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Marketing Digital

Como usar o marketing digital a favor da sua Agência de Viagem

É fato que nos últimos anos o turismo tem crescido muito.  Cada vez mais as pessoas idealizam sua viagem dos sonhos e buscam as melhores formas de realizá-la. Neste cenário entra em campo a agência de viagem.

 

Em um estudo realizado pelo SEBRAE publicado em abril de 2017 foi destacado que o Brasil está entre as dez maiores economias de turismo do mundo, fato que contribui para o PIB, movimenta a economia do país e emprega milhares de pessoas.

 

E com tanta gente procurando pelo serviço e com tantas empresas do ramo no mercado, para uma agência de viagem se manter e obter um crescimento contínuo é necessário que haja um diferencial.  Além de ser especialista em proporcionar um bom atendimento ao cliente, é indispensável utilizar algumas outras ferramentas.

O marketing digital é uma dessas ferramentas que pode mudar toda a dinâmica da sua agência de viagem. Neste post vamos detalhar tudo sobre essa ferramenta que pode alavancar seus negócios.

 

O marketing digital pode influenciar as decisões da sua agência de viagem

Marketing digital pode ser definido como ações executadas para promover serviços, marcas e produtos utilizando meios digitais. Logo, não basta que sua agência de viagem tenha um site e que as informações sejam inseridas lá aleatoriamente.  Existe uma forma e um momento certo para que cada dado seja publicado.

Quando um cliente em potencial busca pelo seu site ele não está buscando só pelo serviço e pelo preço que sua agência oferece.  A busca dele vai mais além. Ele quer encontrar um diferencial, algo relevante que o conquiste e o leve a se tornar um cliente.

Quando sua empresa utiliza um site da maneira correta e com as estratégias certas, os mecanismos de busca do Google, Amazon, entre outros conseguem melhorar significativamente o ranqueamento do seu site, fazendo com que haja um aumento do número de visitas e acessos aos conteúdos que sua agência de viagens publicar. Isso também faz com que sua marca e serviços se tornem conhecidos por mais pessoas.

Como isso funciona na prática?

Dentro do marketing digital existe o inbound marketing, que é uma estratégia que objetiva atrair e captar a atenção de possíveis clientes. Para auxiliá-lo na captação de leads ele conta com o marketing de conteúdo, que tem o objetivo de focar na necessidade do seu cliente e dar o tiro certeiro oferecendo a solução através de conteúdos relevantes.  

O inbound marketing conta com quatro pilares que tornam possível a captação do interesse de um cliente em potencial: atrair, converter, vender e encantar.

 

Atrair e converter

Você atrai um cliente quando posta em seu site um conteúdo interessante e relevante. Se seu cliente busca determinado destino para viajar, por exemplo, forneça além do pacote de viagem, informações e fatos sobre o local procurado.

Muitas empresas utilizam blogs como ferramenta para atrair clientes. Ele, além de nutrir os leads com materiais e informações relevantes, ainda proporciona autoridade para seu site e sua marca.

Uma estratégia que pode ajudar muito o seu blog é a adesão do CRO (Conversion Rate Optimization) – Taxa de Otimização de Conversão, que visa a exatamente isso, transformar o maior número de visitantes do seu site em clientes.

Nesse ponto o visitante informa seus dados de contato, e em um determinado estágio se tornando um lead, termo utilizado para definir um potencial consumidor. Ele realiza seu cadastro com o intuito de receber informativos ou algum tipo de material que possa beneficiá-lo. Tendo esse tipo de comunicação, ganhá-lo como cliente e fechar o negócio fica mais fácil.

 

Benefícios da conversão

Otimizando a taxa de conversão no site da sua agência de viagem, há um aumento significativo de vendas e uma redução com custo de aquisição de clientes, já que tudo é digital. É possível ainda com isso ter o controle da sua margem de lucro e da taxa de crescimento de seu faturamento.

É possível ainda identificar quanto um cliente gasta com sua agência, por quanto tempo um cliente se mantém fiel à sua empresa e etc. Utilizar este tipo de estratégia aumenta consideravelmente o retorno sobre o seu investimento (ROI), além de ser um algoritmo utilizado pelo Google na hora de ranquear seu site.

 

Vender e encantar

Tendo contato direto com seu cliente não meça esforços para fechar negócio. Quando falamos em esforço, não entenda como jogar uma pilha de informações desnecessárias em sua caixa de e-mail, por exemplo. Seja certeiro. Saiba o que seu cliente busca e mostre que sua agência de viagem tem a melhor opção.

