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SEO e Marketing de Conteúdo, se não tê-los como sabê-los

Como bem disse o grande Vinícius de Morais, só vivendo uma experiência para “sabê-la” por inteiro. E com o SEO e o marketing de conteúdo não é diferente! Nós podemos te explicar tudinho, mas você só vai conseguir mensurar a melhoria de resultados em seu site quando aderir à inovação.

É preciso mais do que ser excelente no Marketing de Conteúdo e SEO!

Por mais que sua empresa seja excepcional, e consiga oferecer serviços de qualidade, produtos impecáveis e tenha potencial para se tornar grande, porque é capaz de garantir a total satisfação dos seus clientes, ela não terá um amplo alcance, se não for promovida no mundo virtual.

E é para alcançar essa promoção que o marketing digital trabalha. Enquanto o conjunto de técnicas de SEO torna seu site mais visível nos mecanismos de busca,marketing de conteúdo foca em atrair e envolver um potencial cliente, por meio da publicação de informativos ou conteúdos interessantes.

Então, vamos conhecer um pouco mais dessas técnicas e ver como eles são eficazes para a otimização de sites, quando são utilizadas juntas. Vem com a gente!

Marketing de conteúdo: uma tática eficaz

Marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia inteligente para atrair sua persona para seu site, página, redes sociais, blogs e etc., e de envolvê-la com publicações relevantes, que agregam valor e suprem uma necessidade específica ou sanar uma dúvida.

Sendo assim, quem acessa e lê tal conteúdo, sente-se plenamente atendido e satisfeito. O melhor de tudo: o usuário que clicou e entrou em seu site não foi importunado com anúncios ou propagandas invasivas, ele foi atraído e acessou sua página por vontade própria! Muito bacana, não é mesmo?

Como utilizar essa tática para fechar negócios?

Essa estratégia de atração sutil e agradável faz parte do que chamamos de inbound marketing, que conta com 4 pilares essenciais, que devem ser observados, na hora de criar conteúdos relevantes, converter leads e fidelizar clientes. Veja abaixo:
Atrair: O teor e utilidade do que sua empresa pública no mundo digital define o interesse do usuário. Você sabe o que sua persona procura? Se não sabe, passou da hora de descobrir. Seja especialista em ser relevante!

Converter: Se o conteúdo de sua página mantiver a usuário interessado, é provável que ele informe alguns dados pessoais, faça algum tipo de contato, ou se cadastre, se tornando um lead. Essa é sua deixa para fisgá-lo, apresentando o que ele mais precisa.

Vender: Nesse ponto, é necessário mostrar-se como melhor solução para o problema do lead. Dentre diversas empresas do mesmo ramo que a sua, porque é vantajoso que ele feche negócio com você? Se conseguir deixar claro para um lead o diferencial da sua empresa, ele se torna cliente;

Encantar: Essa fase é o ponto-chave da fidelização. A relação da sua empresa com um cliente no pós-venda influencia diretamente o nome da sua marca no mercado. Cliente satisfeito indica e fala bem, ou seja, faz propaganda gratuita. Pense muito nisso!

Ofereça conteúdo relevante!

Atrair um usuário dessa forma muda toda a percepção que as pessoas têm da sua marca. Isso porque, o foco é o cliente e a necessidade específica dele. Se sua empresa atende a persona de maneira eficaz, o resultado é fidelização e compartilhamento com outras pessoas.

Sua marca se torna bem vista, já que oferece soluções, dicas e respostas úteis. Sua empresa começa a ser indicada para familiares e amigos. Um cliente satisfeito sempre volta e traz outros clientes com ele.

Sendo assim, há redução de custo de aquisição de novos clientes, já que haverá menor necessidade de contratar grandes equipes de marketing. Outro ponto interessante é o aumento do tráfego em sua página, o que leva consequentemente a uma melhor posição do seu site nos mecanismos de buscas.

O resultado de tudo isso é o aumento no número de vendas e serviços contratados. Viu como é sutil? O cliente é quem aciona você, e não o contrário. O tempo de abordagens pouco interessantes e aborrecedoras já passou!

Onde se encaixa o SEO e a otimização de sites

SEO  (Search engine optimization), traduzido como otimização para mecanismos de busca é um conjunto de táticas do marketing digital que visam melhorar o posicionamento de uma página em um rankeamento. O intuito é que seu site apareça na primeira página e nos primeiros lugares.

Quando um usuário faz uma pesquisa em um buscador, como o Google, por exemplo, o resultado retornado é dividido em orgânicos (gratuitos) e os anúncios pagos. O objetivo dessas técnicas é alcançar a primeiras posições sem que seja necessário pagar por isso.

Mas isso é possível?

Sim! É possível chegar ao topo sem pagar, desde alguns pSEOontos sejam minuciosamente observados. Os buscadores do Google, por exemplo, contam com robôs (Googlebot) que fazem uma espécie de filtro de conteúdo, para retornar a um usuário o melhor resultado dentro do que ele está procurando.

Sendo assim, alguns pontos são considerados para que o Googlebot entenda o teor do seu site e de suas publicações e sua página seja bem posicionada:

Alcançar as primeiras posições podem definir muito se seu site terá ou não sucesso, isso porque, cerca de 90% dos usuários tendem a clicar nos anúncios que aparecem na primeira página do Google, o maior buscador da atualidade.

Logo, se seu conteúdo estiver da página 2 em diante, por mais que ele seja de grande vália, ele nem será visto. Por isso, a junção entre as duas estratégias do marketing digital aqui citadas é tão relevante.

SEO e Marketing de Conteúdo de mãos dadas

Vamos pensar um pouco mais: Se o que você produz cumpre o que promete do início ao fim, tem uma estrutura interessante e envolvente, levando o usuário a ficar mais tempo ligado a um conteúdo que publicou, significa que seu site é relevante para as pessoas. Isso é Ótimo!

Mas e se o seu conteúdo muito relevantes não for visto, porque suas personas nem sequer sabem da existência dele? Todo seu trabalho foi por água abaixo, não é mesmo? Ou seja, o que você produz precisa ser encontrado.

O ponto X da questão é que, saber o que oferecer é tão importante quanto ser visto e essas técnicas em conjunto tornam isso possível. Logo, além de saber o que sua persona precisa e como ela fará essa busca.

Sendo assim uma técnica complementa a outra e para que isso seja feito com maestria, é primordial saber fazer. Hoje no mercado existem diversas empresas especialistas em otimização de sites e criação de conteúdos. Nós da Agência Grup somos uma delas.

Se você ainda não conhece nosso trabalho, a hora é essa! Nosso intuito é levar a sua empresa a conseguir os melhores resultados. Venha conhecer um pouco mais em nosso site, temos certeza que será relevante!

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