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Marketing Digital

Quanto as fintechs investem em marketing digital?

Competir dentro do ambiente digital tornou-se uma realidade para a grande maioria das empresas, especialmente para aquelas que nasceram nesse lugar, como é o caso das Fintechs. O Marketing Digital é a ferramenta por excelência para o sucesso nessa competição de mercado.

As Fintechs são empresas que oferecem serviços financeiros exclusivamente no mundo digital. O termo veio da junção de duas palavras em inglês: financial (finanças) e technology (tecnologia).

No cenário da economia atual, serviços e produtos têm, cada vez mais, migrado para o ambiente web. E, com o próprio dinheiro, a situação não é diferente: os serviços financeiros estão entre aqueles que mais se beneficiaram com as inovações tecnológicas.

Hoje, mais de 70% das transações de empréstimo online e cotações são realizadas com intermédio dos smartphones e dispositivos móveis como tablets.

Se um dos principais propósitos das Fintechs é se valer dos recursos tecnológicos para oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes, o primeiro desses recursos deve ser justamente o Marketing Digital.

Fintechs : Menos burocracia para para transações financeiras

O uso dos recursos tecnológicos para criar novos processo e novas ferramentas tem garantido às Fintechs uma grande diferenciação no mercado financeiro, garantindo aos clientes mais praticidade, menos burocracia, custos reduzidos e maior controle sobre operações financeiras.

Em relação aos bancos e empresas financeiras tradicionais, a diferença não está tanto no tipo de serviço – que são basicamente os mesmos – mas na experiência do usuário. Agora, o controle de todas as operações está tecnicamente em suas mãos.

Cada operação realizada pode ser acompanhada por aplicativos ou plataformas especialmente desenvolvidas para um gerenciamento mais preciso das finanças.

Assim, os novos recursos tecnológicos garantem praticidade, facilidade de uso e redução de burocracia, entre outros atrativos que tornam a experiência do usuário muito mais agradável do que o antigo enfrentamento de filas bancárias intermináveis.

Marketing Digital: Base do Sucesso

Não basta apenas contar com o imenso alcance da internet: é preciso utilizar as diversas ferramentas disponíveis para garantir uma aproximação com o público que leve ao seu engajamento com a plataforma.

Quem conseguir fazer isso com eficiência vai garantir a sobrevivência desse tipo de negócio, que está se expandindo num ritmo cada vez mais intenso. Confira a seguir nossas dicas de como usar as ferramentas do Marketing Digital para o sucesso da sua Fintech!

Hoje, o cliente final tem o serviço na palma da mão. Literalmente. Por isso, é preciso garantir que sua experiência no uso dos serviços seja facilitada e atrativa.

Somente assim ele vai se sentir motivado a utilizar a plataforma ou aplicativo continuamente e terá vontade de indicá-ao a seus amigos e familiares, tornando-se um defensor da marca e de seus produtos e serviços.

Um investimento que garante resultados em um curto espaço de tempo. O valor de investimento em links patrocinados é tão incrivelmente mais baixo que os investimentos em formas tradicionais de publicidade e propaganda que a aposta compensa.

Capaz de impactar os clientes no momento de sua busca em sites de pesquisa, os links patrocinados estão entre as ferramentas que mais captam e convertem clientes, o que faz dessa estratégia uma importante aliada na captura de uma demanda que já existe.

Técnicas de SEO também devem ser utilizadas a fim de posicionar o site da Fintech entre os primeiros resultados de uma busca orgânica. Confira aqui dicas importantes de como usar o SEO a favor do rankeamento do seu site.

Aqui está a cereja do bolo no relacionamento com o cliente final. Por meio dos perfis nas diversas redes é possível não somente anunciar todo tipo de produtos e serviços como, especialmente, construir um relacionamento que venha a tornar o cliente um defensor da marca.

Uma presença bem construída em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn (para ficarmos entre as mais importantes do momento) é essencial para levar o cliente a indicar a marca e seus serviços a sua rede de amigos e familiares, promovendo a Fintech a um custo baixíssimo.

Nenhuma ferramenta citada anteriormente será funcional se o cliente chegar até o site da Fintech e não conseguir ou não quiser navegar nele. Então, o layout deve ser agradável e ter design responsivo, adaptado para navegação em dispositivos móveis e já otimizado para sites de busca.

É preciso oferecer conteúdos relevantes, que contribuam para aprimorar o relacionamento com os clientes e fortalecer a credibilidade de marca da companhia. Veja dicas valiosas de como construir esse tipo de conteúdo aqui.

Conheça Fintechs de Sucesso!

BITCOIN

Qualquer pessoa que esteja antenada com o ambiente digital já ouviu falar do Bitcoin, provavelmente a mais famosa dentre as dezenas das moedas virtuais existentes na internet.

Pode ser usada como meio de pagamento de uma forma completamente inovadora, compras em e-commerces e sites de jogos. Os Bitcoins são controlados por uma rede peer-to-peer sem depender de bancos centrais e já movimentam bilhões de dólares em todo o mundo.

KICKANTE

Uma Fintech destinada à arrecadação de fundos financeiros para a realização de um projeto de qualquer espécie.

Chamada de crowdfunding, essa estratégia de arrecadação virtual se baseia no financiamento coletivo por meio de plataformas online. E a Kickante, uma das maiores do setor no Brasil, já lançou mais de 19 mil campanhas, batendo recordes desse tipo de Fintech na América Latina.

GUIABOLSO

Se você quer um aplicativo que ofereça como experiência a gestão sistematizada de seus gastos e investimentos, conheça o GuiaBolso.

Com mais de 2 milhões de usuários, a plataforma se destina à organização e planejamento das finanças pessoais. Entre outras funcionalidades, a ferramenta permite acompanhar detalhes das transações bancárias diretamente no celular.

NUBANK

Provavelmente, a marca Top of Mind do mercado brasileiro quando o assunto é Fintech. Nascido em 2013, o Nubank começou a operar disponibilizando um cartão de crédito internacional sem cobrança de anuidade ou de outras tarifas.

Por meio de um aplicativo, o usuário tem absoluto controle sobre o seu cartão. As informações sobre todas as transações ficam disponíveis em uma linha do tempo. Dessa forma, o usuário sempre consegue saber quando e onde realizou cada compra.

Essa praticidade tem sido a principal inovação no uso de um produto que já é amplamente utilizado pela população. Com essa visão geral sempre atualizada de seus gastos, as chances de endividamento do cliente que usa o Nubank são menores se comparadas aos usuários de cartões tradicionais.

Deu para perceber que o marketing digital é essencial para uma Fintech se estabelecer no mercado de forma vitoriosa. Inscreva-se na nossa newsletter e fique por dentro de mais informações sobre esse assunto!

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