Em matéria de encanto seja especialista. Um cliente satisfeito contribui diretamente para a divulgação do seu negócio. Uma pós-venda é tão importante quanto às estratégias iniciais de conquista.

Utilize o e-mail marketing na sua agência de viagem

Outra ferramenta para lá de eficaz é o e-mail marketing, que nada mais é que a comunicação da sua agência de viagem com seus clientes via e-mail. Por meio dele é possível criar uma comunicação eficiente com para:

O e-mail marketing é a forma mais eficaz de se comunicar com os leads que consomem seu conteúdo e serviços. Portanto, mantenha sempre sua lista de contatos atualizada e planeje cada etapa dos envios de e-mails, para que eles não sejam invasivos.

Não dispare e-mails sem um filtro adequado. Uma estratégia de resultado é adequar o fluxo dos seus e-mails as etapas de inbound marketing, isso faz com que seus leads não consumam conteúdos repetidos.

SEO no site da sua agência de viagem

SEO (Search Engine Optimization) – É a otimização de sites nos mecanismo de busca. Ou seja, é uma ferramenta utilizada para melhorar o ranking da sua página quando um determinado conteúdo for buscado no Google ou Bing, por exemplo.

Quanto melhor o ranqueamento, ou posicionamento do seu site, maior visitas poderá receber, já que quando uma pessoa faz uma busca por algum tipo de assunto, ela tende a clicar nos primeiros resultados que aparece.  

 

Como as buscas geralmente acontecem

Quando uma pessoa entra em um site de buscas como o Google, por exemplo, geralmente há três possibilidades de busca: navegacional, informacional ou transacional. Na primeira o usuário sabe o site que quer entrar, então digita o nome ou parte do nome do site e só precisa ser direcionado.

Na segunda o usuário precisa de informações explicativas a respeito de algum produto ou serviço, mas não sabe ao certo o que pode encontrar ou em qual site a encontrará, aqui entra a relevância do posicionamento, já que ele tende a clicar nos primeiros que aparecer.

E na terceira o usuário sabe exatamente o tipo de produto ou serviço que quer, e precisa encontrar quem pode lhe fornecer.

 

Onde entra o SEO?

Num mecanismo de busca como o Google, quando se faz uma pesquisa, primeiro é elencado os sites de empresas que pagam para ocupar o topo. Logo abaixo aparecem os resultados ranqueados organicamente.  

Os resultados orgânicos são ranqueados por robôs do Google, que fazem a busca baseada na relevância do conteúdo. Relevância essa que é intencionalmente construída quando sua agência de viagens, por exemplo, publica um conteúdo utilizando técnicas de SEO.

 

Especificações para um melhor ranqueamento

Para que um conteúdo publicado no site da sua agência de viagem possa ser melhor ranqueado, alguns pontos devem ser observados. É importante que um texto publicado tenha citações moderadas de palavras-chave, e é interessante também que tenha links internos que leve o usuário a outra página relacionada ao assunto, aumentando a permanência no seu site e diminuindo a taxa de rejeição..

O tamanho do texto, a relevância do assunto, a exclusividade e o tamanho dos títulos, imagens inseridas ao longo do texto, o nome do arquivo da imagem também são fatores a serem observados.  Outro ponto importante é a interação e permanência do usuário dentro do conteúdo publicado.

Por isso os textos precisam ser dinâmicos, interessantes, de fácil leitura, bem escritos, sem erros ortográficos, bem organizado e separado por tópicos. Os parágrafos devem ser curtos e concisos sem deixar de ser relevantes.  Cada ponto citado influencia diretamente o fluxo de visitantes do seu site.

 

Outbound Marketing em sua agência de viagem

Outbound marketing é um modelo de marketing ativo. Enquanto o inbound marketing utiliza de estratégias para o próprio cliente em potencial fazer uma busca, realizar um cadastro, tudo de forma online, no outbound marketing é a empresa que vai até o cliente.

A missão é prospectar e entrar em contato com cada lead. Podendo utilizar ferramentas, como Sales Navigator, por meio de palestras, feiras, ou por contato direto com os Leads (mais utilizado pelo setor de vendas).

O objetivo dessa estratégia é realizar, de maneira mais rápida, o primeiro contato entre Lead e a sua equipe de vendas. Dependendo do modelo de negócio e do mercado em que atua, você pode qualificar os Leads antes de colocá-lo em contato com o vendedor.

