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Entenda como funciona o outbound marketing e as vantagens que oferece ao seu negócio

O outbound marketing é uma estratégia onde a empresa age de modo mais ativo. Isso porque, ela não espera que o cliente venha até ela, a mesma é que vai atrás dele. Assim, conheça os benefícios dessa técnica e se ela pode fazer a diferença em seus negócios.

Saiba o que é outbound marketing

Acima de tudo, essa é uma estratégia em que uma marca busca de forma mais ativa novos clientes. Aliás, por sua caraterística, é chamado também de Marketing de Interrupção.

Dito isso, a ideia central aqui é interromper a jornada e a rotina do usuário para exibir um produto ou serviço de uma determinada empresa.

Exemplos de outbound tradicional e contemporâneo

Com isso, algumas práticas que se podem destacar aqui são as seguintes:

De forma resumida, o outbound marketing é qualquer modo de propaganda ativo. De fato, os meios acima são ações mais convencionais deste tipo de estratégia. Então, quando se fala na era digital de hoje, alguns exemplos são:

Fica claro, então, que a partir desses caminhos, a marca pretende chegar até o seu público-alvo, ao invés de esperar que o lead chegue até ela de forma orgânica e voluntária. 

Uma mulher de blusa laranja e blazer branco está sentada uma mesa olhando para um homem que está em pé e de blusa social preta, ele está apontando para uma tela na parede da sala que contém um gráfico com valores monetários. Resultados vindos de um bom trabalho de outbound marketing.

Qual a importância desse conceito para sua empresa?

Suponha que você tenha uma startup e pretende lançar um novo produto no mercado. No entanto, antes disso, deseja ter uma noção, um tipo de feedback do seu público-alvo sobre a novidade.

A partir desse retorno, será possível voltar atrás em algumas decisões caso algo não saia como o planejado. De fato, quando se divulga uma mercadoria nova, não dá para fazer benchmarking. Uma pesquisa que avalia a concorrência e cria métricas para o seu negócio.

Isso pelo motivo de que a sua empresa acaba de lançar algo inexistente em sua área de segmento. Então, a melhor maneira de obter um feedback sobre o produto é por meio das ferramentas de outbound marketing.

Um negócio que aproveita as suas oportunidades

Ainda neste exemplo, suponha que a startup tenha criado um app de músicas. Dessa maneira, o seu time comercial liga para alguns contatos, a fim de vender o produto. Assim, alguns deles dão o retorno dizendo que preferem fazer o download onde não há custo.

Essa simples e tradicional ligação por telefone acaba por revelar os interesses reais do público. Ou seja, a partir disso dá para fechar alguns negócios, mas também encontrar pessoas que não estão prontas para isso.

Inbound e outbound marketing: existe diferença?

Entender o conceito e as diferenças entre ambas as estratégias é essencial, a fim de definir qual delas usar com o propósito de atrair novos clientes para a sua empresa.

O Marketing de Atração ou Inbound Marketing cria ações para atrair leads e a partir disso, espera-se convertê-los em consumidores. Já o outbound desenvolve métodos para interromper a jornada de compra do cliente e assim, mostrar os seus produtos ou serviços.

Atenção aos detalhes

Uma das principais diferenças é que neste primeiro, o cliente chega até a empresa. Por outro lado, no outbound marketing, a marca vai atrás do consumidor. Assim, uma estratégia é mais passiva e a outra mais ativa.

Conheça as vantagens de se usar o outbound marketing

Essa estratégia pode trazer bons resultados para a sua empresa. Assim, veja a seguir alguns dos benefícios que as principais ações de outbound podem agregar aos negócios.

Simples de mensurar

Quem atua com análise de dados, tem algumas informações à sua disposição como:

Seguindo-as é possível atingir bons níveis de conversão, bem como, direcionar melhor as suas estratégias. De fato, o outbound marketing gera resultados bem rápidos, então, dá para obter uma amostra de análise em um tempo menor.

A partir disso, a sua equipe pode tomar decisões mais acertadas, de acordo com os dados qualitativos e quantitativos validados.

O outbound marketing e ROI mais veloz

Ao contrário do inbound, este consegue atingir a sua audiência assim que começa o processo de prospecção. Então, segundo o seu ciclo de vendas, por exemplo, dentro de uma semana já é possível atrair mais clientes para o seu negócio.

Com isso, o retorno sobre o investimento acontece de um modo muito mais ágil. Portanto, esse é um dos principais benefícios desta estratégia. 

Validação de premissas

Com o outbound marketing, se a sua equipe de vendas entrar em contato com mil leads em um mês, já possui uma amostra para validar a sua estratégia. Agora, com o inbound, esse tempo em geral varia de seis meses a um ano.

Um benefício que faz toda a diferença

Esse feedback é essencial para que o seu time comercial não perca tempo e nem esforços. Afinal, é trabalhoso alterar uma estratégia por inteiro. Portanto, quanto antes ter esse tipo de retorno, melhor para a sua empresa.

É possível unir inbound e outbound marketing?

Aplicar as duas estratégias é possível em diferentes situações. Na verdade, ambas podem se complementar e assim, otimizar os seus resultados. No entanto, torna-se fundamental avaliar bem os objetivos da sua empresa.

Só a partir disso, crie um plano estratégico a prova de erros, a fim de alinhar os pontos principais de cada tipo de marketing no que diz respeito à prospecção de leads. 

Aplique os dois conceitos

Considera-se que o inbound seja o futuro do marketing. Isso porque, vem se tornando cada vez mais relevante nos negócios e com resultados bem satisfatórios. 

Isso, entretanto, não exclui a necessidade do outbound marketing. Afinal, para alcançar o sucesso da sua marca é preciso ser criativo e inovar de forma constante.

Foque no crescimento da sua empresa

Agregar essa vertente em sua empresa pode fazer toda a diferença. No entanto, a assessoria de profissionais no assunto sempre será a melhor estratégia para ter sucesso em sua área de atuação.
Dito isso, conte com a Agência GRUP para aplicar um marketing de qualidade em sua empresa. Tudo isso a fim de ter resultados reais de crescimento em seu negócio.

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