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Share of Search, você deve conhecer e aplicar em sua empresa

Entenda por que é importante monitorar com atenção a share of search do seu negócio e visualizar o potencial de localização do seu website

O interesse por Share of Search tem aumentado significativamente nos últimos anos. Isso se dá, principalmente, pelo grande impacto que as buscas têm causado nos negócios de todos os tipos de porte.

Você conhece essa nova métrica relacionada à alta performance em busca orgânica? Selecionamos as principais informações a respeito das características desse novo conceito, que foi bastante discutido no EffWorks Global 2020.

O que é Share of Search

O termo Share of Search diz respeito ao total de busca que se faz por uma marca no Google, principal banco de intenções humanas dos últimos tempos. Trata-se de uma métrica que avalia o comportamento dos consumidores nesse mecanismo de busca.

Não é à toa que ela tem sido considerada um dos mais importantes termômetros de desempenho de e-commerce. Em português, “parcela de pesquisa” e um dos seus objetivos é definir o interesse do público por determinada palavra-chave.

imagem de diversos celulares compartilhando informações

Como a Share of Search funciona na prática?

Para te ajudar a entender como a métrica Share of Search funciona, vamos imaginar que você tenha uma empresa que comercializa armação de óculos. Ao pesquisar por “armação de gatinho”, quantos % de pessoas está sendo direcionada ao seu site?

As informações coletadas farão com que você use esse indicador para melhorar o posicionamento e atrair mais leads para sua página. O resultado é maior relevância no Google e, claro, aumento nas vendas e na lucratividade do seu negócio.

Com essas afirmações, fica claro que ser bem posicionado no buscador é de extrema importância. Por isso, além de investir na qualidade da loja física, se esse for seu caso, é fundamental que todo esse empenho também seja dado ao site.

De que forma a Share of Search está associada às estratégias de SEO?

Para falar melhor sobre essa relação, é importante considerar a forte tendência das vendas online, que se fortaleceu ainda mais na pandemia.

O isolamento social fez com que as atividades de e-commerce aumentassem consideravelmente.

E o que isso tem a ver com SEO? A resposta é simples. A dinâmica da relação entre empresa e consumidor começa com a pesquisa online, em que o usuário busca por informações a respeito de produtos, marcas e preços.

Isso quer dizer que as técnicas de SEO são um dos pilares para o sucesso do seu site, já que um de seus objetivos é fazer com que a página seja acessada cada vez mais pelo público-alvo. Dessa forma, otimização é a palavra de ordem nesse cenário.

Então, já que a empresa precisa ser vista no ambiente online, é preciso também mensurar o quanto é vista e o que faz com que ela seja mais ou menos acessada em determinado contexto. É aí que entra a Share of Search.

Como usar a Share of Search com assertividade?

Como já dissemos, a métrica Share of Search permite o monitoramento detalhado do quão localizável é seu site. Em outras palavras, ela auxilia na avaliação minuciosa do desempenho das principais estratégias de marketing digital.

Se o aumento na participação da pesquisa reflete no crescimento do seu negócio no mercado, por razões óbvias, é preciso usar a métrica da melhor maneira. Isso pode ser feito se você considerar os elementos a seguir:

Identificação de palavras-chave: Tem como foco compreender que termos estão sendo utilizados pelos usuários no momento da busca. É importante aliar as palavras mais buscadas às demais estratégias de marketing digital.

Análise da participação do site na pesquisa: Nesse contexto, o objetivo é identificar quantas vezes seu site foi apresentado nos resultados do Google. Isso vai te ajudar a compreender se há ou não necessidade de usar outras palavras-chave.

Gestão de conteúdo: O bom conteúdo continua sendo o principal aliado das métricas. Por isso, é preciso focar em artigos, anúncios e descrição de produtos ou serviços de forma assertiva, com foco em atrair e converter leads.

Como calcular a métrica Share of Search?

O cálculo da Share of Search deve ser realizado por meio da aplicação de uma fórmula. É necessário fazer a coleta dos seguintes dados: seu tráfego mensal de referência de pesquisa para uma palavra-chave e pesquisas mensais médias do Google. A aplicação da fórmula é a seguinte:

SoS= Meu tráfego mensal de referência de pesquisa para uma palavra-chave/ e pesquisas médias mensais do Google x 100

ou

SoS = Buscas por uma marca / Buscas por todas as marcas da categoria x 100

O resultado será sua porcentagem de participação na pesquisa. Com as informações obtidas, será possível planejar ações para aprimoramento e melhorias de estratégias de SEO, marketing de conteúdo ou link building, por exemplo.

Depois dessa explanação sobre o que é e como funciona a Share of Search, é hora de usar essa métrica com eficiência e segurança. Lembre-se de que ela também pode ser aplicada por todas as empresas que desejam conquistar visibilidade expressiva na internet.

Como calcular o seu share of search? O ideal será contratar uma agência de SEO que seja especializada para que a sua empresa tenha todas as informações corretas. A agência Grup tem este know hall e poderá te ajudar no que for preciso.  

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