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SEO off page e o seu incrível poder de alavancar o posicionamento da sua empresa no Google

Se você deseja que o site da sua empresa se destaque no principal mecanismo de busca do mundo, leia com bastante atenção

O bom posicionamento de sites no Google é um dos principais objetivos de empresas que desejam visibilidade e destaque no mercado. Para chegar às primeiras páginas do mais importante buscador, você precisa criar estratégias importantes.

O SEO off page está relacionado ao conjunto de técnicas e atividades que, como o próprio nome sugere, acontecem fora da página de sua empresa. Basicamente, ele diz respeito aos elementos que oferecem links para seu site. 

Em outras palavras, o trabalho de otimização acontece em ambientes externos. Graças ao SEO off page, você terá a oportunidade de saber o que outros domínios pensam a respeito do seu.

Por que os links são importantes para o bom posicionamento de sites?

Se você contar com outros sites e blogs que linkam com sua página, o Google entenderá que seu conteúdo é relevante para o buscador. Dessa forma, a tendência é que ele priorize sua página. 

Isso significa que o Google valoriza e muito as menções e links naturais originários de outros domínios. Isso mostra que sua página pode ser referência para outros sites e usuários. 

Empresa utilizando o SEO off page para garantir que sua empresa esteja bem posicionada no Google

Por que devemos valorizar o SEO off page?

Para responder essa pergunta, primeiramente, precisamos falar sobre o lugar que essa estratégia ocupa no contexto de SEO. São poucos os profissionais que tratam o SEO off page como prioridade. 

A maioria tende a direcionar seus esforços para o on page. Isso pode ser explicado pela falta de controle dos links que apontam para o site, já que não é possível escolher quais domínios farão referência à sua página. 

No entanto, isso não pode ser utilizado como justificativa para a não utilização do SEO off page. Ele deve ser encarado com a mesma importância que outras estratégias. Afinal, é assim que você saberá exatamente como sua empresa é vista pela internet.

Quais são os elementos que interferem no SEO Off Page?

Como você percebeu, receber links e menções de diversas páginas confiáveis pode garantir o bom posicionamento do seu site no Google. No entanto, as estratégias de SEO off page não se limitam a apenas isso. 

Existem outras medidas que devem ser adotadas para que você possa construir um bom relacionamento com outros sites. Além dos links, o Google considera outros elementos para avaliar a relevância da sua página. 

Diversidade e qualidade de backlinks

Os backlinks são os links que originários de outros sites que levam o usuário até a sua página. Quanto mais a sua loja ou seu site é referenciado, mais ele se destaca nos motores de busca. 

Mas, isso não significa, por exemplo, que você pode enganar o Google e enviar centenas de links de um ou dois domínios. O buscador também considera a diversidade da origem.

E não é só isso! A relevância desses sitestambém conta. Isso significa que eles devem ter uma boa autoridade, não só no Google, mas também em outros buscadores.

Empresa utilizando o SEO off Page e autoridade de domínio para garantir o bom posicionamento da sua marca no Google

Autoridade do domínio

Para avaliar a autoridade, não só do seu domínio, mas dos domínios que geram links para você, o Google conta com diversos critérios. Um deles está relacionado ao tempo. Nesse caso, domínios mais antigos são identificados como mais confiáveis. 

Outro critério diz respeito ao conteúdo. Quanto mais conteúdos publicados, mais autoridade tem o domínio. No entanto, eles devem ser de qualidade e contar com uma série de regras pautadas em estratégias de SEO. 

Lembre-se de que autoridade não é uma coisa que se conquista do dia para a noite. Muito pelo contrário! É um trabalho que pode se estender por meses ou anos.  Uma vez que você consegue essa autoridade, a probabilidade de perdê-la é mínima. 

Engajamento

Não são apenas os links que podem fazer seu site ocupar o topo do Google. O engajamento de seguidores e usuários por meio de curtidas e compartilhamento de conteúdo são sinais de que as estratégias de SEO off page estão dando certo.

Com isso, os mecanismos de busca interpretam que seu domínio conta com sinais sociais relevantes. Mas, tome cuidado! Ser relevante não significa, necessariamente, ser popular. Você pode ter milhares de seguidores em determinada mídia social.

No entanto, se eles não interagirem com seu conteúdo, seu domínio acaba não sendo referenciado. Isso pode gerar um efeito bolha e passar despercebido pelo Google. 

Empresários utilizando estratégias de SEO off page para sua marca

O que determina o uso de boas estratégias de SEO offpage?

Diante de todas essas informações, a pergunta de um milhão de dólares é justamente como garantir que seu domínio ocupe as primeiras posições nos principais mecanismos de busca. A resposta é simples, mas o trabalho é bem complexo.

Você deverá estabelecer um plano de ações pautado em técnicas bem específicas para a otimização do seu site. Claro que isso é trabalho para uma equipe especializada que manda bem no marketing digital.

Produção de conteúdos valiosos

A criação de conteúdos de qualidade continua sendo a porta de entrada do seu site. Você deve oferecer materiais bem organizados, avaliações e dados técnicos e soluções para os problemas de suas personas.

Também é importante mencionar opiniões de especialistas no setor, linguagem coerente com seu público, uma dose de descontração e, claro, organização textual e discursiva impecável. 

Habilitar comentários de usuários e produzir artigos relacionados aos seus produtos são ótimas apostas. Claro que isso implica em um trabalho constante, já que seu domínio não pode ser encarado como um depósito de questionamentos e textos. 

Funcionário de uma empresa utilizando o SEO off Page para entender seu nicho

Participação em domínios relacionados ao seu nicho

Essa é uma ótima comparação com o ditado “pensar fora da casinha”. Acesse sites relacionados ao seu nicho, deixe suas impressões e participe de fóruns. 

Essas são ótimas oportunidades para mencionar seu trabalho de forma natural. Falar sobre temas pertinentes aos seus produtos ou conteúdos em outros locais gera inúmeros benefícios. 

Promoção de guest posts

Escrever para fontes de tráfego confiáveis e com autoridade é uma das técnicas mais antigas de link building. Ofereça conteúdos de qualidade para sites e blogs e insira um ou dois mais links que direcionam para seu site. 

Compartilhamento de conteúdos

Os sinais sociais são valiosos fatores de SEO off page. Por isso, é importante manter suas mídias sociais sempre dinâmicas e atualizadas por meio da oferta de conteúdos, como você já sabe, de qualidade. 

É importante distribuir links que levem o público ao seu domínio. Não deixe de disponibilizar botões de compartilhamento para incentivar seu público a ampliar a rede de alcance por meio da viralização. 

Como você percebeu, o SEO off page faz parte de uma importante cadeia de retroalimentação. Quanto mais pessoas estiverem compartilhando seus conteúdos, mais backlinks seu domínio ganhará e, consequentemente, mais autoridade terá. 

Sim! É bem mais fácil falar sobre SEO off page do que aplicar todas as suas técnicas. É por isso que você deve confiar esse trabalho a um time de especialistas que dominam o assunto. 

Aqui na GRUP, a gente trabalha com foco nos resultados, mas sempre considerando cada passo que leva até eles. Nossos serviços são pautados nas principais estratégias de marketing digital para diversos setores. 

E aí? Preparado para ser autoridade nos mecanismos de busca? Aproveite para acessar outros conteúdos do nosso blog e ficar por dentro das principais informações sobre esse universo fascinante. 

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