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Tendências do marketing digital para 2020, quais ferramentas um empresário precisa utilizar

Invista nas novidades apresentadas a seguir e faça com que seu público se identifique cada vez mais com sua marca

Os novos tempos, marcados por mudanças significativas no comportamento do consumidor, anunciam que precisamos voltar nosso olhar para atrair o público para nossa empresa. 

Apesar de ser uma informação óbvia, um dos grandes desafios é encontrar estratégias que promovam melhoria nos processos quando o assunto é atrair leads. Nesse contexto, não há como dissociar a busca por bons resultados às estratégias de marketing.

E, por falar nisso, você sabe quais são as tendências do marketing digital para 2020? Já descobriu quais são as ferramentas, formatos e comportamentos que garantirão o aumento da visibilidade da sua empresa? Leia as informações a seguir para descobrir as respostas. 

 

Imagem mostra homem usando computador

2020: o ano do podcast

Se o assunto é tendência, é impossível não falar sobre como o áudio vem obtendo um espaço de destaque na vida dos consumidores de conteúdo. No Brasil, 40% dos internautas brasileiros já aderiram à onda do podcast. 

E a expectativa é de que esse número cresça ainda mais em 2020. Não é à toa que especialistas como Gary Vee recomendam que que as empresas invistam nesse formato se quiserem se aproximar do seu público-alvo. 

Lembre-se de que o usuário consumirá o conteúdo em áudio enquanto executa outras tarefas. Portanto, é importante que ele seja de fácil entendimento, de forma a prender a atenção do ouvinte de forma natural.

Humanização de conteúdos

Uma das tendências do marketing digital para 2020 é o fortalecimento da ideia de que o que existe por trás dos negócios são pessoas. É com elas que sua empresa precisa conversar.

Diante disso, neste ano, será cada vez mais necessário pensar em estratégias P2P – Person to Person. Um dos destaques será o aprimoramento de gatilhos com foco na emoção, empatia e ética. 

Esses três pilares garantirão a criação de conteúdos mais humanizados. Para isso, é importante entender melhor o comportamento do consumidor, promovendo interações mais personalizadas. 

 

Imagem de estratégia de marketing digital

 

O ano das experiências

As conexões diretas e interações pessoais serão as responsáveis por fazer com que os clientes se relacionem com sua empresa com maior engajamento. Nesse contexto, engajar está diretamente relacionado a experiências reais.

É preciso investir em estratégias pós venda. São elas que farão com que as ações do cliente atraiam outros consumidores. Portanto, sairão na frente as empresas que investirem em customer success, SAC 2.0, entre outros recursos de relacionamento com o consumidor.

Potencialização do poder de boas histórias

Todos os tópicos que foram abordados até agora envolvem, inevitavelmente, o poder de contar boas histórias. É por isso que o storytelling estará mais vivo do que nunca e é uma das principais tendências do marketing digital para 2020.

Esse recurso não deve ser reduzido à narração de cases de sucesso e às fórmulas pautadas em apresentação de problemas e soluções. Mais do que isso, o storytelling deve ser utilizado no processo de construção da imagem e do propósito da sua marca, envolvendo o público ao longo de sua jornada. 

Responsabilidade social

A relação entre marca e causas sociais é um fator determinante na escolha de consumo. Se engana quem acha que basta fazer um post em uma rede social com um texto bonitinho apoiando causa X ou Y.

Sua empresa deve realmente encontrar, seguir e atuar em uma causa que esteja coerente com seus valores e propósitos. Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos revelam que 82% dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas socialmente engajadas. 

Construção de marca

Entra ano, sai ano e o branding continua sendo um dos elementos essenciais para empresas que desejam se destacar no mercado. Ele é o responsável por garantir o diferencial competitivo e criar relações mais estreitas com o público. 

Não deixe de considerar que nada adianta ter uma marca se você não conseguir conectá-la com os propósitos da sua empresa. Ela precisa estar alinhada com o seu negócio e com os valores que ele pretende transmitir.

Segurança digital em foco

Nos últimos anos, a segurança dos dados na internet tem levantado debates em todas as esferas da sociedade. Ela também está relacionada às tendências do marketing digital para 2020.  

Neste ano, será  implementada a Lei Geral de proteção de Dados (LGPD) no Brasil. Isso significa que sua empresa deve criar estratégias para se adequar à regulamentação e ter mais transparência e cuidado na gestão de dados, principalmente no que diz respeito às informações de seus leads.

Meu amigo Google

O Google Meu Negócio continuará fazendo parte das tendências do marketing digital para 2020. Por meio dele, pequenas e médias empresas ganharão visibilidade na internet e, assim, poderão interagir com seus clientes. 

Essa ferramenta é gratuita, de fácil utilização e tem assumido um lugar de grande importância quando o assunto envolve estratégias de SEO. Portanto, é importante que você explore todas as potencialidades desse recurso para utilizá-las a seu favor. 

 

Imagem de pessoa usando notebook com ícones de redes sociais

Presença nas redes sociais

O Facebook e o Instagram não devem ser as únicas redes sociais em que se deve apostar a entrega de conteúdo. O TikTok é a bola da vez e deve ser olhado com carinho e estratégia.

Essa rede social chinesa pautada na publicação de vídeos curtos é um dos aplicativos mais populares na Play Store e na App Store. Ela conta com mais mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo e já registrou mais de 65 milhões de downloads por mês. 

É questão de tempo para o TikTok cair na graça dos brasileiros. Portanto, é bom que você se prepare para se aproximar do seu público através dela. Tudo indica que ela será o principal intermediário entre marcas e pessoas mais jovens. 

Tudo certo para abraçar as tendências do marketing digital para 2020? Diante de tantas informações, é normal que você tenha dúvidas sobre por onde começar e colocar tudo isso em prática. 

Para não se perder no meio do caminho, o ideal é contar com o apoio de quem  está antenado no mundo do marketing digital. A agência GRUP é composta de uma equipe de especialistas em fazer com que sua empresa chegue onde você deseja. 

Oferecemos soluções completas para que sua marca se destaque no mercado. As estratégias de inbound e outbound farão com que sua empresa aumente o alcance de clientes por meio de conteúdos relevantes e de acordo com as demandas de mercado.

Oferecemos estratégias avançadas de SEO, de forma a melhorar a indexação e classificação nos mecanismos de busca, além de conquistar links externos e aumentar a autoridade do site e da marca da  sua empresa.

Além disso, nossas atividades são pautadas em conjunto de técnicas voltadas para que lojas virtuais fiquem melhor posicionadas e  recebam mais tráfego. O resultado disso é fidelização de clientes e, claro ampliação de vendas e, consequentemente, maior lucratividade. 

Tudo isso a partir de regras atuais do Google para que sua empresa se destaque na página de busca e obtenha maior engajamento dos leads. Estamos à sua disposição para colocar em prática todas as suas metas para que seu negócio seja destaque no mercado. 

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