber sobre os seus mais importantes pilares.

Experiência do usuário: Envolve a facilidade que suas páginas oferecem para que os usuários consigam completar as suas ações e encontrar as informações que precisam. Ajuda, também, a fornecer informações pertinentes sobre como oferecer a melhor navegação.

Landing pages: Uma landing page é uma página de conversão que propõe uma oferta que o usuário pode aceitar ou recusar. O foco é sempre ofertar com uma linguagem usada que se mostra persuasiva e objetiva para estimular a conversão.

Testes A/B: São experimentos realizados para observar o que gera mais conversões no seu site. O teste consiste em criar duas versões da mesma página, anúncio, landing page ou qualquer outra peça para entender qual delas o público prefere.

Como usar CRO no seu site

Para te ajudar a conhecer as melhores formas de usar CRO, preparamos uma lista com dicas para melhorar os resultados do seu site.

Testes A/B

Como foi mencionado, ao criar versões diferentes de suas landing pages, você pode testar o que é melhor na visão do seu público. Então o teste A/B das páginas de conversão deverá ser sempre realizado simultaneamente.

Qualificação de leads

Qualificar leads significa entender quem, do seu público, está pronto ou não para a compra. Quanto mais você conhecer os seus clientes, mais fácil será ajustar a estratégia e alinhá-la com os interesses do público.

Otimizar os posts 

A ideia é aproveitar os conteúdos que mais atrai o tráfego do seu site para oferecer um “produto novidade” sobre esse mesmo assunto. Pense nisso como um call to action relacionado ao tema com o objetivo de aumentar a taxa de conversão.

Chatbots

Os chatbots estão presentes nos sites das empresas que querem sair na frente. Funcionam para automatizar o trabalho e responder ao imediatismo de usuários que preferem empresas que respondem rápido às suas dúvidas e necessidades.

Remarketing

Remarketing é basicamente a segunda chance de impactar um usuário que não fez uma conversão em sua página. Ou seja, é uma tentativa de se reconectar com esse visitante de um jeito que o faça lembrar da sua oferta quando estiver em outro site.

Divergir o seu call to action dos outros

Um call to action não deve ser sempre igual, fica muito massante e expressa falta de criatividade. Portanto, procure fugir do tradicional “Entre em contato” e mude essa chamada.

Medir a velocidade do site

A velocidade do site importa muito e faz muita diferença no CRO no marketing. Segundo um estudo da Akamai, os usuários esperam que um site abra em dois segundos. Então, as ferramentas de CRO são muito importantes para otimizá-lo.

Entender a experiência do usuário

Tudo deve começar pelo estudo da persona e dos possíveis problemas que ela encontra no seu site durante a sua jornada de compra. Para melhorar ainda mais essa análise, você pode trabalhar com ferramentas como o Crazy Egg e Hotjar.

As métricas da vaidade, apesar de serem consideradas o ápice do marketing digital, não geram conversões. Pouco a pouco, as empresas estão percebendo que precisam pensar em estratégias para aprimorar processos digitais e focar no que realmente importa. 

Depois de ler o texto, foi possível entender o que é CRO e sua importância  para aumentar a conversão e as vendas. Conte com a Agência GRUP para implantar todos os processos de CRO no ambiente digital da sua empresa e se destacar entre clientes, leads e usuários da internet.

 

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