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Prenda me se for capaz: A arte de fazer marketing usando experiências!

Quais táticas a sua empresa utiliza na hora de aprender novas formas de marketing? Se o caminho utilizado é sempre o mesmo, passou da hora de olhar ao seu redor, dar uma bela observada, se inspirar em quem teve sucesso e tirar lições.

Para tratar desse assunto, resolvi buscar uma das minhas referências preferidas e compartilhar com vocês!

Apesar de ser um filme um pouco mais antigo,  “Catch Me If You Can” ou na tradução “Prenda-me se for capaz”, estrelado por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks ele é uma ótima referência para abordar o assunto  que quero passar a vocês.

Esse filme, queridinho de muita gente, foi baseado em uma história real. Para quem ainda não viu, o drama conta a trajetória de Frank Abagnale Jr, interpretado por DiCaprio. Um impostor que atuou nos EUA na década de 1960.

Para entender melhor,  Frank usava técnicas de aprendizado usando experiências já vividas e aplicava isso em cada vida que vivia. Apesar das suas referências serem um pouco inusitadas, ele teve êxito em quase todas.

De piloto de avião a médico e advogado, Frank observou, estudou e aplicou tudo que aprendeu. Mas o que isso tem a ver com sua empresa? Dizer que a história de Frank é uma inspiração é falar que o crime compensa? Jamais!

O que queremos te mostrar é que não é pecado aprender com quem já fez e deu certo. Por isso, separamos três histórias de empresas que se deram bem utilizando a fórmula de outras.

1 – Aprendendo e superando o professor – A gigante McDonald’s

 

“Sr. e Sra. Abagnale, isso não é uma questão de comparecimento do seu filho. Lamento informar que, na semana passada, Frank tem ensinado a aula de francês da Sra. Glasser.”

(Citação do filme)

Para quem acha que a empresa californiana foi pioneira na área do fast food, está muito enganado!  A história começa com Edgar Waldo, fundador da rede White Castle em 1921. Na época, a população americana era temerosa quando se tratava de consumir carnes preparadas nas grandes cidades, devido às péssimas práticas de preparo.

Edgar, que havia descoberto a carne de hambúrguer em uma viagem, resolveu montar seu restaurante. Ele conseguiu fornecedores credenciados, projetou um ambiente com um interior que passava segurança para os clientes e se apresentou como um restaurante higiênico e com boas práticas de produção.

O sucesso foi tanto que atraiu vários olhares. Empresários visitavam o local e observavam tudo: a rotina de produção, o design, o ambiente e etc. Dentre esses olheiros, estava Patrick McDonald, que adotou a ideia e implantou em seu negócio. Mais tarde, Ray Kroc o transformou em franquia.

 

Observar quem já fez é aprender mais rápido

O McDonald’s hoje é a maior empresa no ramo de restaurantes fast food de hambúrgueres. Bastou observar e aplicar um modelo e ao poucos ir melhorando a ideia.

Frank, por ser um exímio observador e, é claro, muito inteligente, sempre que  percebia o quanto podia ganhar com alguma situação, aprendia e aplicava em uma velocidade muito maior.

Quando ele percebeu que um piloto, na sua época, tinha diversos prestígios e um tratamento diferenciado, decidiu se passar por um. Tratou de descobrir tudo sobre o assunto, observou a forma de falar e de se comportar de um piloto, correu atrás de tudo que precisava e conseguiu se infiltrar perfeitamente.

Assim também foi quando ele se passou por professor de francês, ao perceber que poderia dar aulas muito melhores e mais dinâmicas aos seus colegas.  

 

2 – Xiaomi – a “Apple” da China

“Como você fez isso, Frank? Como você trapaceou no exame da barra na Louisiana?

Frank Abagnale, Jr .: Eu não trapaceei. Eu estudei por duas semanas e passei.”

 

Estudar seu mercado e seus concorrentes é a regra principal para fazer com que sua empresa cresça. O único problema é que são poucas as empresas que fazem isso de verdade, e as que se preocupam em fazer a lição de casa se destacam.

Esse é o exemplo da Xiaomi, que foi fundada em 2010 pelo engenheiro Lei Jun, na China. A empresa fabricante de smartphones bons, baratos e vendidos via internet, apostou em seguir a mesma estratégia de mercado da Apple, outra gigante californiana, que tem como principal tática a satisfação do cliente e não o lucro em si.

A empresa chinesa decidiu não focar na venda, e sim no ganho que os consumidores teriam ao utilizar a marca. Hoje, a empresa está entre umas das maiores fabricantes de smartphones do mundo e só tende a crescer.

Aqui vemos um perfeito exemplo de aprender observando e estudando o mercado. Tanto a Xiaomi quando qualquer outra empresa, não só podem como devem se inspirar em outras para realizar um trabalho bem feito de marketing.

Explorar a sensação, experiência e amor à marca, é uma estratégia que a Apple faz muito bem e não custa nada se inspirar nisso para aplicar na sua empresa.

A melhor referência do filme nesse caso se exemplifica no momento em que Frank decide “ser advogado”. Ele apenas estudou todas as condições, ações e matérias exigidas para a prova da Louisiana e passou.

Ele usava também a referência de grandes filmes para se inspirar e representar um exímio advogado. Muitas vezes, ele superava os conhecimentos absorvidos e se vendia como o melhor na área em que atuava.

Eu realmente sou fã desse cara! rs

 

3 – American Express, Visa e Mastercard

Muita gente não sabe, mas a pioneira do cartão de crédito foi a Diners Club. A ideia surgiu em 1950, quando Frank MacNamara jantava com executivos financeiros, em um restaurante em Nova York, e na hora de pagar a conta, percebeu que tinha esquecido o dinheiro.

Com o fato, ele teve um insight de que poderia existir uma espécie de cartão, com o nome do dono, que pudesse pagar a conta. No início, o benefício de pagar com o cartão ficou restrito para apenas clientes fiéis e em poucos estabelecimentos.  

Nesse mesmo ano, MacNamara deu nome à sua obra. Criou o Diners Club internacional, que dois anos mais tarde ganhou força e foi aceito em diversos estabelecimentos. Pouco tempo depois, A American Express adotou a ideia, e alguns anos mais tarde foi a vez da Visa e da Mastercard.

Hoje, a Visa e a Mastercard são líderes mundiais nesse mercado. Essas empresas  viram uma boa ideia, aproveitaram, aperfeiçoaram e cresceram, passando à frente da Diners.

 

Entenda o que o marketing pode fazer por sua empresa e se inspire em empresas de sucesso

O filme da história de Frank Abagnale Jr., mostra claramente que entender o motivo do sucesso do outro e utilizar isso a seu favor pode ser útil e proveitoso.  Sua empresa tem tido sucesso? O que tem sido feito de inovador?

O que as empresas bem sucedidas no mesmo ramo da sua tem feito para chegar ao topo? Você conhece as estratégias de marketing que estão fazendo diferença nas empresas, quando se fala em divulgação, ranqueamento em sites de busca e crescimento? Qual tem sido o foco da sua empresa?

Seus clientes estão satisfeitos com a forma de abordagem? O número de leads tem crescido significativamente? Pense em cada uma dessas perguntas!Se as respostas demonstrarem que sua empresa está caminhando sem estratégias bem definidas, está na hora de mudar a rota!

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