 

 

Mas outbound marketing é vantajoso?

Sim! Como o poder de alcance é abrangente, através dele é possível conhecer o perfil de clientes mais a fundo, dessa forma a elaboração de estratégias de como oferecer, o tipo de atendimento e por onde sua equipe de vendas deve começar é mais eficaz.

Como nem tudo são flores, há um custo financeiro e intelectual para ter uma equipe de vendas alinhada e promissora, porém todos esses investimentos são válidos quando se trata de crescimento e resultado.

Portanto, repasse materiais que poderão aumentar o conhecimento da sua equipe, utilize ferramentas que aceleram o processo diminuindo o ciclo de vendas. Um exemplo é a utilizando de softwares de CRM, como o Paper Drive que automatizam as ações para vendas.

 

Faça uma junção

O ideal para que sua agência de viagens tenha um ótimo resultado é unir o inbound com outbound. Dessa forma é possível optar por caminhos que reduzam gastos e aumentam o alcance. Levar em consideração que um pode promover o outro é o melhor caminho.

Afinal se sua agência de viagem capta um novo cliente por meio do inbound, o cara a cara com o vendedor faz toda diferença na hora de fechar negócio. Dito isto é essencial estar por dentro de técnicas de vendas, assunto do nosso próximo tópico.

 

Técnicas de PNL na área de vendas da sua agência de viagem

A PNL – Programação Neurolinguística, nada mais são que técnicas que objetivam uma mudança de comportamento das pessoas em determinadas situações. Por meio delas é possível transformar uma situação negativa, por exemplo, ao expor diferentes soluções. Ou mudar os rumos de pensamentos negativistas ao criar vínculos que conecte o cliente a uma boa sensação.

Para tanto basta estimular o sentidos dos seus clientes contando experiências positivas de outros clientes, por exemplo, divulgando imagens positivas e com isso trabalhando sensações ou criando vínculos ao adotar um comportamento ou tom de voz similar ao do seu lead, por exemplo.

Essas técnicas são ótimas ferramentas dentro do outbound marketing, já que ele é o setor que lida diretamente como um provável cliente e é possível direcionar comportamentos.  

 

Outras técnicas: as armas da persuasão e os gatilhos mentais

Persuadir requer técnica e essa arte conta algumas armas que acionam alguns gatilhos mentais, que dentro da área de vendas visam ativar comportamentos tendenciosos para o fechamento de um negócio.  São elas:

 

Reciprocidade e afinidade

A arma da reciprocidade se baseia na premissa de que quando recebemos algo vamos querer retribuir. Se um provável cliente recebe um benefício da sua agência, este é um bom gatilho acionado para que provávelmente ele retribua fechando negócio.

Quando se fala em afinidade o ser humano tende a se sentir à vontade, quando se identifica com algo ou com quem se relaciona. Se um cliente se afeiçoa a sua forma de tocar o negócio e encontra características dele próprio no que você oferece, ele tende a finalizar uma compra.

 

Autoridade e segurança

A autoridade está diretamente ligada à imagem que sua empresa passa no mercado. Se sua agência de viagem for especialista no assunto gerará uma credibilidade tal que fará o cliente confiar que todo negócio que fechar será bem sucedido.

A segurança está ligada a confiança, se o ambiente do seu site ou se o vendedor de sua agência transmitir segurança, um gatilho mental é ativado e essa sensação de estar seguro faz seu cliente querer comprar de você.

 

Escassez e aprovação social

A arma da escassez ativa no seu cliente um gatilho relacionado a comprar antes que seja tarde demais. Portanto divulgue promoções com data limite ou ofereça um número x de pacotes promocionais. Isso leva o cliente a optar por não perder a oportunidade de fechar um bom negócio.

Quando se trata de aprovação social sua agência de viagem precisa ser referência em bons serviços. Quando a imagem da sua empresa é positiva e muitas pessoas falam bem do que você oferece, um gatilho mental é ativado. As experiências positivas dos seus clientes captam mais leads.

 

Mantenha se sempre por dentro de tudo sobre marketing digital

Esse conteúdo foi útil para seus negócios? Esperamos que sim! Se manter sempre atualizado e por dentro de tudo sobre marketing digital é necessário. Entender e aplicar métodos avançados de captação de clientes, publicação de conteúdos e alavancagem de vendas é essencial para que sua agência de viagem continue no mercado.

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